segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Marketing direto e ranking das cervejarias no Brasil

Hoje o ranking nacional dos quatro principais fabricantes de cerveja no país é: 1) Ambev - 67,5%; 2) Petrópolis - 11,46%; 3) Kirin (Schin) - 10,44%; 4) Heineken (Kaiser e Bavaria ) - 8,74%.

As cervejarias lançam a cada dia mais marcas e gastam fortunas em marketing para sua divulgação em mercados nacionais, regionais ou estaduais.

Uma destas estratégias a cervejaria Petrópolis está praticando agora com a cerveja Petra pilsen recém-lançada. Esta era conhecida na versão da forte e encorpada cerveja preta.

O esquema é que a distribuição deixa com o comerciante um lote delas, normalmente no formato long-neck, de forma gratuita e alegam que é para saber se haverá demanda.

O comerciante gosta porque fatura integralmente o valor desta primeira venda. O gasto além de ser imensamente menor que os comerciais televisivos, no caso específico da petra pilsen, este merchandising complementa a propaganda televisiva já que o representante induz o comerciante a falar da propaganda dos artistas conhecidos para estimular o consumo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa empresa esta deixando a desejar nosso salario atrasado desde o dia 5 ate que ontem dia 11 saiu sobre pressao , o ticket nao encheu o dissidio foi p 9% quero ver mes que vem essa prol so ta trazendo problema .