segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Ainda sobre a transferência do Caope pela PMCG

A leitora Paula Oliveira manda por e-mail a foto e o despacho do promotor, Marcelo Lessa, sobre a questão da transferência do Caope (Centro de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais) na representação, que segundo ela, foi feita por Gianna Barcelos: "NÃO HÁ DESMANDO ADMINISTRATIVO NENHUM EM SE REORDENAR O ESPAÇO DE ATENDIMENTO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, MORMENTE QUANDO O PRÓPRIO NOTICIANTE INFORMA QUE O ESPAÇO HOJE OCUPADO DARÁ LUGAR A UM PRONTO-SOCORRO PEDIÁTRICO. NÃO CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DESCER AO DETALHE DE ESCOLHER ESTE OU AQUELE LOCAL PARA O FUNCIONAMENTO DE DETERMINADO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO, O QUE É DE RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE SAÚDE, ESTANDO JUNGIDO A SUA ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE. A SUPOSTA INADEQUAÇÃO DO LOCAL NÃO PODE SER LEVANTADA COM BASE EM ACHISMO. APENAS UMA REINVINDICAÇÃO ORIUNDA DO SEGMENTO DOS PROFISIONAIS DE SAÚDE, COM DESTAQUE TÉCNICO E MÉDICO, SERIA CAPAZ DE ATRAIR A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DECOTADA QUALQUER QUESTÃO POLÍTICA NA RECLAMAÇÃO. POR NÃO SER ESTE O CASO, JÁ QUE A NOTICIANTE NÃO OSTENTA A QUALIDADE DE MÉDICA OU PROFISSIONAL DE SAÚDE, INDEFIRO A PRESENTE REPRESENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DE REAPRECIAR O TEMA, CASO PROVOCADO POR PROFISSIONAL DE SAÚDE OU ENTIDADE DE CLASSE REPRESENTATIVA, QUE DEMONSTRE, E NÃO SIMPLESMENTE ACHE, A INADEQUAÇÃO DA REMOÇÃO DO SERVIÇO. POR ORA, ENTÃO, IMPRIMA-SE, PROTOCOLIZE-SE E ARQUIVE-SE, NO PRÓPRIO ÓRGÃO. REMETA-SE CÓPIA AO SECRETÁRIO DE SAÚDE E AO DIRETOR DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO, APENAS PARA CIÊNCIA, DISPENSADA QUALQUER MANIFESTAÇÃO. MARCELO LESSA BASTOS - PROMOTOR DE JUSTIÇA."

16 comentários:

Anônimo disse...

MERECE COMENTÁRIOS?
ACHO que o Estado de Direito se foi...

Ricardo disse...

Alguém está surpreso com a decisão do Marcelo Lessa? Eu não...

Victor Frias disse...

O que podemos depreender, após a primorosa resposta do MP, quanto a reclamação referente ao Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Caope), é que realmente não há um "DESMANDO ADMINISTRATIVO", HÁ UM DESCASO ADMINISTRATIVO, UMA TOTAL INSENSIBILIDADE SOCIAL, UMA ENORME INABILIDADE TÉCNICA SOMADA A UM ARREMEDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

Concernente ao ACHISMO é um cacoete contraído por uma grande parcela de campistas, quando achávamos que teríamos transparência na aplicação do bilionário erário, quando achávamos que políticas de saúde, transporte, educação, infraestrutura, etc., proporcionariam dignidade e não nos seriam ofertados como óbolo, quando achávamos que os Poderes seriam independentes e harmônicos entre si (art. 2º, CRFB/88). Enfim, achávamos que não teríamos MAIS DO MESMO.

Anônimo disse...

O diretor do CAOPE, Dr. Nelson Cordeiro dos Santos, entregou o setor para os poderosos do Garotinho sabendo do risco que os pacientes irão correr fora do HFM.
Uma vergonha...

Anônimo disse...

Agora o CAOPE voltou a funcionar pq não imaginaram que a comunidade campista, os familiares de pacientes, os blogs, fossem se manifestar!
Mas estamos de olhos abertos pq trabalham com a decisão da transferência do CAOPE para o PU de Guarus o que é um absurdo diante das necessidades para o atendimento de um paciente especial!

Anônimo disse...

Detonem agora,pq verão o HFM com pronto socorro pediátrio e o CAOPE no HGG.

Anônimo disse...

Ilustríssimo Promotor Marcelo Lessa, seu despacho dispensa comentários, tamanha INSENSIBILIDADE e comprometimento com o poder que reina campos atualmente. é uma pena termos um promotor dessa natureza. Acho que os pacientes prejudicados deveriam bater a porta da casa desse promotor para dar-lhe uma injeção de sensibilidade e critérios de justiça. Ta com nada Marcelo Lessa.

Anônimo disse...

É simples gente ele não deve ter parentes com necessidades especiais e mesmo que tivesse não ia depender do espaço é muito simples assim.. arrggg... que nojo me dá.. O TERREMOTO ACONTECE AQUI DIARIAMENTE E NINGUEM PERCEBE.

Anônimo disse...

É ela...

Anônimo disse...

Sou médico do HFM e acompanho de perto o trabalho dos colegas profissionais do CAOPE. São profissionais que precisam ser mais valorizados e respeitados pelo trabalho que prestam às pessoas com necessidades especiais e que por ventura são pacientes de altíssimo risco.
O CAOPE precisa ser mais valorizado pelos governos e diretores do HFM, que deveriam se orgulhar por terem em suas instalações um atendimento diferenciado e único em toda região Norte, Noroeste e Lagos.
CAOPE não é CRUZ!
CAOPE só aumenta o nível de excelência do HFM!
Parabéns ao CAOPE!
Estou torcendo por vocês...

Vana Diniz disse...

Gostaria de parabenizar ao profissional de saúde médico do HFM que postou seu comentário solidarizando-se conosco profisionais de saúde do CAOPE.Conseguir ter essa visão macro não é para muitos. Você deve ser um médico diferenciado,possui uma visão multidisciplinar da saúde como o mundo de hoje exige e que é próprio de pessoas que estão à frente de seu tempo. Pessoas como vc entendem que o corpo é um só e não há como ter saúde com uma boca doente. Pessoas como vc conseguem enxergar que o cirurgião dentista não conhece apenas dentes e sim trata de um ser humano com dentes, sentimentos,que não se separa do resto do corpo.
Obrigada! Pelo menos não nos sentimos tão sós vendo o CAOPE desabar!
Vana Diniz Cirurgiã Dentista,estomatologista,formada pelo Hospital Heliópolis - Hosp.do Estado de São Paulo e há 13 anos atuando no CAOPE.

Anônimo disse...

O atendimento do CAOPE foi suspenso bruscamente. Aí viram que isto podia dar problemas, voltaram atrás e mandaram voltar o atendimento. Sabem p quê? Para dar o tempo necessário de revogar a lei de 1994 que criou o CAOPE no Hospital Ferreira Machado e fazer outra lei criando outro Centro em outro lugar e RE-inaugurar.Eles não dão ponto sem nó. Aguardem... e verão.È só uma questão de tempo...

Anônimo disse...

Prefeita Rosinha Garotinho, o que esse "povo" ainda está fazendo no comando da saúde, depois de tanta trapalhada, tanta falta de informação?
DEMISSÃO NELES!!!!

Ricardo disse...

Revogar lei que criou o CAOPE? Isso é possível? Que insanidade...

Anônimo disse...

Esses médicos que são responsáveis pela saúde do município precisam estudar mais medicina, e não como ganhar dinheiro em cima de obras...
Sabem nada não!!
Socorro!!

Anônimo disse...

O CAOPE foi criado pela lei municipal nº5.443/93 de 18 de maio de 1993 e publicada no DO do municipio em 25/05/93. Nesta lei o artigo 1º é claro quando diz:"Fica criado no Hospital Ferreira Machado o CAOPE.
Seu autor, dentista, devia saber dos riscos que correm os pacientes especiais sem um suporte hospitalar e por isso escolheu o HFM. Até hj o hospital que agrega mais condições de dar suporte a este tipo de paciente, continua sendo o Ferreira Machado
A retirada do CAOPE para qualquer outro lugar é infração legal.Os gestores da saúde tomam suas decisões sozinhos, ignoram a opinião pública e dão um claro exemplo ao povo de que, aqui nesta terra, leis não são cumpridas.Só quando interessam. BELO EXEMPLO!!!