quarta-feira, novembro 25, 2009

Luiz Sérgio procurou Dangelo nesta terça na Câmara

Atrás dos votos que faltaram para se eleger presidente do PT no estado, o deputado federal Luiz Sérgio procurou ontem (terça), seu colega deputado federal e petista, Chico Dangelo, para tentar uma negociação. Como se sabe Chico defende a candidatura própria de Lindberg Farias e o deputado e ex-prefeito de Angra dos Reis, a reeleição de Cabral. Em meio a esta que hoje é a principal divergência dentro do PT estadual, Dangelo sustenta o nome de Lourival Casula que foi para a disputa de 2º turno contra Luiz Sérgio, superando por pouco o 3º colocado na disputa estadual Bismarck. Ainda faltando alguns votos a ser apurados os percentuais da disputa eram: Luiz Sérgio, 39%; Lourival Casula, 26%; Bismarck (23%), Waldeck (9%) e Taffarel (3%). Sobre o assunto, José Dirceu disse, também otem, em seu blog, entre outras coisas, que a definição sobre a aliança ou não, só se dará em fevereiro, quando o partido realizará seu Encontro Estadual. Do blog do José Dirceu, que como se sabe, é defensor da aliança com Sérgio Cabral: RJ: sem unidade no PT, Dilma terá três palanques" "Na corrida sucessória de 2010 no Rio, como eu escrevi ontem, a situação é outra (veja nota acima e na sequência) e muito mais complicada. Não há unanimidade, sequer maioria no PT para a tese da candidatura própria, a legítima postulação do prefeito de Nova Iguaçú, Lindbergh Farias. Lá a candidatura própria do PT não é aceita pelo PMDB que, por sua vez, apoia nossa canidata, ministra Dilma Rousseff, e precisa do apoio do PT para uma eleição difícil contra um palanque forte do presidenciável paulista, governador tucano José Serra. No Rio Serra reúne o ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM), o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), enfim, uma coligação PSDB-DEM-PV-PPS. Ao PT regional, por seus delegados eleitos pelos filiados no Processo de Eleição Direta (PED) no último domingo, cabe decidir no encontro estadual se apóia a reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), ou se lança candidato próprio. Se lançar, estarão criados três palanques para nossa candidata Dilma Rousseff: o do PMDB com o governador Sérgio Cabral; o do PR, com o ex-governador Anthony Garotinho; e o do PT com o prefeito Lindberg Farias.”

4 comentários:

Claudio Kezen disse...

Defenestrado do poder, que exercia com rara arrogância, destempero e "pragmatismo", e abandonado aos leões pelo Lulalá que nada sabe e nada viu, nosso Zé, o ex conquistador da UNE e amigo do Valdomiro, teve como seu melhor momento no governo a bengalada recebida por um aposentado indignado.

Eis que agora, talvez protegido pelo esquecimento endêmico nacional, ressurge como uma fênix, na condição de oráculo petista.

Como diria o saudoso Zé Trindade: o que é a natureza...

Gustavo Carvalho disse...

Caro Roberto, como informação complementar ao post sobre o PED, acho que cabe antecipar o cenário do 2º no PT estadual: depois a re-acomodação natural de forças, a tendência é a convergência dos votos do Bismark para o Casula no embate com o L. Sérgio. Confirmando-se essa tendência, a nova correlação de forças do PT do estado do Rio seria favorável à postulação de candidatura própria de Lindberg. O que seria somente a 1ª parte do jogo, a 2ª é a própria convenção em 2010. Para quem participou do PED e tem informes de outros municípios, ficou claro o clima pró candidatura própria. É aquele negócio, time que não joga (e não ganha) não tem torcida!
OBS.: Com relação ao comentário de Claudio Kenzen, gostaria de levantar uma reflexão: cabe na esfera pública esclarecida a atitude maníaca de estigmatização? Não sou advogado do Zé Dirdeu, nem simpatizo com ele, mas ele é um quadro político que todo direito (e relevância) para exercer livremente sua opinião!
Abraço

ruivo disse...

eu sei q meu voto foi do casula e sera d novo. e vamos rumos a candidatura propria!

Claudio Kezen disse...

Gustavo:

Vc tem razão. Independentemente do Zé não contar com a minha simpatia, ele e todos os cidadãos brasileiros devem ter assegurado o livre exercício das suas opiniões.

A ironia do meu comentário deve-se ao fato de recentemente, no blog do Xacal, de viés político declaradamente petista o dep Roberto Freire, um quadro histórico, de respeito, e que eu saiba nunca envolvido em escândalos como os do Zé, ter sido atacado e desqualificado pelo que eu chamo de PPP (patrulha pragmática petista) pelo fato de ter expressado sua opinião favorável à candidatura do tucanato, que também não conta com a minha simpatia.

Como não pertenço aos quadros de nenhum partido político, me sinto à vontade para apontar certas idiossincrasias, à meu ver, deslocadas.

Além disso, o PT historicamente, entre outras lutas, tratou de apontar, denunciar e colocar diante da opinião pública quadros envolvidos em mal versação do dinheiro público. Me espanta que o que antes era uma postura partidária, a meu ver correta, agora tenha se tornado uma "atitude maníaca de estigmatização".

Um abraço,
Claudio.