terça-feira, janeiro 14, 2014

Problemas de segurança do trabalho na construção do porto no Açu

Quebra-mar do TX-1 em construção
O blog ouviu relatos de problemas de segurança no trabalho nas obras que a empresa espanhola FCC, executa na construção de quebra-mar e pieres do terminal-1 do Porto do Açu.

Entre os riscos a que os trabalhadores estão expostos está a montagem de andaimes no entorno dos caixões dentro do mar.

Trabalhadores estão executando este trabalho sem cinto de segurança por não ter onde amarrar os mesmos. Há ainda relato sobre o desvio de funções e de responsabilidade na montagem dos andaimes.

Além disto, os trabalhadores reclamam que há pouca gente para a quantidade de trabalho a ser desempenhado, o que tem acarretado aumento da jornada, muitas horas-extras com o consequente aumento dos riscos.

Visão aérea do TX-1 mostrando construção do
quebra-mar e píeres com caixões
A FCC estaria dizendo que em fevereiro deverá contratar mais 200 a 300 funcionários, mas, por enquanto, a pressão para avançar a execução das obras é grande e parte tanto da Prumo (ex-LLX), sua contratante, como da Anglo American, interessada na conclusão das obras para a exportação de minério de ferro.

O blog abre espaço para que as empresas citadas possam informar sobre os problemas denunciados pelos trabalhadores que estão acionando o Ministério do Trabalho e do Emprego e também o Ministério Público do Trabalho.

Um comentário:

Unknown disse...

Essa foto está desutualizada conforme video http://www.youtube.com/watch?v=xRXCSmDvUDQ pelo visto está bombando.