quinta-feira, junho 04, 2015

Prumo e BG Brasil (Shell) fecham acordo para transbordo de óleo no T1 do Porto do Açu

Em negociações que já vinham sendo comentadas a Prumo Logística Global S.A. anunciou no final desta quarta-feira (03/06) que fechou contrato para uso do Terminal 1 do Porto do Açu para a uma movimentação de um volume médio de 200 mil barris por dia, em agosto do ano que vem, 2016.

O contrato assinado tem prazo de duração de 20 anos. Os navios sairão do Porto do Açu e seguirão para clientes da BG em todo o mundo, após a operação conhecida como "ship to ship" no qual se transfere petróleo de navios aliviadores com posicionamento dinâmico para navios petroleiros de maior porte e portanto com economia em valores de fretes que podem chegar até a US$ 7 por barril de petróleo.

A Prumo em seu comunicado ao mercado informou que apesar do contrato de movimentação ter sido na média de 200 mil barris por dia, volume licenciado para este tipo de operação é para até 1,2 milhão de barris por dia, na chamada Unidade de Tratamento de Petróleo (UTP).

A controladora do Porto do Açu também não informou a receita que espera obter com este contrato. Também não foi explicado, o motivo que a Prumo preferiu continuar a identificar a empresa como BG do Brasil, parte do britânico BG Group que teve todos os seus ativos, inclusive e especialmente, no pré-sal brasileiro adquiridos, no início de abril pela Shell (anglo-holandesa Royal Dutch Shell). 

Abaixo foto aérea (de junho) do Terminal 1 do Porto do Açu. Este terminal hoje atende à exportação de minério de ferro e, assim passará também a atender à movimentação de petróleo com transbordo de navios (ship to ship) para exportação de petróleo a partir da produção no litoral brasileiro.




13 comentários:

Anônimo disse...

Também não foi explicado, o motivo que a Prumo preferiu continuar a identificar a empresa como BG do Brasil, parte do britânico BG Group que teve todos os seus ativos, inclusive e especialmente, no pré-sal brasileiro adquiridos, no início de abril pela Shell (anglo-holandesa Royal Dutch Shell)."

Respostas simples e objetivas:

1 - A incorporação da BG pela Shell ocorreu na matriz.

2 - Todos os contratos terão de ser redigidos e assinados com a nova chancela e razão social.

3 - Ao fim deste processo lá fora, as sucursais dos demais países iniciam suas mudanças com base no contrato "mestre".

4 - As mudanças na razão social da empresa aqui no Brasil se faz pela junta comercial, que no lento e "mastodôntico" Estado, deve-se perder bons MESES.

5 - Ao contrário do que faz a esquerda, no mundo corporativo e dos negócios o que vale é a lei. Contratos é assunto sério, não é pra brincar de rasgá-lo quando der na telha. Se a empresa não for relatada no FR tal qual está registrada na sua razão social, pode acarretar processos diversos e até anulação do contrato mencionado, acarretando multas e processos na justiça.

É isso aí, o porque da BG.

Bom dia! 

Roberto Moraes disse...

Oh meu caro "anônimo" é evidente (não precisaria ser inteligente para perceber) que a estranheza não é sobre o nome que consta do contrato. Evidentemente, meu caro. É sobre a omissão desta relação no FR e nos releases amplamente distribuídos apenas copiados pela mídia comercial, também evidentemente pouco questionadora.

Sobre a supremacia que imagina no mundos dos negócios feitos pelas corporações sobre os demais, a gente está vendo diariamente nas manchetes dos jornais o caso delas com a Fifa e seus majestosos contratos com as confederações, com as empresas de material esportivo (Nike e Adidas), com as empresas de direito de imagens (Traffic, etc.) com as mídias comerciais intermediadas por empresas fantasmas offshore instaladas em paraísos fiscais para sonegar, lavar dinheiros, etc.

Veja como até num simples comentário de interessado menor no negócio é possível perceber o "modus operandi" das corporações plurissocietárias, com dinheiro de fundos com donos de dinheiros desconhecidos.

Se não é assim, foi a tentativa de colocar-se acima que mostrou ao blog as similaridades operativas, sempre escamoteadas pelas mídias comerciais.

Anônimo disse...

