quarta-feira, agosto 15, 2012

Para além do Ideb-2011 em Campos-II

Além dos maus resultados no Ideb-2011, o município de Campos dos Goytacazes tem muios outros problemas para além da qualidade do ensino que oferece. Veja na tabela feita com dados do Censo 2010 do IBGE com a população com mais de 10 anos que há 199,3 mil campistas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto. Ou seja o curso é de baixa qualidade e há milhares sem qualquer formação ou com a 8ª série incompleta. Clique sobre a tabela para vê-la em tamanho maior:



5 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo:
1) Menos de 1/3 da população tem condições de ler e entender a notícia de nossa classificação no IDEB.
2) Somente 8,5% consegue entender o que significa estar em último lugar no IDEB do RJ (incluindo o meio por cento "não determinado").
2) 0 (zero) ou ninguem, vai mudar isto.

Prof. Ahmed Jibril disse...

Quando um general despreparado comanda uma tropa, o resultado é previsível e na Educação, não é diferente.

Portanto, não há espanto diante dos indices do Ideb-2011.

O que esperar do futuro?

Tudo indica que o Ideb-2012 será análogo.

Blog Católico do Leniéverson disse...

"A prefeitura finge que Educa e os alunos fingem que aprendem", é uma conclusão minha baseada no óbvio.

Unknown disse...

Roberto a maior parte dos gastos com as escolas não seria do Governo do Estado? Já que a maioria das escolas são estaduais e não municipais. E já faz algum tempo tb que o estado não faz nenhuma nova escola estadual aqui em nosso municipio, nossa população cresce e nossa escolas cada vez tem menas vagas. Me corrija se eu estiver errado.

Roberto Moraes disse...

Caro Guilherme,

Você saiu comentando em tudo que é nota até na que fala sobre saúde.

Você está equivocado com relação às escolas. Quase todas as escolas até 8ª série, Ensino Fundamental que eram do estado, foram passadas para o município. Está acontecendo desta forma há tempo. Ficando ao estado a responsabilidade pelo Ensino Médio, aliás, como define a Constituição.

A nota do Ideb é péssima. Ponto. Precisa de atenção, projeto e programas para melhorar e muito. Não há motivos para ser tão baixa.

Há explicações que não explicam e muito menos justificam.

A questão é que há gestões que não gostam e não trabalham com políticas que dão resultado de médio e longo prazo, para além dos seus mandatos, sem nenhum compromisso, com os que sofrerão definitivamente com estes problemas, as crianças, os adolescentes e jovens.

Só não esperavam a repercussão com a baixa nota do Ideb. De agora por diante, deverão mudar, um pouco que seja, esta prática.

Sobre as responsabilidades do estado na Educação há muitas coisas a serem feitas, tanto nas atuais como futuras escolas de ensino médio e também na educação profissional e tecnológica que no estado é de responsabilidade da Faetec. Há sim muita coisa a ser feita.

A população mais pobre, de baixa renda, tende a querer apenas o filho na escola, com uniformes, merenda e aulas.

A qualidade acaba sendo uma discussão menos importante, a não ser que o filho volte para casa sem alunos. Os pais avaliam que o fato dos filhos estudarem mais séries que ele lhes darão um futuro melhor. Só o aumento da escolaridade para compreender e passar a exigir mais das escolas da gestão pública.

Por isto, algumas gestões relegam o problema a um segundo plano.

Só que a nota do Ideb começa a ser entendida pela população e isto crescerá. Ainda bem. A sociedade vai ficando mais politizada.

Sds.