terça-feira, fevereiro 15, 2011

Bibliotecas da Espanha emprestam livros em "e-readers"

O avanço da tecnologia propiciam ações que a princípio não se imaginava. O caso espanhol em que as bibliotecas decidiram comprar e emprestar os e-readers (os tablets que disponibilizam arquivos de textos e livros eletrônicos) aos invés dos livros impressos é uma delas.
O Ministério da Cultura da Espanha investiu 130 mil euros (+/- R$ 320 mil) em 15 bibliotecas para a compra de 750 e-readers. Assim, o usuário ao proocurar a biblioteca para solicitar um livro emprstado recebe um e-reader repleto de livros eletrônicos e pode ficar com ele entre 15 e 45 dias.
O número de e-readers e livros digitais no catálogo varia de acordo com a biblioteca. O governo espanhol com o sucesso da inicitativa pretende expandir o serviço para todas as 54 bibliotecas públicas no prazo de até um ano.
A iniciativa está sendo um sucesso que além de tudo preserva os exemplares impressos que continuam à disposição para a consulta na própria biblioteca. Não são todos os títulos que possuem versão eletrônica, mas, eles já superam a casa de mil títulos.
A iniciativa é um sucesso e pode ser uma boa solução para as bibliotecas brasileiras, embora, estas sejam muito poucas, se não considerarmos as bibliotecas escolares. Melhor ainda, se o estudo do Ministério das Comunicações, apontar para medidas de redução de impostos e incentivos para a comercialização mais barata destes tablets como foi feito com os computadores e notebooks.

Um comentário:

Anônimo disse...

VOCÊS JÁ VIRAM O DIÁRIO OFICIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES DE HOJE, DIA 15/02/2011?
CONTRATOS DE QUASE R$ 100 MILHÕES COM SERVIÇOS DE PORTARIAS, E TERCEIRIZAÇÕES SEM ESPECIFICAÇÕES PELA PREFEITURA?
PELO AMOR DE DEUS, O QUE A OPOSIÇÃO VAI FAZER? POR QUE VOCÊS NÃO FAZEM UMA DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO? POR QUE VOCÊS NÃO VÃO À IMPRENSA NACIONAL?
VOCÊS VÃO DEIXAR QUE OS GAFANHOTOS DESTRUAM NOSSA CIDADE?