quarta-feira, agosto 06, 2014

"Anglo American em decadência"

O geólogo Pedro Jacobi aqui em seu site "Geonegócios" é que faz o diagnóstico que reproduzimos abaixo:

"Anglo American em decadência"
"Um dia, não tão longe assim, a Anglo tinha participação em 98% das empresas listadas na Bolsa da África do Sul. Nesta época a Anglo American era muito diversificada, com ativos de ouro, diamante, aço, papel, cobre, mídia e platina. Foi uma época em que a mineradora era maior do que a Vale e competia com as maiores do mundo. Era a verdadeira joia da África do Sul.

Após sucessivos problemas, corrompida por intermináveis greves e prejuízos, a Anglo se encontra em uma triste encruzilhada.

Para sobreviver ela está colocando muitas de suas minas e negócios à venda.

Nesta semana, várias minas de platina cromo e cobre, em Rustenberg estarão sendo colocadas à venda. Da mesma forma a gigante sul-africana desiste de sua participação da Lafarge que está sendo oferecida no mercado. A estratégia da Anglo, que visa atrair novos investidores, colocará mais de 30 ativos, entre minas, empresas e participações, no mercado em um imenso “garage sale” onde serão vendidos, também, as unidades de carvão australiana e canadense.

Parece que tudo está à venda. Fala-se até que a Samancor, a grande mina de manganês, pode ser, também, vendida.

O mais impactante é a notícia de que a operação de diamante de Kimberley, o primeiro kimberlito diamantífero, que está nas raízes da Anglo American e de sua subsidiária a De Beers assim como na história do mundo poderá, também, ser colocada à venda .

A estratégia de vendas não é nova e vem ocorrendo desde que Mark Cutifani, o CEO da Anglo assumiu a liderança da empresa. Mesmo assim a empresa continua patinando, sem ver o retorno do crescimento prometido por Cutifani."

Nenhum comentário: