quarta-feira, agosto 08, 2018

A indústria bancária está desesperada com as eleições presidenciais: por que será?

Os bancos e os banqueiros estão em campanha eleitoral. Eles não são candidatos, mas têm aqueles a quem apoiam.

Interessante ver que os banqueiros agem abertamente, exigindo as mesmas coisas que são faladas pelos candidatos do mercado: reforma da previdência; garantias aos investidores e não reversão das medidas do Temer pró-mercado como a reforma trabalhista, limite de gastos na saúde e educação, perdão de multas, manutenção de subsídios e isenções fiscais, privatizações, etc.

Os banqueiros querem ainda a privatização dos bancos públicos (BB e CEF).

Alckmin e Bolsonaro já aceitaram conceder quase tudo isso, mas agora, os banqueiros estão nervosos, porque deixaram de ter a garantia de vitória eleitoral dos seus protegidos e financiados.

Os banqueiros não abrem mão da manutenção dos juros altos e da concentração do sistema bancário em poucos bancos.

O banqueiros temem o impulso ao crescimento econômico a ser dado por um possível vencedor que não sejam os seus financiados.

Os banqueiros reclamam deste cenário de "incerteza política", porque para eles eleição é dar o poder a quem lhe atende suas exigências e interesses. Eleição boa para eles é só com um resultado.

Assim, os banqueiros estão pagando cada vez mais pesquisas eleitorais e estudos de cenários às consultorias corporativas para avaliação dos riscos.

Um destes estudos é da consultoria S&P “O que está em jogo para os bancos brasileiros diante das eleições presidenciais” pago pelo que chamam de “indústria bancária” (Brica, na sigla em inglês).

Diante dos riscos, os bancos e fundos financeiros já estão movimentando o capital em estratégias que chamam de mais conservadoras e com menores riscos.

Assim, os bancos já estão priorizando a concessão de empréstimos consignados e financiamentos imobiliários.
Isto explica a decisão do Temer na semana passada para aumentar o limite para financiamento da casa própria.

Não tem nada de atender às pessoas e à população. Bem assim, um governo e candidatos que seguem as ordens dos bancos.

O espanto dos banqueiros já é tão grande, que estão até convencendo os tomadores de crédito a terem cautela e suspendendo e adiando projetos. Fato que vem contribuindo para a redução das operações bancárias. A estratégia é a de assim ajudar a criar um ambiente em que o mercado pressiona o eleitor.

Mesmo que a grande maioria dos eleitores nada tenham a ganhar com esta posição e interesses dos banqueiros.

Porém, a força de convencimento dos banqueiros todos sabemos que é muito grande. Com argumento$ e conteúdo$ de toda $orte.

Enfim, azar de quem seguir esta mesma cartilha. A não ser que seja também banqueiro e/ou forte rentista.

Mas, pensando bem: por que será que os banqueiros estão tão desesperados com as eleições presidenciais?

Nenhum comentário: