segunda-feira, outubro 24, 2016

Prumo contrata empresa para fazer estudo de um ramal de gasoduto entre Campos e o Açu

A Prumo Logística Global S.A. contratou a empresa capixaba Control Ambiental para fazer um levantamento da área necessária para construção de um ramal de gasoduto, de cerca de 50 km, entre Campos e o Porto do Açu.

Os estudos da área onde passaria o gasoduto tem como referência, o acompanhamento da linha de transmissão (LT) existente entre estes mesmos dois pontos em Campos na chegada da BR-101 próximo à Tapera e o porto.

De certa forma, grosso modo, o traçado teria como referência a ideia daquele antigo Corredor Logístico que previa a LT e dutos de água e gás que a empresa pensou em fazer no auge da apuração de recursos que o Eike Batista estava viabilizando. Hoje, a empresa espera que a rodovia e a ferrovia sejam feitos pelo estado, ou por concessionárias, a partir de licitação dos governos federal e estadual.

Há que se saber o interesse de uso para o gás, mas não é difícil imaginar que ele possa atender à demanda das empresas instaladas junto ao Porto do Açu e também atender a um projeto de geração de energia elétrica - com uma ou duas turbinas inicialmente - numa usina termelétrica (UTE).

Antes, já houve aceno da Prumo em ter acesso a gás vindo diretamente das plataformas, com acordos que poderia envolver a Shell/BG que hoje tem negócios de transbordo de petróleo no Açu. Porém, um ramal de 50 km entre Campos e o Açu pode ser menos caro para atender a uma demanda inicial.

Há que se recordar ainda que o ramal de gás que passam por Campos em direção ao Espírito Santo e Bahia (chamado GASCAV) é alimentado a partir da Unidade de Processamento de Gás Natural, de Cabiúnas, Macaé que hoje é o maior polo de gás do país.

Veja mais detalhes em nota do blog aqui no dia 15 de maio de 2016. Abaixo o mapa da malha de gasodutos da região Sudeste publicado em nota deste blog no dia 30 de agosto de 2016.

Além disso, também é oportuno registrar que o fundo financeiro canadense Brookfield tem participação acionária na Prumo (veja nota do blog aqui em 14 de outubro de 2015) e liderou a composição de um consórcio que fechou, no início de setembro, a aquisição de toda a malha de gasodutos (Nova Transportadora Sudeste- NTS) de cerca de 2,5 mil quilômetros que pertencia a uma das subsidiárias da Petrobras.

Assim, observando as diversas pontas soltas das informações fragmentadas é possível compreender a lógica que está por trás destas informações. A empresa Control Ambiental fez algumas contratações para executar o trabalho encomendado. Para isso está fazendo pesquisa de campo, medições e conversas com proprietários localizados em área, onde planejam projetar o gasoduto.





























PS.: Atualizado às 00:22: O ministro de Minas e Energia anunciou hoje, que o diretor de óleo e gás da Prumo, Decio Oddone foi indicado pelo governo para ocupar uma das diretorias da ANP, em substituição à vaga da Magda Chambriad, atual diretora-geral que está com seu mandato vencendo. Oddone é uma indicação dos setores privados, apesar de ter sido funcionário da Petrobras. Assim, as "coincidências" seguem o seu curso na atualidade.

Nenhum comentário: