quinta-feira, junho 18, 2015

Sobre o uso dos drones e os ganhos de produtividade

A produção de imagens aéreas para fins de registros e conhecimento é apenas um aperitivo sobre a enorme variedade de utilização que os drones (pequenos veículos aéreos) já realizam.

As imobiliárias já o utilizam de forma ampla para produzir imagens dos imóveis que comercializam. Em janeiro do ano passado (2014), eu comentei aqui sobre o uso de drones pela Amazon para fazer entregas, nos EUA.

Porém, a automação de vários serviços com os drones avançam em diversas áreas. Ontem, o Financial Times, em matéria ampla sobre ganhos de produtividade cita a empresa americana Blue River, com sede na Califórnia, do segmento de robótica agrícola. A reportagem fala sobre fazendas que já começam a ser supervisionadas por bando de drones e cuidadas por frotas de robôs e tratores sem motoristas. (veja foto ao lado)

No caso, a empresa já está operando equipes de robôs para plantar e cuidar da plantação de alfaces, nos campos no Arizona que identificam 1,5 milhão de plantas individuais por hora e decidem sobre como fertilizá-las. Assim, a dupla: drones e robôs vão assumem cada vez mais tarefas de trabalho.

Resta saber, como sempre, onde e a quem todo este ganho de produtividade estará beneficiando. Observar as mudanças e a reestruturação produtiva é uma das formas de se tentar compreender as transformações no mundo contemporâneo.

Nenhum comentário: