terça-feira, setembro 04, 2012

Eleição de vereador e a presidência da Câmara em Campos

Quem negar que em Campos, uma coisa está diretamente ligada à outra, mais do que em outros municípios, estará mentindo.

Dois presidentes recentes se transformaram em prefeito.

Um interino e depois eleito para completar mandato.

Um segundo ocupando uma interinidade de seis meses.

Diante dos processos judiciais que pesam sobre candidatos ao pleito majoritário em Campos, que pode extrapolar o período de campanha, indo, como aconteceu recentemente, até o exercício do mandato, é possível estimar que o vereador mais bem votado, poderá se transformar em presidente da Câmara Municipal e, assim, ter grandes chances de ocupar, interinamente ou não, conforme o período, a condição de chefe do executivo municipal.

O fato reforça a disputa entre alguns, não propriamente pela eleição, mas, por uma votação significativa.

Nas hostes da campanha da atual prefeita, já há preferência sobre o figurino e sobre quem seria a pessoa ideal para vesti-lo.

Quem circula pelas ruas e acompanha algumas conversas políticas sabe do quê ou a quem o blog está se referindo.

A campanha ainda tem pela frente 32 dias, mas, algo pode ou não mudar, na eleição majoritária para a prefeitura.

Enquanto isto, a campanha para o legislativo corre solta e as cotoveladas são muito mais comuns e fortes dentro, do que fora das coligações.

É ali, entre os pares que se ganha ou se perde a eleição e, em alguns pouco casos, a chance de, ao atirar no que viu, acertar naquilo, que de pé junto, se jurou que não viu e nem pensou. A conferir!

3 comentários:

Carlos disse...

Rosinha espalhou propaganda até dentro da Catedral Diocesana na Praça do Santíssimo Salvador!

O Globo online

Rosinha espalhou propaganda de campanha em casas e ruas próximas de obras da prefeitura. No último sábado, o GLOBO flagrou pela manhã um cabo eleitoral com placa de campanha de Rosinha e de um candidato a vereador dentro da Paróquia Santíssimo Salvador, na Praça São Salvador, no Centro da cidade.


MP vai elevar fiscalização
Em 2010, Rosinha Garotinho foi afastada do cargo por uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2008. Este ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu seu registro de candidatura. O tribunal fez o mesmo com Arnaldo Vianna. Ambos recorreram das decisões nas instâncias inferiores e podem pedir votos normalmente.
Ao GLOBO, Rosinha disse que as contrações de funcionários temporários contestadas pela Justiça estão previstas em lei municipal, e que está recorrendo da decisão. Disse ainda que as propagandas em pontos próximos às obras estão de acordo com a legislação eleitoral. E afirmou desconhecer a propaganda de cabos eleitorais dentro da paróquia.
Para Marcus Figueiredo, professor de Ciência Política da Uerj, as ações de Rosinha podem caracterizar abuso de poder no período eleitoral.
— De fato, é uso da máquina pública. Mas isso é prática comum entre os prefeitos que disputam a reeleição. Pode caracterizar abuso de poder. É passível de cassação do candidato caso seja eleito.

Para o procurador eleitoral do Rio, Maurício da Rocha Ribeiro, os casos verificados em Campos configurariam, em tese, abuso de poder político. O procurador, responsável pela fiscalização das eleições no Rio, disse ainda que os colegas do Ministério Público em Campos devem ampliar a verificação de possíveis irregularidades durante a corrida eleitoral na cidade.
— Nesses casos, depois da análise pela procuradoria e uma vez confirmadas eventuais irregularidades, a punição seria a cassação do registro ou do mandato, se o candidato for eleito. E, até mesmo, pode levar à declaração de inelegibilidade — afirmou Ribeiro.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/em-campos-uma-disputa-acirrada-pendencias-na-justica-eleitoral-5998983

Maxsuel Barros Monteiro disse...

A disputa pela Presidência pode contar com um fato novo. É que,côo já explicou um dos comentaristas, o candidato sem registro não será diplomado e caso tenha obtido mais de 50% dos votos - digo eu -, haverá nova eleição(art. 224 CE). Enquanto isso assume a Prefeitura o Presidente do Legislativo municipal.

Gde
Abraço

Anônimo disse...

Escrevam aí, Rosinha vai ganhar, vai ser cassada e quem vai assumir a prefeitura será Mauro Silva.

Tá difícil provar que não sou um robô e mais difícil saber que caracteres estão escritos, essa já é a sexta tentativa, em outras vezes já desisti de comentar.