quinta-feira, junho 01, 2017

Como os "cabeças brancas" tucanos avançam no golpe dentro do golpe

O jornalista Raimundo Costa do Valor é um daqueles com amplos espaços nas hostes peemedebistas e psdbistas que ainda escancaram as vísceras da política em Brasília e desta forma permite que se enxergue os movimentos dos golpistas.

Por isso, eu acompanho as suas falas, quando informativas, e menos, quando opinativas.

Entre os fatos que ele descreve numa matéria (P.A8) na edição de hoje, estão várias informações que confirmam, não apenas o interesse dos tucanos em tomar o governo, com mais um golpe dentro do golpe, só que agora, contra os peemedebistas.

Sobre a reunião entre a cúpula tucana (Jereissati e FHC) e Temer e Moreira Franco, ocorrida na 2ª feira (29/05), em São Paulo, Costa diz primeiro que Temer afirmou com toda a clareza que seria uma ilusão os tucanos - como sócios do governo golpista - pensar que não enfrentará os mesmos problemas, se vier a substituí-lo, inclusive sobre as investigações do MPF e PF, citando abertamente, o caso de Aécio.

Porém, o que é mais forte de ser conhecido é o fato de que o PSDB estaria rachado.

De um lado Jereissati que manobrou os deputados para sair do governo e assim, derrubá-lo para se apresentar como candidato na eleição direta do Congresso.

O movimento gerou forte reação do Alckmim que teria feito um raciocínio simples: se o empresário cearense entrasse e fosse razoavelmente bem sucedido se transformaria, automaticamente, em candidato à reeleição. E se fosse mal sucedido enterraria de vez o PSDB, também retirando as esperanças de Alckmim.

O desespero do governador paulista foi tão grande que, logo a seguir, ele correu para buscar ser candidato numa eleição indireta, mesmo no exercício do cargo de governador de São Paulo.

Para isso, chegou a arrumar um parecer jurídico - que deve ter custado bom dinheiro - para concorrer sem se desincompatibilizar do cargo que ocupa.

Os fatos não apenas mostram, mas comprovam que os tucanos querem e fazem de tudo para acessar o poder sem voto, pulando de golpe em golpe, sem nenhum apreço pela democracia, ou preocupação com a sociedade, ou a Nação. Apenas o poder.

O PSDB sabe que se retirar o apoio a Temer derruba o governo na hora.

Ainda segundo o jornalista Raymundo Costa, Alckmim é entre os "cabeças brancas" (como são chamados os caciques tucanos, o resto são os "cabeças pretas") o maior entusiasmado com a saída do PSDB do governo Temer, para chegar ao poder sem voto. E mais: sem correr o risco de ver o afilhado - o baronato Doria - lhe criar problema. Este segundo consta está preferindo manter Temer na Presidência.

Engraçado que mesmo tendo lido muitas coisas nos dois últimos dias, sobre os bastidores do poder em Brasília, eu não tinha noção destas importantes informações.

Elas mesmo divulgadas ficam meio que escondidas e sem destaques, em manchetes ou chamadas, como seria natural diante de tamanho significado.

Quaisquer que sejam os desdobramentos da política no Planalto, essas informações entrarão para a história.

Elas ajudam a contar com detalhes como um partido derrotado -quatro vezes seguidas - promove os golpes seguidos, contra diferentes adversários para tentar alçar ao poder, sem voto.

E isto tudo estando envolvido em tantos desvios e maracutaias, quanto aqueles q quem condenam num falso moralismo, sem caráter.

Em época de informação online, os fatos passados se transformam em história mais cedo que antes.
Assim, escaramuças como estas de golpistas nos subterrâneos do poder, serão lembradas nesta falsa democracia que desdenha e desrespeita o voto de 54 milhões de brasileiros, sem nenhum pudor.

Nenhum comentário: