quinta-feira, janeiro 23, 2014

AIE prevê produção nacional de petróleo de 6 a 7 milhões de barris daqui a 20 anos

A Agência Internacional de Energia (AIE) nasceu em 1974 para se ocupar especificamente da garantia de abastecimento de petróleo e coordenar a liberação de estoques de emergência detidos pelos países membros da OCDE, caso ocorra interrupção de grande porte no fornecimento mundial de petróleo. Ainda hoje, embora tenha diversificado seu espaço de atuação, a AIE tem como seu foco principal a segurança de suprimento de energia que significa, essencialmente, a segurança de suprimento de petróleo.

Dentro desta sua função, a AIE faz uma análise de cenários e prevê que a produção de pettróleo no Brasil atingirá 6 a 7 milhões de barris por dia em 2035. Também em 2035, a AIE prevê que o consumo interno do Brasil será de 3,5 milhões de barris por dia em 2035. Desta forma, avalia que haverá um excedente exportável de petróleo brasileiro da ordem de 3 milhões de barris por dia em 2035.

Mais detalhes sobre este assunto, mesmo que haja quem diga que o pré-sal seja um engôdo, você pode ler aqui neste artigo "Petróleo brasileiro: previsões de Ano Novo" do André Garcez Ghiradi.

O texto além de analisar o cenário da produção/exportação de petróleo também faz relação disto com a necessidade de sua compatibilização com uma política industrial. Além disso, cita os riscos para a perda de diversidade da indústria brasileira, de sua capacidade de colocar seus produtos no mercado mundial, e de sua capacidade de absorver mão-de-obra. Isto é, aprofunda um processo de regressão (primarização) da inserção do Brasil na economia mundial, na linha do que passou as er conhecido como "maldição mineral".

Vale ainda a observação para este trecho em que o auto cita os EUA": o melhor cliente das exportações do petróleo produzido no mar do Brasil restringe a exploração em sua própria plataforma continental e proíbe a exportação de petróleo produzido em seu território. Uma contradição a ser considerada pelo CNPE ao definir o futuro das exportações brasileiras de petróleo."

Um comentário:

Anônimo disse...

N O T A D E E S C L AR E C I M E N T O
O Instituto Nacional de Concurso Público - INCP, te
ndo em vista
notícias veiculadas na imprensa acerca de uma supos
ta ação
judicial promovida pelo Ministério Público do Estad
o do Rio de
Janeiro, vem a público esclarecer que não foi notif
icado, bem como
desconhece qualquer decisão judicial suspendendo ou
anulando o
concurso público.
Esclarece ainda que todas as solicitações feitas pe
lo Ministério
Público referente ao Concurso Público foram devidam
ente
atendidas, inclusive dentro dos prazos estabelecido
s, a fim de
manter a lisura e a transparência do Concurso Públi
co.
Por estas razões, esclarece que o concurso público
permanece em
andamento não havendo qualquer alteração no cronogr
ama
previamente fixado em edital.
I n s t it u t o Na c i o n a l d e C o n c u r s o P ú b li c o .
Campos/RJ, 24 de janeiro de 2014.


Boa noite Roberto. Acabo ler essa nota e achei muito interresante. se puder publique.