segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Novo produto pode aumentar eficácia na lavoura da cana-de-açúcar

O também parceiro deste blog, Ronaldo Araújo, especialista na área manda uma notícia gerada na sempre eficiente Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que divulga uma novidade interessante, para o cultivo da cana-de-açúcar:

“A utilização de molibdênio no plantio de cana-de-açúcar pode provocar uma grande economia de fertilizantes nitrogenados, além de aumentar o rendimento da lavoura. Isto é o que demonstra pesquisa, realizada pela Embrapa Agrobiologia, de Seropédica, RJ, durante oito anos. Em alguns casos, houve até mesmo dispensa do uso de fertilizantes nitrogenados durante quatro anos de vida da planta.”

“Segundo informações da assessoria de comunicação da Embrapa Agrobiologia, os pesquisadores constataram que a aplicação de molibdênio no solo (molibdato de amônio, 500g/ha) pode apresentar maior eficácia em área com baixa disponibilidade deste micronutriente. De acordo com a pesquisa, a aplicação foliar dessa substância gera uma economia de até 50% de fertilizante nitrogenado.”

“Os melhores resultados foram obtidos em lavouras localizadas em solos de tabuleiros costeiros, como em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro. O molibdênio é um metal essencial para o processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).”

Nenhum comentário: