terça-feira, maio 28, 2013

"Brasil e México: dois modelos em disputa"

Para quem gosta de acompanhar o debate sobre discussão macroeconômica e regional da América Latina vale ler o artigo do Marcelo Zero, publicado no blog do Rodrigo Vianna que você pode ler na íntegra aqui. O texto ajuda a desmanchar teses dos liberais de alguns que circulam por este espaço do blog tentando arrebanhar incautos com números pífios e argumentos rasos. Confiram:

Abaixo os dois primeiros parágrafos do texto:

"Brasil e México: dois modelos em disputa"
"Os conservadores brasileiros têm um novo fetiche: a Aliança do Pacífico. Trata-se um novo bloco econômico comercial que pretende agregar, numa área de livre comércio, Chile, Peru, Colômbia, México e Costa Rica.

Conforme as notícias que lemos na grande imprensa, a Aliança do Pacífico foi criada para servir de contrapeso ao Mercosul, um bloco de economias “estatizadas” e “pouco dinâmicas”, que rejeitam as benesses do livre-comércio. Ainda de acordo com nossos determinados paleoliberais, que persistem em suas crenças panglossianas mesmo após a crise do capitalismo desregulado, o futuro pertence à Aliança, ao passo que ao Mercosul caberia o atraso, a estagnação e o isolamento.

Bom, em primeiro lugar, é preciso observar que qualquer bloco econômico da América do Sul ou da América Latina que não inclua o Brasil não terá maior relevância regional. O Brasil é a sexta economia mundial e o Mercosul, em seu conjunto, já representa a quarta economia mundial, à frente de gigantes como Alemanha e Japão. Em contrapartida, o México, a grande economia da Aliança do Pacífico, é a décima quarta economia do mundo (dados de 2011) e a Aliança como um todo representaria a novena economia do planeta. Ademais, nenhum país da Aliança chega perto do peso demográfico, geográfico e geopolítico que o Brasil tem hoje no mundo."

Leia o artigo na íntegra aqui.

Nenhum comentário: