quarta-feira, agosto 08, 2007

Enxugamento e qualidade nas empresas de ensino S.A.

Depois da Estácio, agora foi a vez da Universo. Objetivando reduzir cursos, a universidade, com filial também em Campos, decidiu, neste início de semestre, demitir todos os coordenadores de curso. Por enquanto, a queixa maior é dos próprios, porque foram demitidos depois de realizarem o trabalho de distribuição de horários e turmas para o segundo semestre deste ano. Sendo assim, além de perderem as gratificações pelo trabalho de coordenação ficaram sem aulas para manterem, pelo menos parte, dos seus salários. O pior é que o ato da direção da universidade não pode nem ser considerado dispensa com indenizações, porque há algum tempo, as atividades de coordenação já vinham sendo feitas através de contratos temporários de prestação de serviços. Dizem, que estas empresas de ensino, ao fazerem estas chamadas “reestruturações produtivas” em suas gestões estariam se preparando, para tentar entrar no mercado de ações (S.A.) onde o resultado esperado é sempre e exclusivamente o financeiro. Por parte dos alunos, um dos chamados “clientes” deste prestador de serviço de ensino, pode ser que, só no médio prazo, eles venham a perceber, a reduções de qualidade nos serviços contratados. Talvez, nem isto ocorra, se o objeto de seus desejos seja, não uma formação de qualidade e sim, uma simples certificação ou diplomação. Depois, a bola da avaliação do profissional fica com o outro cliente deste prestador de serviço, o mercado de trabalho. Só que aí, a universidade S.A. já embolsou a sua parte. O MEC com a sua função de regulação, onde tem atribuições como de autorização, reconhecimento, avaliação entre outros, deveria acompanhar tudo isso mais de perto, até porque, entre os itens de avaliação da universidade e dos cursos está a formação e a produção acadêmica dos coordenadores de curso. Bom que os futuros alunos destas empresas se informem sobre todo este processo antes de escolher, ou melhor, contratar estes serviços.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sobre as universidades, nós já sabemos que sempre funcionou assim por uma questão de requisitos. Isto porque sempre o que se busca otimizar são os lucros, sem vínculos de qualidade.

Sobre os alunos, infelizmente educação não é para todos. Por mais que façamos esforços, quantos de nós realmente tem o prazer de estudar por um propósito maior?

Roberto Moraes disse...

Caro Alexandre,

Concordo, tanto a respeito da observação dos lucros, quanto com a falta de interesse no estudo.

Neste aspecto vejo que vivemos um momento complexo. A sociedade cada vez mais se baseando em símbolos e imagens. As informações (corretas, erradas ou distorcidas) chegando quase on-line têm produzido, de forma negativa, a idéia de que o aprendizado é desnecessário porque qualquer informação pode ser acessada.

A leitura da gênese deste erro está na idéia, de que é preciso estudo, conhecimento contínuo para se poder filtrar o certo do errado, assim como formar e não copiar opiniões.

Infelizmente, com a baixa qualidade da maioria das aulas, nas nossas diversas instiutuições, de diferentes tipos e níveis, a conclusão de que o estudo é desnecessário acaba sendo a realidade.

Infelizmente não se tem a visão das aulas como espaços de debtes,de cofrontação como meio de aprendizado e assim as aulas são chatas e...

Ainda assim é preciso ser otimista, embora seja dispensável, a mediocridade.

Agradeço pelo comentário.
Abraços,

Anônimo disse...

Caro Roberto
Este artigo seu sobre as Universidades S.A. veio confirmar sobre o que penso sobre educação
"vendida" a preço barato para obtenção de lucros mais altos, tão comum hoje...Parece que tal "filosofia" está contaminando algumas instituições de nossa cidade e isso é por demais ameaçador para a formação profissional e para a educação em geral. Acho mesmo que é uma espécie de " maldição" que se espalha como praga.. Concordo plenamente como o que afirma o o escritor, cientista e psiquiatra Augusto Cury, o educador tem que ser fascinante e tem que produzir fascínio. Tem que ser um sonhador e fazer sonhar... Tem que ter paixão e comunicar paixão. Como uma boa universidade ou uma boa escola pode fugir dessa destinação? Obrigada pelos seus cometários sempre oportunos. Hilda M. Tavares

Roberto Moraes disse...

Profa. Hilda,

Agradeço pelo comentário e pela presença no blog.

Abs,