quarta-feira, outubro 07, 2015

Zona Sul?

Hoje recebi pelo Correios um prospecto de venda de terrenos no condomínio que o grupo Alphaville está ofertando em Campos.

Não tenho interesse no empreendimento, mas como estudioso dos assuntos da região, eu sempre procuro observar as informações evidentes e as subliminares que eles acabam nos trazendo.

É fato que o negócio demonstra o avanço que o setor imobiliário tem tido nas franjas das áreas urbanas dos municípios de médio porte do país, mesmo em meio à redução do negócios frente às especulações no setor. Mais do que o tal "desenvolvimento" as iniciativas parecem apontar para apropriação e formação artificial de valor nas moradias destas cidades.

Porém, mais que questões desta órbita, o material de propaganda me chamou a atenção por dois itens, especificamente, que descrevo abaixo:

1 - Diz que a localização do empreendimento de 499 mil m² é "no novo vetor de crescimento na Zona Sul da cidade". Pelo local do mesmo entre a BR-356, em direção à Martins Lage e SJB e a rodovia RJ-216 - Campos-Farol, na direção, mas no lado contrário do bairro Imperial, a "zona sul" citada seria no máximo, um simbolismo de bairros de classe média alta da capital e nunca da área urbana do município de Campos. A não ser que a gente abandone a geografia e a noção de mapa. Desconhecimento ou má fé.

2 - O texto diz em outro ponto que a "força do município seria por ser sede de indústrias e empresas com alta capacidade de geração de empregos". A economia dos royalties até faz circular dinheiro - agora em menor quantidade - mas nunca por esta potencialidade industrial que ninguém conhece, nem mesmo em propaganda pré-eleitoral.

Pelos valores e quantidade de lotes ofertados o empreendimento deve ter sonhado com potencial de vendas na casa de algumas dezenas de milhões de reais. Porém, se alguém que conhece minimamente a cidade tiver que acreditar nos empreendedores a tomar pelos "equívocos" da propaganda, as barbas de molho, seriam providenciais.

Nenhum comentário: