quinta-feira, outubro 13, 2016

Setor de tecnologia ganha valor e simultaneamente gera menos empregos

Em uma década e meia (2000-2015) a evolução dos sistemas tecnológicos aumentou o valor das empresas em 80%, enquanto o número de emprego caiu 22%.

Os dados são do Wall Street Journal e se referem às 5 maiores empresas do setor nos EUA, que em 2000 eram a Cisco, Intel, IBM, Oracle e Microsoft, enquanto em 2015: a Apple, Alphabet, Microsoft, Facebook e Oracle. Como se vê, em 15 anos, só duas das cinco maiores permaneceram no ranking das maiores.

Esta análise é setorial e comparativa entre as maiores e não por porte das empresas. Como as menores empresas geram mais empregos haveria que se pesquisar a evolução também nelas e não apenas nas grandes corporações. Porém, é bem provável que também entre estas a proporção de empregos no setor de tecnologia tenha se reduzido.

Em termos de valor as cinco maiores empresas do setor valiam em 2015, a bagatela de US$ 1,8 trilhão com 22% de trabalhadores a menos. As empresas se transformam em grupos e corporações. 

A seguir se transformam em oligopólios e o passo seguinte é o de serem controladas pelos fundos financeiros. Assim, ficam cada vez mais distantes do mundo material e voltadas para grupos menores. Onde isto vai parar é uma grande incógnita. Ou não! 

Nenhum comentário: