terça-feira, novembro 17, 2009

Adiada decisão sobre o Monitor Campista

O blog Viva Monitor informou há pouco que foi adiada a assembléia dos Diários Associados que trataria do fim do jornal Monitor Campista. Mesmo parecendo que o transcorrer da agonia parece cumprir um script pré-estabelecido, há que reconhecer que a causa é justa. Porém, a marca e o espólio material e (i) material não pode servir de mais uma manobra canhestra para abocanhar recursos públicos sem controle da sociedade. Aqui abaixo a nota postada pela Patrícia Bueno: "Comissão consegue adiar assembleia dos acionistas do D.A." "O presidente do Grupo Diários Associados no Rio de Janeiro, Maurício Dinepi, recebeu nesta tarde, no Rio, a comissão formada por representantes do Movimento Viva Monitor, da AIC, do Sindicato dos Jornalistas e da Prefeitura de Campos. Em um encontro que durou cerca de duas horas, a comissão conseguiu o adiamento da Assembleia Geral, que seria realizada no próximo dia 23 de novembro, com os acionistas, para discutir o encerramento das atividades do Monitor. Dinepi, que voltou a afirmar que o jornal estava acumulando prejuízos, deu até o dia 4 de dezembro para que o grupo formalize uma proposta com o objetivo de conseguir dar continuidade às atividades do jornal, interrompidas na última sexta-feira. Ele também afirmou que os funcionários não terão problemas com indenização e que já solicitou ao diretor-secretário do Monitor, Jairo Maia, o levantamento do quantitativo referente ao pagamento dos funcionários demitidos.Para formular a proposta, que pode reabrir as portas do terceiro jornal mais antigo do país, a AIC convoca todos os envolvidos, principalmente os funcionários do jornal, e simpatizantes da causa, a comparecerem à reunião, que será na próxima quinta-feira, na sede da Associação de Imprensa, a partir das 10h. Postado por Patrícia Bueno às 20:22 0 comentários"

2 comentários:

Imbeloni disse...

RENÚNCIA.


O ministro Joaquim Barbosa renunciou na noite desta terça-feira (17) ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já havia anunciado a decisão à tarde, ocasião em que falou que continuará exercendo normalmente a função de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, leu o ofício de renúncia na sessão plenária desta noite, que contou com a presença de Barbosa.

Joaquim seria o próximo presidente da Corte Eleitoral, de acordo com o critério de antiguidade. Ele exerceria no ano que vem a importante função de comandante do TSE durante as eleições de 2010. Com a renúncia, motivada por problemas de coluna, o próximo presidente do TSE será o ministro Ricardo Lewandowski, que deve assumir o lugar atualmente ocupado por Carlos Ayres Britto em abril do ano que vem.

Blog do Cláudio Andrade

Julio Nogueira disse...

Os funcionários do jornal, as entidades que estão participando do movimento, as pessoas físicas que assinaram o abaixo assinado e/ou participaram da manifestação contra o fechamento do Jornal Monitor Campista e todos aqueles que de alguma forma contribuíram para essa primeira vitoria estão de parabéns.

O adiamento da assembléia, apesar de ser uma pequena vitória, demonstra que a luta pela manutenção em atividade do jornal tem tudo para alcançar uma vitória em definitivo. Basta que todos se mantenham mobilizados, unidos e trabalhando com humildade e sem “estrelismos”.

O município de Campos, com a luta pela manutenção em atividade do Monitor Campista, está tendo uma oportunidade única de construir um jornal independente e isento. Caso se consiga que o jornal não tenha um dono (pessoa física ou jurídica). Para que isso aconteça, acredito que o ideal seria criar uma fundação, como propõem Vitor Menezes, para ser dona do jornal. E que essa fundação tivesse um Conselho gestor composto por representantes da sociedade civil organizada de nosso município, para fiscalizar e impedir a partidarização ou qualquer posicionamento que faça com que o Jornal perca a credibilidade, a independência e a isenção. É lógico que o jornal para ser viável economicamente, além de ser agressivo na busca de assinantes e anunciantes, terá de ser administrado de forma profissional, evitando o pagamento de salários e pró-labores acima do mercado e o “cabide” de emprego, por exemplo, práticas que são extremamente comuns em situações como essa.

Mais uma vez, parabéns a todos por essa vitória inicial. Porém, não podemos esmorecer, porque a estrada a ser percorrida, até a vitória final, é longa e mal pavimentada.