quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Ministro dos Transportes visita obras do Porto do Açu

Abaixo reportagem do site de notícias do município de São João da Barra, Quotidiano. A visita do ministro César Borges foi acompanhada do prefeito Neco de SJB e Rosinha de Campos:

Neco quer duplicação da BR-356, entre SJB e Campos

Prefeito pede ao ministro dos Transportes estadualização e federalização de vias de acesso, visando melhoraria na infraestrutura.
Por: Vito Diniz
Na próxima semana o prefeito José Amaro de Souza Neco vai ao Rio, iniciar as negociações com a Secretaria de Estado de Transportes para a federalização e estadualização de duas importantes vias, no Município. Nesta quarta-feira, em encontro com o ministro dos Transportes, César Borges, no Porto do Açu, e o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, o prefeito reivindicou a duplicação da BR-356, no trecho que liga São João da Barra a Campos dos Goytacazes, em razão do aumento no tráfego de veículos, devido à construção do Porto do Açu.

As reivindicações do prefeito dizem respeito à estadualização da BR-356, no trecho que vai do trevo de Caetá até Atafona, com a sua duplicação; e a federação da RJ-240, no trecho que inicia no trevo de Caetá e vai até o Porto do Açu. Tanto o ministro César Borges, quanto o diretor geral do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que também esteve no Porto do Açu, nesta quarta, sinalizaram com a possibilidade de promover as mudanças, em razão da importância do investimento.

O ministro César Borges ficou impressionado com o empreendimento, que hoje já tem construídos, mais de 20% do total projetado. Já estão construídos e prontos para uso, mais de 1,5 quilômetros de cais, por onde, inclusive, já desembarcaram equipamentos de empresas como a NOV e a Intermoor, duas gigantes na fabricação de tubos flexíveis para a indústria de petróleo. A expectativa é que ainda no primeiro semestre as duas empresas entrem em funcionamento, sendo que a NOV já está em fase de treinamento do pessoal.

- Todos do governo federal estamos juntos, somando esforços, para que este empreendimento seja uma realidade e gere muita riqueza e postos de trabalho para todo o Brasil, disse o ministro, salientando a importância de investimentos em infraestrutura e logística.

Desde seu lançamento, os números do Porto do Açu e do complexo industrial são gigantescos. Não é à toa que é considerado o maior investimento em logística portuária, em toda a América Latina. Para se ter uma ideia, no momento os investidores estão iniciando a construção da subestação, que será responsável pela distribuição de energia elétrica às empresas instaladas no complexo, em uma área de 60 mil metros quadrados, tamanho de seis campos de futebol. Já estão construídas as 58 torres das linhas de transmissão e dentro em breve começará a construção da termoelétrica, que será responsável pelo abastecimento de energia.

A previsão da Prumo, que hoje capitaneia o Porto do Açu e o complexo industrial, é que ainda este ano todos os investimentos relativos à energia elétrica estejam concluídos. Já estão prontos 1,5 quilômetro de cais, sendo que destes, mil metros serão destinados aos clientes (atualmente, a NOV, tem 210 metros de cais; a Intermoor, 90 metros e a Tecnip 500 metros), e 500 metros de cais para outros usos. Também deverá ser concluída a pavimentação de todas as vias internas, e entre o final do primeiro semestre e início do segundo, inauguradas as primeiras fábricas, como a Tecnip, que está construindo em São João da Barra, a maior fábrica de tubos flexíveis do mundo.

Ainda no final do ano passado, o prefeito José Amaro de Souza, que esteve em Brasília junto com todos os vereadores, conseguiu a aprovação, pelo ministério dos Transportes, da extensão do ramal ferroviário até o Porto do Açu. A decisão do governo federal, que será custeada com recursos do Programa de Investimentos em Logística, lançado ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, trouxe uma nova perspectiva para o Porto do Açu, sob o ponto de vista da geração de empregos e das possibilidades de aumento na movimentação de cargas.

- Atualmente, mais de seis mil pessoas estão trabalhando na construção do Porto, sendo que boa parte dessas pessoas, que já trabalharam em alguma etapa da construção, estão migrando para outras atividades. Temos várias questões para ver e claro, acompanhar os investimentos de perto, até porque temos as questões que dizem respeito às compensações ambientais e sociais, mas é inegável que esse empreendimento trará benefícios para São João da Barra, destacou o prefeito.

PS.: Atualizado às 21:08 e 22:20: para inserção de duas fotos do site da PMSJB de onde se origina a matéria. As fotos são de autoria do Paulo S. Pinheiro. Além disso, o blog repassa informação da Rede PetroNotícias de que com investimentos de R$ 650 milhões e R$ 750 milhões, as fornecedoras do setor de petróleo e gás, NOV e Technip planejam inauguração para março, no Complexo Logístico Portuário do Açu. A expectativa é que se gere mil empregos diretos.



Um comentário:

Anônimo disse...

Professor ajude a divulgar essa enorme onda de assaltos que vem ocorrendo na RJ 158 Campos-São Fidelis
http://saofidelisnoticias.com.br/rj-158-a-rodovia-do-medo/