sexta-feira, outubro 21, 2016

Prumo anuncia condomínio logístico-industrial e centro de convivência para o Porto do Açu

Em comunicado hoje ao mercado, a Prumo Logística Global S.A., controladora do Porto do Açu, no Norte Fluminense, anunciou dois empreendimentos que serão instalados em sua retroárea portuária: um condomínio logístico industrial e um centro de convivência.

O condomínio logístico industrial vem aprofundar o negócio de aluguel (ou arrendamento) de áreas. O empreendimento vem tentar suprir a lacuna deixada pelo Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), elaborado numa parceria da LLX (atual Prumo) junto com a companhia estadual Codin.

O DISJB suscitou a desapropriação de mais de 500 pequenos proprietários rurais e outros 2 mil donos de terrenos em loteamento no balneário, mas não avançou. Seja pela ausência de infraestrutura previsa no processo de licenciamento - como arruamento, iluminação, água e esgoto - ou pela suspensão dos projetos do estaleiro, siderúrgicas, cimenteiras entre outras.

Assim, o projeto de instalação do condomínio logístico-industrial vem atender à demanda por bases logísticas para apoio offshore, que incluiria também galpões e mais infraestruturas. O objetivo é o de receber empresas do setor de petróleo que estão vindas de Macaé para o Açu com o espichamento do Circuito Espacial do Petróleo até o Açu, sobre o qual já comentamos aqui, por várias vezes.

O blog já comentou aqui, em nota no dia 22 de julho de 2015, que hoje existe em Macaé, um total de sete condomínios, ou parques logísticos industriais em funcionamento ou em fase de final de licenciamento junto ao Inea.

O projeto do condomínio logístico industrial foi anunciado como um parceria com o fundo de investimentos RB Capital. Os empreendedores divulgaram a previsão de investimentos de R$ 220 milhões, a disponibilização do mesmo no 1º semestre de 2018, com uma área locável de 340 mil m², dentro de um terreno total de 465 mil m².

O outro empreendimento que foi anunciado foi um centro de convivência que teria 8 mil m² de área total, sendo 2 mil m² de área bruta locável para ser instalado junto aos terminais portuários com o objetivo em aluguel de salas, lojas, posto de gasolina e um centro médico.

O centro foi projetado para ser instalado junto à área prevista para um hotel, em projeto desenvolvido por outra empresa do setor imobiliário, a InterRio. Veja abaixo a planta de empreendimentos da Prumo no Porto do Açu, segundo apresentação corporativa de setembro de 2016.

O Centro de Convivência foi anunciado como uma parceria entre a Prumo e a empresa do setor imobiliário Euro Urbanismo e prevê investimentos de R$ 3 milhões, com operação prevista para o 2º semestre de 2017.

Interessante observar como os negócios que avançam na retroárea do Porto do Açu estejam fortemente vinculadas ao setor imobiliário, com ganho rentista, pela locação e com aportes de fundos financeiros. Há que se acompanhar os desdobramentos.

Porém não se pode deixar de registrar que estas áreas forma obtidas em boa parte com desapropriações feitas pelo governo - e agora com usufruto privado - de pequenos proprietários rurais e de donos de terrenos de loteamentos. A maioria até hoje não recebeu nenhum centavo por estas áreas.
PS.: Atualizado às 16:28: Para ajustar e corrigir a redação.


Nenhum comentário: