segunda-feira, outubro 17, 2016

BRICS cada vez mais sem o "B"

No encontro dos Brics em Goa na Índia, parece que só o Brasil vai ficando isolado. China e Rússia avançaram em vários acordos bilaterais, especialmente na área de energia, sobre gasodutos e negociações de petróleo e gás em suas próprias moedas.

Rússia e Índia anunciaram acordo sobre aquisição por parte da estatal de petróleo russa Rosneft, de uma fatia do controle da petroleira indiana Essar Oil que inclui a infraestrutura portuária desta pelo equivalente US$ 12,9 bilhões.

O acordo e a participação russa chama a atenção por conta das dificuldades enfrentadas pela Rússia com o baixo preço do petróleo e do gás, que representa quase metade do seu PIB.

Hoje a Índia possui a maior refinaria do mundo, construiu nos últimos anos 5 refinarias e importa quase o equivalente à atual produção brasileira de petróleo.

O acordo entre a Índia e Rússia também gerou acordo de uma fábrica de helicópteros russos na território indiano, além de geração de energia elétrica nuclear e questões militares.

Observando as informações de diversas origens sobre a reunião do Brics em Goa se observa que o desconfianças sobre o Brasil se ampliaram enormemente e assim, o país vai ficando isolado. É evidente que o governo temerário e a mídia comercial brasileira se encarregam de passar outra visão distante da realidade.     

Nenhum comentário: