segunda-feira, junho 22, 2015

Bloomberg fala sobre a produção de petróleo extra da Arábia Saudita

Abaixo matéria da agência Bloomberg, reproduzida pelo site InfoMoney, que o blog destaca a parte inicial da reportagem, visando reforçar a tese de que atingir a produção brasileira é uma das razões da crise do aumento da produção e da redução do preço do barril de petróleo no mundo. Confiram:

"Arábia Saudita utilizará máxima capacidade para bombear petróleo, segundo Citigroupe Goldman Sachs"
"Arábia Saudita está prestes a tornar a batalha da participação de mercado mais intensa"

"Não contente com o golpe desferido nas empresas exploradoras de petróleo dos EUA, a Arábia Saudita está prestes a tornar a batalha da participação de mercado mais intensa aumentando sua produção ao nível máximo.

O maior país exportador de petróleo do mundo já aumentou sua produção ao nível mais alto dos últimos 30 anos, de 10,3 milhões de barris por dia, em uma tentativa de deter o crescimento da produção em países como EUA, Canadá e Brasil. Essa iniciativa ampliará ainda mais o excedente global, segundo o Goldman Sachs Group Inc. O Citigroup Inc., por sua vez, prevê que os sauditas buscarão utilizar sua capacidade diária máxima, que o banco estima em cerca de 11 milhões de barris, no segundo semestre de 2015.

Em novembro, a Arábia Saudita guiou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a proteger sua participação de mercado em face da crescente produção de petróleo dos EUA em vez de reduzir o abastecimento para reforçar os preços, como fez no passado. Após abandonar o papel de fornecedor oscilante -- ajustando a produção de acordo com a demanda --, a Arábia Saudita expandirá as vendas para aumentar a pressão sobre os produtores de fora do grupo, segundo os dois bancos."

Nenhum comentário: