domingo, setembro 16, 2007

Revista "Rindo" edição de 1951 em Campos

O professor Joanes Corrêa da Silva, companheiro de trabalho no Cefet Campos, encaminhou a este blogueiro, um exemplar digitalizado da Revista “Rindo” cujo primeiro e ao que consta, único número, foi editada em junho de 1951 em Campos. Seu diretor-propietário foi Acyr Monteiro. A revista trazia além de matérias sobre a política local, diversas pequenas piadas, distribuídas entre as matérias e as propagandas.

O professor Joanes disse que tal preciosidade se deve ao zelo e o estímulo à leitura que seu pai Euclides Corrêa da Silva lhe fazia. Joanes comenta ainda que este guardado, na biblioteca particular a qual deu o nome do seu pai, lhe foi doada pelo seu primeiro patrão, Ilydio Rocha, comerciante da avenida 7 de Setembro. Joanes diz que a consulta à revista serve “para os que gostam de rir e de rever o nosso passado”.

Este blog separou duas imagens: uma propaganda e a maquete, do que na época seria, a nova sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, hoje, já demolido, na avenida XV de novembro. No local hoje foi construído o primeiro shopping de Campos, o Campos Shopping. Para fechar duas pequenas piadas entre as diversas publicadas há 56 anos atrás.

Humorismo da revista Rindo:
Nas barras do Tribunal
O juiz-presidente: - Sua profissão?
O réu: - Coveiro, para servi-lo, senhor presidente.

O
enterro do percevejo
- Desejo um quarto que não tenha percevejos.
- Pode dormir traquilo nêste, que lhe custa o dôbro do outros, mas não tem um único percevejo.
- Mas eu estou vendo aqui um morto.
- Vê, o único que encontra, está morto.
O hóspede aluga o quarto para dormir. No dia sguinte, o dono da casa pergunta-lhe:
- Suponho o tenha picado.?...
- O morto, não; mas o que vieram ao seu enterro deixaram-me o corpo nêgro.

Nenhum comentário: