quinta-feira, agosto 16, 2012

“Prefeituras mal preparadas ou corruptas desperdiçam a riqueza do petróleo e comprometem o futuro das cidades”

O texto acima é da reportagem especial de oito páginas cujo título é “A festa dos royalties” de autoria dos jornalistas Daniel Barros e Patrícia Ikeda, publicado na revista Exame e que chegou às bancas hoje.

O subtítulo da matéria é: “Um estudo exclusivo mostra como prefeituras mal preparadas ou corruptas desperdiçam a riqueza do petróleo e comprometem o futuro das cidades”.

A extensa reportagem que ainda não tinha em mãos, o vergonhoso resultado do Ideb-2011,  usou como referência um estudo da consultoria Macroplan obtido pela Exame. A foto que abre a matéria é do Cepop onde se diz: “O Sambódromo de Campos, RJ, o município que gastou 80 milhões de reais na passarela da folia, mas tem crianças de séries diferentes dividindo a mesma sala de aula”. 

O estudo fala ainda sobre infraestrutura precária, defasagem educacional, baixo índice de distribuição de riqueza, persistência do desemprego e baixo acesso à tecnologia. 

A reportagem traz questionamentos de gestão de outras cidades que recebem os royalties do petróleo e mostra a realidade dura que fragiliza o debate sobre a manutenção dos royalties que se trava no Congresso Nacional.

Mais adiante traremos outras informações sobre esta reportagem.

6 comentários:

Angeline disse...

bom seri se pudesse escanear td

Anônimo disse...

Até quando veremos nossa cidade em evidência)em casos de escândalos,miséria(cultural/educacional) e desmandos?Fora Garotinhos- demônios travestidos de anjos!!!!Que saudade de Salem Rod!

Anônimo disse...

Mas também já entregaram 11 novas escolas e creches,estão construindo 29 novas(a grande maioria entregue até o fim desse ano e outra parte para o 2º semestre de 2013).Reformaram 190 escolas.Estão construindo 10 quadras com vestiários.E ainda algumas escolas estão passando por ampliação. O investimento na rede física é muito superior ao valor do CEPOP(não justificando,não que não seja necessário,mas poderia ser melhor utilizado).

Anônimo disse...

Mais claro que a luz do sol é o desvio de dinheiro dos royalties nesse município. Só não vê (ministério público, justiça, polícia federal, supremo tribunal...) quem não quer.

Anônimo disse...

Saudades de Salem Rod, Mundinho e outros malucos beleza.
A dinastia Garotinho se equipara aos Venâncios dos anos setenta com algumas diferenças: nunca produziram nada, não sabem o que é ser rico, seus herdeiros são medíocres, detestam o meio rural e as raízes de onde vem.
Ambos são (e foram) cancerígenos para a sociedade campista. A diferença é que os Garotinhos se apegam demais ao poder...

Flávio Castro disse...

E o mais incrível, existe uma escola, se é que pode ser chamada assim, pois funciona numa casa de 3 quartos, alugada a mais de 18 anos.
Se fosse no Chile a população já estaria nas ruas protestando, mas aqui é Brasil e todo mundo bate palmas.