terça-feira, novembro 24, 2009

Lula voltou a lembrar de Nilo Peçanha na abertura do Fórum Mundial

Ontem à noite, na abertura do Fórum Mundial de Educação Profisssional e Tecnológica, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, o presidente Lula voltou a lembrar o ex-presidente e campista Nilo Peçanha que criou as primeira 19 Escolas de Aprendizes Artífices que acabou por dar origem à enorme Rede Federal, que até o final de 2010 terá 314 instituições com cerca de 500 mil alunos.
Além de exaltar o feito de Nilo Peçanha, ele citou uma passagem de que em 1924, já perto de sua morte, Nilo Peçanha, numa conversa com um padre, provavelmente, o padre Pelinca que celebrou o seu casamento com Anita Peçanha, o ex-presidente teria dito, que apenas uma coisa ele se arrependia de tudo o que teria feito na Presidência da República, o de não ter criado mais que 19 escolas profissionalizantes no país.
Fato real ou exagero de interpretação, a verdade é que o presidente Lula se encantou com a história do negro campista, Nilo Peçanha, filho e também padeiro, antes de ser advogado e presidente da província do Rio de Janeiro e depois presidente da República, em criar as primeiras esolas profssionalizantes do país.
Vira e mexe ele lembra que um filho de padeiro criou 19 escolas, depois, o país levou 100 anos para criar um pouco mais de 100 escolas e precisou um torneiro mecânico chegar à Presidência para decidir pela implantação de 214 novas "Escoals Técnicas" no país.
Lula, ontem fechou o seu discurso dizendo mais uma vez: "o curso técnico mudou a minha vida. Eu não teria chegado ontem estou sem este curso".
O IFF participa do Fórum com uma delegação de alunos vindos num ônibus, com professores que apresentaram e tiveram projetos aprovados, coordenadores e um grupo de gestores do Projeto Angola-Brasil - que será aqui apresentado - e mais membros da gestão da reitoria, além da própria reitora, professora Cibele Daher.
PS.: Foto do Portal do MEC.

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Como reclamar das empresas em Campos se aqui:
http://www.spn.pt/?aba=27&cat=26&doc=458&mid=115

Afirma isso aqui:

Por outro lado, o modelo fundador das escolas profissionais revelou virtualidades. Desafiou entidades representativas do tecido cívico, económico e social à participação na promoção do ensino, conseguindo contar com a PARCERIA DE AUTARQUIAS, ORGANIZAÇÕES SINDICAIS E EMPRESARIAIS, ASSOICAÇÕES E COOPERATIVAS,E VEJA BEM, HEIN: EMPRESAS PRIVADAS.

Se Lula está certo, Campos está certo...Se Lula está errado... Campos está errado...

Afinal... E o PT?
O que acha disso tudo?

Bem, na verdade, não entendo mais nada. Só quero ver mesmo todos, sejam privados ou públicos, justos e verdadeiros e trazendo a justiça e verdade para o povaréu.

Anônimo disse...

Lula põe o Brasil para andar!
Viva Lula!