sábado, janeiro 18, 2014

ANP avança em projeto de avaliação geológica de bacias em terra na região

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) anunciou esta semana o início do projeto de integração de dados
geológicos e aerogeofísicos do estado do Rio de Janeiro. 

A ANP pretende organizar os dados geológicos sobre a porção terrestre da bacia de Campos. A potencialidade da região do Farol de São Tomé (Boa Vista), tão comentada sobre as prospecções no início do século passado poderão ser assim reavaliadas.

Será feito um banco de dados de exploração e produção da ANP (BDEP). Neles estarão dados aeromagnéticos públicos da região oceânica do Rio do acervo da agência, através dos quais, a agência objetiva montar um amplo cenário sobre a continuidade das feições estruturais do embasamento e das porções offshore e onshore da bacia de Campos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor Roberto
Na década de 80, enquanto pescava em Maria da Rosa, tive a oportunidade de ver um poço ali por perto jorrar petróleo mesmo que vendo de longe o volume era grande. Naquela região vários poços foram cavados mas ainda sob o regime militar todos foram amendrontados a não falarem nada e os proprietários ficaram mudos.
Tempos depois conversando ao acaso e informalmente com um funcionário aposentado da petrobras que trabalhou justamente na prospecção me disse que toda a nossa região possui petróleo para explorar porém o governo possui alguns acordos "secretos" no qual ele assume o compromisso de só explorar em determinadas condições. Ne região do Açu na lagoa do salgado os mais velhos dizem que muitas vezes no passado foram vistas manchas de óleo aparecendo naturalmente na superfície. Já ouvi até que o grupo que implementou o porto tinha interece sobre a região do salgado o que não é muito difícil mas quem vai saber se isso é verdade??????

Roberto Moraes disse...

O fato de existir petróleo, não significa que seja viável economicamente a sua exploração.

A meu juízo é quase certo que tenhamos formação geológica com petróleo em terra, o que não significa que seja viável a sua exploração.

De qualquer forma parece ser interessante que se tenha conhecimento público desta formação, até para evitar suspense e especulações, muito próprio da época do medo.