quarta-feira, agosto 27, 2014

Ibope: as diferenças entre Dilma e Marina, por região, idade, renda e religião

O Gervásio Cordeiro que mexe com as pesquisas no dia a dia enviou ao blog a estratificação das intenções de votos na pesquisa do Ibope divulgada ontem. Publicada no G1, os dados internos apontam os pontos fortes e fracos dos principais candidatos. A classificam por região do país, renda, idade e religião.

Desconfianças à parte, além da tal "decantação" dos fatos novos, há evidentemente um momento de dúvidas e evidentemente redirecionamentos em todas as campanhas eleitorais. Outros dados importantes: as intenções de votos na espontânea: Dilma tem 27%, Marina 18% e Aécio 12%. Estes votos são bem sedimentados. No caso de Dilma se aproxima bem dos 34% da estimulada, enquanto Marina e Aécio têm uma diferença maior, mostrando a possibilidade de mudança do voto.

De outro lado, a rejeição a Dilma é maior 35%, enquanto a de Marina que entrou na disputa agora e é bem conhecida pelo "recall" da última eleição é bastante com 10%. Isto também mostra o porquê, neste primeiro momento do novo quadro, ela vai melhor na simulação de segundo turno com Dilma.

A favor de Dilma conta ainda a redução aos níveis mais baixos do que todas as últimas pesquisas dos percentual que se consideram seu governo como ruim ou péssimo de apenas 27%. Quem avalia o governo desta forma não vota nela. Enquanto isto, a outra parte se divide dentre bom e ótimo que coincide com os que têm intenção em votar nela e 36% que classificam como regular e podem ou não votar na Dilma. Confiram:






Nenhum comentário: