terça-feira, maio 18, 2010

9 anos do Arquivo Público Municipal de Campos

Acontece nesta terça-feira, dia 18 de maio, o aniversário do 9º ano do Arquivo Público Municipal. A partir das 16 horas, uma solenidade marcando a data do início das atividades do Arquivo Público Municipal acontecerá no Palácio da Cultura. Por lá, além de uma exposição dos trabalhos realizados nos diferentes setores do Arquivo Público, será lançado o Caderno "Campos Capital? Os interesses econômicos e políticos distantes do povo" e também acontecerá uma palestra com o diretor do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Carlos Bacellar que explanará sobre as atividades realizadas em sua instituição. Ao final, a tradicional dança de origem africana Jongo encerrará as atividades. Entre os dias 19 e 21, das 13 horas às 17 horas, o Arquivo Público Municipal oferecerá o Curso de Conservação de Livros e Documentos. Totalizando 12 horas, o curso visa atender as necessidades de estudantes das Ciências Humanas, pesquisadores e interessados na conservação de acervos particulares. o Arquivo Público Municipal criado pela Lei nº 7.060 de 18 de maio de 2001 e funciona no Solar do Colégio instalado na estrada de Tocos*, na famosa Baixada Campista, em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, em 20 de maio de 1946 e desapropriado pelo governo do estado em maio de 1977. *PS.: Atualizado às 10:32: Corrigida a informação sobre a localização do Solar do Colégio antes postada.

2 comentários:

Paulo Pintor disse...

O Solar do Colégio, fica na Estrada de Tocos ou Rod Sergio Viana Barroso, a localidade é também chamada de Co léginho, é conhecido como Santo Inacio do Colégio, atual Arquivo Público Municipal. Em São Sebastião não existe este Arquivo.

keto disse...

Caro Roberto,
Por que será que estas comemorações não acontecem na sede do próprio Arquivo Público?
Seria uma ótima data para o Governo Municipal mostrar a nossa sociedade o que vem fazendo para preservar nossos documentos históricos.
Talvez não façam lá porque os banheiros não têm água... ah sim, pode ser também em virtude de que à maioria dos documentos está se perdendo e não foram ainda micro filmados ou digitalizados de alguma forma para a preservação futura.
Senhora Prefeita que tal ao invés de festa reservar um pouquinho deste nosso dinheiro para investir em melhorias no próprio Arquivo Municipal.