segunda-feira, agosto 26, 2019

Ouro aumenta 24% no Brasil no último mês e 40% no ano, mostrando pavor com recessão

Ouro aumenta 24% no Brasil no último mês e 40% no ano, mostrando pavor com recessão no país onde desemprego, privatização de nossa riqueza e precarização do trabalho é a tônica.

Há uma semana comentamos aqui uma reportagem do Valor que trazia dados sobre a maior saída de capital externo da Bolsa de Valores (B3) no Brasil desde 1996. Agora ficamos sabendo, também pelo Valor Invest.com, que nos últimos 30 dias, o ouro teve alta de 24% e 40% só neste ano no Brasil.

Variação preço ouro Brasil 2018-2019. Valor, 23/08/2019, P.C8
Segundo os especialistas em investimentos e mercado, o ouro é considerado um ativo mais adequado em tempos de turbulência e que se pode movimentar em sentido contrário às ações de empresas, títulos de dívida e títulos públicos. Um tipo de investimento que cresce diante dos riscos de recessão e de quebra de juros.

No Brasil, o ouro ao contrário do que muitos pensam, não é comercializado apenas sob a sua forma material, quando hoje é vendido em barras lacradas de diferente pesos, em empresas autorizadas pelo Banco Central e pela CVM, pagando taxas de custódia e de negociação.

Além disso, o metal é também negociado em contratos financeiros na bolsa e também em fundos financeiros lastreados em ouro. O metal mais valorizado do mundo não rende juros nem dividendos.
 
Assim, o ouro para o investidor serve para ser guardado como reserva de valor e, ainda segundo especialistas, possui alta liquidez, ou seja é facilmente comercializado. Os lucros com investimentos em ouro são isentos de Imposto de Renda até R$ 20 mil. Depois, o tributo é de 15% sobre os ganhos obtidos nas negociações.

Mesmo tendo ficado mais fácil os investimentos com ouro, as complexidades que envolvem esses negócios demonstram que eles servem apenas para quem possui mais informações e para os que possuem mais dinheiros. Ouro é para quem tem dinheiro.

Mas o que interessa é que o mercado brasileiro com esse aumento de 24% no preço do ouro dólar nestes últimos 30 dias, demonstra uma grande procura. Ela é fruto do medo da recessão e da aplicação em outros investimentos, decorrentes da condição turbulenta da economia e da política no país que não para de piorar.

O governo dos ricos está fingindo não perceber como as coisas estão se deteriorando tão rapidamente no Brasil. O povo sofre, o desemprego é cada vez maior; o desmonte do serviço público e a privatização a rodo e a preço vil das nossas riquezas. 

Porém de outro lado, tem-se também a maior retirada de capital externo em 23 anos, quase 1/4 de século e aumento na procura e no preço do ouro como previsão de que o quadro não para de piorar.

Nenhum comentário: