quarta-feira, agosto 20, 2014

Mais descobertas em águas profundas no litoral brasileiro

O anúncio que a Petrobras acaba de fazer sobre "indícios de gás" no litoral de Sergipe/Alagoas vai evidenciando que o potencial de reservas no litoral brasileiro vai para além da antiga área do pré-sal que considerava uma grande bacia no litoral entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Veja ao lado o mapa do Pré-sal brasileiro.

Estes anúncios seguidos das descobertas já conhecidas no litoral dos estados Maranhão, Piauí, Ceará e Amapá mostram e confirmam o papel que o setor de petróleo tende a ter na matriz energética brasileira. Além disso, certamente trará desdobramentos na discussão sobre o rateio dos royalties do petróleo entre estados e municípios produtores. Veja abaixo a informação publicada ha pouco no Valor Online:

Petrobras descobre mais indícios de gás em 


águas profundas de Sergipe

Por André Ramalho | Valor
RIO  -  A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta de mais indícios de gás natural em águas ultraprofundas da Bacia Sergipe-Alagoas, no bloco SEAL-M-426, onde a petroleira conduz o plano de avaliação de descoberta do poço Farfam.
Durante os testes de formação do poço Farfam-1 (3BRSA1178DSES), no ano passado, a petroleira confirmou a existência de óleo de boa qualidade (38º API).
O poço foi o primeiro a avaliar a capacidade de produção da acumulação localizada na área da concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe-Alagoas.

Nenhum comentário: