sexta-feira, outubro 23, 2015

Diretor da ANP faz previsão de produção de 3,6 milhões de barris de petróleo/dia em 2020

José Gutman, diretor da ANP, fez ontem uma estimativa de que a produção nacional de petróleo no Brasil será de 3,6 milhões de barris/dia em 2020. Este número revela uma redução em relação às previsões anteriores, que chegou a ser de até 5 milhões de barris.

Ainda assim, segundo Gutman, em evento da FGV/Rio, o Brasil deve ser o único, ou um dos poucos, a aumentar produção em meio à atual crise do baixo preço do barril de petróleo no mercado internacional.

Há uma semana, também num evento, só que da Onip, a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, em matéria repercutida pela Reuters, fez a previsão de que entre 2025 e 2026, o Brasil deverá ter produção de 4 milhões de barris/dia.

Nesta condição, o Brasil já deverá ser o país com a 5ª maior produção do mundo. Hoje estamos oscilando entre a 10ª e a 11ª maior produção do planeta.

Isto não é pouca coisa diante da crise mundial na cadeia produtiva com redução dos investimentos por conta da drástica redução do alor do barril de petróleo e também da situação de governança da Petrobras e da cadeia produtiva no setor, por conta também da Operação Lava Jato.

Interessante ainda observar que se a projeção da ANP é de 3,6 milhões de barris/dia para 2020, a que consta do novo Plano de Negócios da Petrobras é de 2,8 milhões de barris/dia. Isto significa que na projeção da ANP, as demais empresas petrolíferas que operam no Brasil estarão produzindo em torno de 800 mil barris/dia.

O CEO da Shell quando anunciou a compra da petrolífera inglesa BG, que possui grandes ativos no pré-sal brasileiro, que previa como produção para as duas juntas, de 550 mil barris/dia em 2020. A conferir!

Nenhum comentário: