terça-feira, novembro 17, 2009

BR-101 segue matando...

Na sexta-feira uma professora da Faculdade de Medicina de Campos morreu, vítima do choque de seu carro, com um caminhão, no meio da tarde, próximo do trevo de Macaé, quando se deslocava de Campos, onde ministrou aulas, para o Rio de Janeiro. Nesta segunda, quatro pessoas da mesma família morreram em Casimiro de Abreu, em frente à conhecida lanchonete Banana Passa, quando o veículo Fiat Uno foi apanhado também por um caminhão. O blog não tem as estatísticas de acidentes deste ano, mas, não é difícil imaginar que os acidentes graves e as vítimas sejam tão grandes quanto nos anos anteriores. Independente das responsabilidades é inegável que uma rodovia com o intenso tráfego que tem atualmente, este trecho da BR-101, torna qualquer condutor mais vulnerável à ocorrência de acidentes. A incidência de acidentes com caminhões, especialmente, os de mais graves consequências é superior ao percentual de tráfego destes na rodovia. Com pista limitada e fiscalização precária os usuários e suas famílias continuam sofrendo. Socorro!

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto,
prestando atenção na construção do viaduto após o trevo da estrada do ceramista com a BR-101 (construído pelo grupo EBX), verifica-se, pela distância entre os pilares, que NUNCA esse trecho vai ser duplicado. Significa que o novo traçado vai passar por outros lugares, mas entre Campos e o Lagamar não vai acontecer nada... continuaresmos com pista única. Será?

Julio Ngueira disse...

Roberto Moraes

Já passou da hora de uma mobilização mais efetiva da população de Campos e do Norte Fluminense, com relação à duplicação da BR 101.

Infelizmente, o aumento do numero de mortes e acidentes na rodovia não sensibiliza a concessionária e o Ministério dos Transportes, E não será isso que fará acelerarem a duplicação da rodovia.

Por questão profissional toda semana percorro a BR 101, no trecho entre o Rio de Janeiro a Cachoeiro de Itapemirim, e é raro o dia que não vejo um acidente com vítimas, muitas vezes fatais. O trafego na rodovia nos últimos dois anos, aumentou em muito, principalmente de carretas longas, o que dificulta a ultrapassagem, além de torná-las extremamente perigosas, devido ao transito intenso nos dois sentidos e os desníveis nos acostamentos.

A sociedade tem de se organizar e se mobilizar de forma efetiva, não podemos mais esperar pelos políticos da região, que somente “jogam para platéia”, adoram um microfone e uma câmera de TV, para dar entrevistas e dizer que estão fazendo e acontecendo, porém nada de concreto se vê.

Proponho que sociedade organizada, junto com os blogs, iniciem um movimento de mobilização da população da região, para cobrar um posicionamento urgente do Ministério do Transporte quanto a essa questão. Além de questionar o cumprimento do calendário de benfeitorias estabelecido no momento da assinatura da concessão. Acredito que não esteja sendo cumprido, por exemplo, se não me falha a memória, já deveria estar em construção a via alternativa a avenida do Contorno, em Niterói, e a duplicação até Rio das Ostras.

É importante salientar que a prefeita Rosinha Garotinho e seu marido, que pretende ser governador do estado, devem ser questionados quanto as suas omissões frente a essa grave questão, principalmente por o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, ser o presidente de honra do PR, partido pelo qual Garotinho vai ser candidato a governador.

Anônimo disse...

A sociedade tem que se organizar sim e cobrar dos nossos gestores politicos um pouco mais de profissionalismo e honestidade nas atitudes.
Jamais deveria ser efetivada a "privatização" da br101 sem a duplicação da pista.
Entretanto percebe-se o interesse maior pelas negociatas tipo toma lah e me da cah !!!
Um caos !

Álvaro Sardinha disse...

Caro amigo, li esta matéria e não tiro a culpa do governo pela má conservação das estradas do brasil (inclusive as já privatizadas), mas esta semana quando viajava para o Rio, presenciei dois caminhoes andando em zig-zag, acostamento-taxão, mais ou menos na mesma altura. Penso que falta de fiscalização e a estúpida imprudência desses "profissionais", tem uma culpa acima de 50% nos acidentes com grandes veículos!
na proxima oportunidade farei um vídeo e se possivel lhe enviarei.

Anônimo disse...

Concordo em destacar a responsabilidade dos órgãos competentes...na estruturação das estradas em todo o Brasil, não apenas na BR, MAS É FUNDAMENTAL reconhecer que o MOTORISTA BRASILEIRO anda bastante irresponsável na direção do seu automóvel...ou caminhão!

Ultrapassagens perigosíssimas colocando em risco a própria vida e a do outro!!!! MUITO IMPORTANTE...tomar consciência da própria responsabilidade!!!


Ambos precisam assumir suas responsabildiades... Assim, a vida de todos será preservada!!!