É mesmo Boberto? Que coisa! kkkkkkkkkkkkkkkk Continua estudando aí, Marx!

Roberto Moraes disse...

Os donos da verdade continuam julgando uns como melhores que outro repetindo a visão não apenas colonizada, mas incapaz de ler além dos números dos balanços das corporações.

É evidente que não querem e nem podem explicar os esquemas do HSBC na Suíça, da Fifa, das corporações de petróleo, etc.

Estudar é sempre bom e todos e diversos autores, porém repetir a cantilena da mídia comercial é pobre demais. Mas cada um tem o Jabor que merece.

Sigamos em frente my friend.

Anônimo disse...

Todo lixo que você regurgita, eu já estudei meu caro.

Agora quero ver você ler "As Seis Lições" e apontar os erros da sua governanta. E pare de achar que todos que criticam seu governo "primoroso" é do PSDB, conservador ou coisa que o valha.

Olha a asneira que escreveste aqui e diz pra mim que sou o "dono da verdade"?? kkkkk

A verdade é uma só camarada comuna. Só marxistas de botequim é que acham que devemos voltar para as cavernas e reescrever a história da civilização humana.

Enquanto eu vou produzindo e gerando riqueza na cadeia de logística no meu entorno, você fica aí "produzindo" lágrimas, "mimimis", lamentos e ranços de quem é incapaz de gerar riqueza para outrem. Pense nisso!

Roberto Moraes disse...

Veja que eu ainda perco o meu tempo ouvindo isto.

O sujeito gosta de querer analisar a vida dos outros e se esconde.

Faz isto sem conhecer o blogueiro para além da percepção enviesada e de classe com que lê e interpreta as postagens.

Continua se colocando acima de todos e não apenas do blogueiro considerando essencial ao país e "à cadeia de logística" às suas opções de leituras e estudos denegrindo e colocando na "caverna" os que pensam contrário.

Não sabe o que eu li e diz que já fez e estudou mais, rs, nma comparação doentia bem ao estilo daqueles que veem as pessoas por comparação e o mundo como uma competição e o dinheiro como razão.

E eu perdendo o meu tempo com este tipo de interpretação que no fundo é o mesmo do diogo mainardi e cia.

Interessante que mesmo com todas estas críticas não larga do espaço, rs. Deve ser atração, rs, rs. Larda d´eu chulé, rs!

Fui!

Roberto Moraes disse...

Com tanta atração te espero para debater no face no mesmo tema.

Anônimo disse...

Eu acho tão engraçado o fanatismo que leva as pessoas a creditarem o """"CASO HSBC""""" na conta da """"direita"""" do Brasil, fazendo um paralelo ao esquema da Petrobrás.

É quase uma fábula em que o PT é a família do bem com algumas ovelhas negras, que investiga esses problemas com intenção de punir, e que a """""""direita"""""" é a família do mal que esconde escândalos piores.

Anônimo disse...

Roberto,vc sabe se tem alguma empresa do Porto contratando Técnico em Eletrotécnica sem experiência?

Anônimo disse...

Roberto,vc sabe se tem alguma empresa do Porto contratando Técnico em Eletrotécnica sem experiência?

Roberto Moraes disse...

Engraçado que o comentarista das 09:02, o mesmo de sempre, repete a mesma cantilena questionando o blog por mostrar porque a mídia esconde alguns ca$o$, repetindo o que fala a mídia comercial na qual acredita.

Quer repetir a mídia e esconder. Só falta defender os esquemas da FIfa e da CBF como a Globo e seus esquemas de sonegação, bem mais grave e nas empresa offshore que o caso do HSBC pode mostrar, mas continua escondido.

Assim quer aqui no blog repetir a mídia comercial que só fala mal daquilo que é do PT.

Que tudo seja apurado, sem proteções, incluindo as proteções sobre o Suiçalão, Trensalão, Mensalão mineiro tano quanto as investigações já em curso.

Se quer repetir o que a mídia comercial fala, continua por lá.

O blog já disse que ele é contraponto a isto. Se for difícil entender isto, o blog desenha.

Roberto Moraes disse...

A respeito de informações sobre emprego não sei informar no momento.

Roberto Moraes disse...

rs era mais corajoso na condição de cucaracho rs