terça-feira, fevereiro 27, 2007

Ibama avalia SJB

A prefeitura divulgou imagens aéreas feitas do helicóptero do Ibama, que sobrevoou a área do município mais atingida, pela enchente do rio Paraíba do Sul. Depois de mais de um mês das cheias vê-se, que as conseqüências foram significativas para as áreas atingidas, mas é preciso uma avaliação mais séria do acontecido, assim como a elaboração do plano de contingência precisa levar em conta as verdadeiras causas para evitar novos eventos.

O release da Secretaria de Comunicação Social da PMSJB diz:
"Durante mais de duas horas, a chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Maria Leia Xavier, fez um sobrevôo de helicóptero sobre o município de São João da Barra para levantar toda situação pós-enchente de janeiro deste ano. Ela estava acompanhada dos secretários de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, de Meio Ambiente, Marcos Sá e ainda do coordenador de Defesa Civil, Felício Medeiros.

Segundo o coordenador de Defesa Civil uma das finalidades foi também dar andamento ao novo plano de contingência e mapeamento de áreas de risco, avaliar perdas nas lavouras e o assoreamento do Canal Quitinguta, onde dragas liberadas pela Superintendência de Rios e Lagos (Serla) estão trabalhando. "Foi um sobrevôo bastante proveitoso. Cada secretaria pôde ter uma noção mais exata como tudo está após a enchente", conta Felício.

Agora, o próximo passo será fazer uma reunião de todo o secretariado para cada um apresentar um balanço do período considerado crítico devido às fortes chuvas que atingiram São João da Barra no início de 2007. A intenção é apresentar um plano cujo objetivo é recuperar os estragos provocados pelas águas do mês passado quando 80% da área do município ficou quase dentro d’água. Na época, o Rio Paraíba do Sul subiu até 11,5 metros."

Nenhum comentário: