quarta-feira, agosto 13, 2014

Assessoria de Imprensa da Prumo divulga informações de balanço sobre Porto do Açu

O blog recebeu e publica texto enviado pela Assessoria de Imprensa da Prumo Logística Global S.A. (ex-LLX) com  balanço sobre resultados e previsão atualizada de início de operação dos seus dois terminais portuários.

Pode ser considerado uma "novidade" o valor total de recursos até aqui aplicado na instalação do porto de R$ 5,5 bilhões (aproximadamente US$ 2,3 bilhões), valor bem inferior ao que sempre circulou.

DOERJ 4 de agosto de 2014
A divisão dos aportes de recursos entre as "sociedades" também tem algumas surpresas, tendo sido informado R$ 2,5 bilhões pela mineradora Anglo American e R$ 3 bilhões pela sociedade entre o Sistema Anglo American e a LLX que redundou na Ferroport com R$ 2,5 bilhões.

O release também fala do investimento de R$ 1,3 milhão na rede de linha de transmissão, enquanto a outra linha de 345 Kv teve investimentos de 22,9 milhões.

O comunicado da empresa não fala sobre os motivos da empresa já ter recebido licença do Inea para operação da linha de transmissão de 138 Kv (vide DOE de 07/08/2014) e ainda não ter concluído a instalação de todas as torres, passado os cabos e concluído as subestações para a referida ligação. O blog apurou que o fato se deve a liminares que impediram desapropriações de áreas para as referidas instalações.

O texto da empresa informa que a Prumo atualmente está com um caixa com R$ 310,3 milhões e com endividamento de R$ 2,52 bilhões incluindo os juros e atualização monetária.

Outra surpresa também é a informação de que profundidade do canal 2 será de 10 metros em toda sua extensão (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5 metros). Há várias outras informações oficiais da empresa que se referiam à profundidade projetada deste canal com 18 metros.

Segundo já foi comentado, a Capitania dos Portos (Marinha) já estaria procedendo apuração com batimetria para identificar e confirmar a profundidade nas diversas partes do canal para aí então liberar embarcações para a entrada e navegação no referido canal.

Confiram abaixo o release da Prumo:

Porto do Açu se prepara para entrar em fase operacional
Empreendimento recebeu R$ 483,3 milhões no 2º trimestre de 2014

Terminal Offshore T1 do Porto do Açu. Imagem aérea da Prumo.
Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2014 – A Prumo divulgou hoje (13), os resultados do 2º trimestre deste ano. De abril a junho, o Porto do Açu recebeu investimentos de R$ 483,3 milhões (não incluindo juros capitalizados). Desde o início da construção, em 2007, até junho deste ano, já foram aplicados R$ 5,5 bilhões no empreendimento (não incluindo juros capitalizados). Destes, R$ 2,5 bilhões foram investidos pela Anglo American e pela Ferroport (antiga LLX Minas-Rio) e R$ 3 bilhões pela Prumo.

“Com as obras de construção da infraestrutura do Porto do Açu entrando na sua fase final, o porto se torna uma realidade e os esforços passam a se concentrar na preparação para o início da sua fase operacional. No canal do Terminal 2, a área operacional aguarda as últimas autorizações para começar a gerenciar a entrada e saída de navios de clientes. Estamos muito animados com as perspectivas para este ano e muito atentos para que, tanto a desmobilização das principais frentes de obra, quanto o início das operações portuárias aconteçam dentro da normalidade, mas principalmente com segurança para os nossos colaboradores e fornecedores”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Entre os principais destaques do trimestre, estão as assinaturas de dois grandes contratos. Um com a Edison Chouest, empresa líder no segmento marítimo, para implantação de uma base de apoio offshore e um estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações. E outro com a NFX, JV constituída 50% pela Prumo e 50% pela BP, para ocupação de uma área de 215.079 m² na entrada do canal do Terminal 2.

Investimentos
Do total de R$ 483,3 milhões investidos no 2º trimestre deste ano, R$ 208,1 milhões (não incluindo juros capitalizados) foram aplicados pela Ferroport (joint venture formada 50% pela Prumo e 50% pela Anglo American), responsável pelo desenvolvimento do Terminal de minério de ferro do Porto. O montante foi investido na construção do quebra-mar, dragagem, gestão fundiária e meio ambiente, entre outros. Também foram investidos R$ 1,3 milhão na montagem da rede de energia elétrica da Linha de Transmissão de 138 kV que conecta a subestação de Campos ao Porto do Açu.

Já a Prumo aplicou R$ 307,5 milhões na construção do Terminal 2 (T2) e na construção do quebra-mar do Terminal 1 (T1), e infraestrutura do Porto do Açu. Os valores foram investidos na construção do canal, quebra-mar, construção de cais do Terminal Multicargas (TMULT) e de nossos clientes. Além disso, as obras para implantação da Linha de Transmissão de 345 kV, que conectará o Porto do Açu ao Sistema Interligado Nacional, consumiram R$ 22,9 milhões no trimestre. Houve ainda investimentos em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, gestão fundiária, segurança patrimonial e operação, despesas administrativas, sustentabilidade e pavimentação e manutenção de estradas.

Resultado trimestral
No 1º trimestre, a Prumo apresentou uma receita líquida de R$ 19,4 milhões. O incremento, se comparado ao mesmo período do ano passado, refere-se principalmente aos novos contratos com a Edison Chouest e a NFX. As despesas administrativas foram de R$ 30,2 milhões e ficaram em linha com o verificado no 2º trimestre do ano passado. O resultado financeiro líquido do período foi R$ 27,1 milhões e o lucro líquido no trimestre foi de R$ 2,1 milhões.

A Prumo terminou o 2º trimestre de 2014 com um saldo em caixa e equivalentes de R$ 310,3 milhões e com endividamento de R$ 2,52 bilhões incluindo os juros e atualização monetária.

Porto do Açu
Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).

O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. No terminal de minério de ferro do Porto do Açu, as obras contam com 80% de avanço. O quebra-mar também está em fase final de implantação. Além disso, já estão em fase final de testes, a filtragem e os equipamentos de pátio que farão o empilhamento, recuperação e o carregador de navios para o embarque de minério de ferro. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o final deste ano.

O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que já conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de, pelo menos, 10 metros em toda sua extensão (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carga de projetos, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de E&P e área dedicada à indústria de Petróleo e Gás.

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