quarta-feira, agosto 15, 2012

Para além do resultado do Ideb-2011 em Campos

O blogueiro teve um dia muito ocupado, mas seu colaboradores ajudam a aprofundar o tema. Assim, um dos colaboradores enviou:

"Veja nestas páginas da PMCG as notícias sobre as "providências" tomadas pela PMCG, em 2010, para "melhorar" o IDEB. Parece que não fizeram direito a lição de casa:

http://www.campos.rj.gov.br/

search.php?PGpagina=2&
PGporPagina=25&txt=ideb

http://www.campos.rj.gov.br/

search.php?PGpagina=1&
PGporPagina=25&txt=ideb

Eu acho que a PMCG fez uma licitação para adquirir material para este programa. Vou pesquisar."

Depois, o mesmo colaborador completou:
"A PMCG contratou em fev de 2010 (http://robertomoraes.
blogspot.com.br/2010/02/pmcg-
contrata-empresa-que-ja-foi.html) o Grupo Expoente para fornecimento de material didático e trinamento de professores. Continua com este grupo até hoje.

Veja as notícias nas páginas:
http://www.campos.rj.gov.br/

search.php?PGpagina=2&
PGporPagina=25&txt=EXPOENTE

http://www.campos.rj.gov.br/

search.php?PGpagina=1&
PGporPagina=25&txt=EXPOENTE

E veja o que já gastaram ( pelo que consegui pesquisar) com eles, aproximadamente 21 milhões."



 

 



 

Enquanto isto, Xacal em seu comentário resumiu a opinião que, de certa forma explica toda a questão:

"Caro Roberto,
Como educador você bem sabe que os erros e acertos em termos de política educacional refletem ciclos de médio e longo prazo, algo em torno de cinco a quinze anos.

Por isto o cuidado que devemos ter na leitura dos dados, que no Brasil, por uma leitura distorcida e piorada dos conceitos neoliberais de "accountability", reduzindo complexos processos a "sentenças estatísticas", que antes de servirem como ferramenta de planejamento, acabam por chicotear as partes mais frágeis do processo: alunos e professores.

No caso de Campos dos Goytacazes, no entanto, a coisa é diferente se considerarmos que o ciclo de poder se instalou há mais de 20 anos, e a despeito das mudanças dos prefeitos(as), permaneceu a lógica que soterrou nossa Educação pública, processo que enfrenta ainda uma piora comum aos períodos de forte expansão de oferta de vagas, como aconteceu nesta última década, com as políticas de renda mínima que exigem a freqüência escolar como contrapartida.

Este modelo se carateriza, de forma simplista, da seguinte forma:

01- Improviso pedagógico, de viés impositivo e autoritário;

02- Submissão da gestão escolar aos arranjos políticos locais;

03- "Desprofissionalização" dos educadores, com aviltamento salarial, estagnação da carreira e terceirização "branca", com os temporários;

04- "Industrialização" das unidades escolares, que se tornaram unidades de negócios, com merenda terceirizada, métodos e soluções pedagógicas "importadas", etc.

Enfim, o triste disto tudo é que mesmo que um cataclisma atinja a cidade, com a mudança deste modelo de governar, os resultados só apareceriam paras as próximas gerações.

Lamentável...tanto dinheiro, para nada."

7 comentários:

Anônimo disse...

A direção das escolas municipais em campos dos goytacazes está tomada por verdadeiros mercenários, pior ainda pq o mercenário faz pra quem o paga mais, já os D A S nada fazem,... só embolsam!! e tenho dito.

Anônimo disse...

O material do expoente IMPOSTO aos professores do primeiro segmento do ensino fundamental é do sul, não tendo nada a ver com a realidade de Campos. TODOS os professores reclamam.

Anônimo disse...

Há 04 anos Campos dos Goytacazes vive o pior período da educação municipal. Todos sabem que é obrigação dos municípios o 1º segm. do Ensino Fundamental é lei federal. Todos os municípios da nossa região prepararam para receber a demanda de alunos que antes era divido com escolas do estado. Campos não fez nada, esperou de braços cruzados até o último ano para fim do estado com ensio fundamental. Este ano o estado ainda empresta prédios de CIEPs para o município de Campos, um turno funciona pelo estado outro turno pela prefeitura. O PrÈDIO é do ESTADO. Material do Grupo Expoente! Completos de erros! Sem comentário. Escolas com turmas matriculadas que ainda não começaram a estudar!

Anônimo disse...

O PIOR É QUE A TURMA DA LAPA COLOCOU NO JORNAL E NO BLOG QUE CAMPOS TA CRISTA DA ONDA....ALGUEM PRECISA DESMENTIR ISSO. Tambem, com 51% de analfabetos e outros tantos comprados...To começando acreditar que o fim do mundo vai ser em dezembro de 2012.

Anônimo disse...

Enquanto isso Maghal reclama da bosta do governo anterior, mesmo tendo participado do mesmo.
Bando de hipocritas, mesmo se passando quase 4 anos tentam se esquivar, esconder no governo anterior.
Daqui a pouco irão torcer para a oposição ganhar para ter em quem colocar a culpa nas mazelas municipais.
Carlos Eduardo

Anônimo disse...

Incrível, mas a secretária de educação diz no Jornal O Diário que o município de Campos "ultrapassou 6% projeção do MEC" (sic)
Ultrapassou o quê, cara pálida?
Devemos estar correndo em sentido contrário e por isso a ultrapassagem.

Ela certamente não é boa aluna em matemática mas ta dando show em interpretação.

Anônimo disse...

Legal a participaçao de Douglas da Mata (vulgo xacal).