segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Lamentável

Há que se lamentar, o acidente ocorrido ontem, por volta das 15:30, que matou 4 operários na ponte que está sendo construída pelo governo estadual sobre o rio Paraíba do Sul em Campos. Já disse aqui em nota, quando do acidente no Centro de Convenções da Uenf, que acidentes não acontecem, eles são causados e normalmente, eles não têm uma única causa e sim, uma seqüência similar ao que se chama de efeito dominó ou cascata.

Ainda sei muito pouco sobre esta ocorrência, mas acredito que ao se levantar a árvore de falhas para se analisar as causas, muito provavelmente se verificará um elenco de situações e fatores contributivos para a ocorrência. Ao contrário, de antes, em outubro e novembro, quando a velocidade para a conclusão tinha como demanda um fato político, agora, depois da interdição da ponte Gal. Dutra e os problemas de manutenção nas pontes Barcelos Martins e na Saturnino de Brito, a demanda passou a ser, de toda a comunidade. Ainda assim, não há como não se considerar esta como a primeira das causas.

Interessante ainda observar, que ao contrário de outros acidentes, especialmente na construção civil, este não se deu pelo não uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e sim, exatamente, pelo que se sabe agora, pelo seu uso. De forma trágica, a morte dos operários se deu por afogamento, por conta dos mesmos estarem preso, pelos cintos, em uma das vigas tombadas, sobre o leito do rio levando junto, os operários que não conseguiram se desvencilhar dos mesmos embaixo d'água.

Abaixo dois registros feitos pelo permanente colaborador do blog Isaac Esquef. O blogueiro esteve ontem à tarde e à noite off-line e por isso não postou, as imagens enviadas ainda ontem por ele, pouco tempo depois da ocorrência.


Nenhum comentário: