domingo, abril 28, 2019

A "venda" dos gasodutos Rota 1, 2 e 3 completa o entreguismo dos ativos da logística de gás da Petrobras

A entrega dos gasodutos Rota 1, 2 e 3 completa o serviço de quem já dadivou a malha de gasodutos do Sudeste (NTS) e do Norte/Nordeste TAG para fundos financeiros globais. (Vide aqui matéria da Reuters)

Com esta 3ª parte do entreguismo serão quase 10 mil quilômetros de dutos - uma renda de monopólio (porque não há outros dutos) - repassados a um custo que em no máximo 18 meses devolvem aos compradores a receita do valor da venda sob a forma de tarifas.

Malha de gasodutos da Petrobras e subsidiárias entregue aos fundos globais
E o pior a própria Petrobras, através da Transpetro segue operando e mantendo a rede de gasodutos para os novos donos.

Não se interessaram nem por parcerias para construção de outros dutos para escoamento do gás que já está sendo produzido. 

Estão entregando tudo que já está pronto e funcionando.

Assim, esses empregos do mercado vão concluir a entrega da renda de monopólio obtida sobre o pré-sal.
Não há outros dutos de escoamento. E com um outro e importante agravante. 

No pré-sal não há como extrair petróleo sem escoar o gás que é abundante e tem limites para queima definidos pela ANP e Ibama.

Um sabujismo e um crise de lesa-pátria dos mais graves, a favor da "indústria" dos fundos financeiros globais cuja forma de atuação precisa ser melhor compreendida.

Em breve teremos uma publicação sob a forma de livro sobre o assunto.

Um comentário:

Carmelito disse...

Boa tarde. É triste ver que a Petrobras por 63 anos desenvolveu este país e agora um governo entreguista vai dar de mão beijada tudo que a Petrobras fez por este país. Com a desculpa que irá baixar os preço do gás e do combustíveis. Tudo mentiras perguntd aos setrores de telefonia e elétrico.