quarta-feira, maio 26, 2010

Estudo do Ipea sobre Portos

O professor Luiz Pinedo enviou ao blogueiro, e eu reparto com a comunidade de leitores do blog, o documento do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas) ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Comunicado Nº 48, da Série, Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, intitulado: "Portos Brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas". Assim a introdução do Comunicado que se planeja ser um capítulo de um livro sobre Infraestrutura Econômica com cerca de 700 páginas. Este comunicado sobre os portos, assunto que cada vez mais será parte da nossa realidade, tem no início da introdução:
"Este capítulo tem como objetivo apresentar as principais questões econômicas e institucionais que têm envolvido os portos brasileiros nos últimos anos, inclusive planos e programas desenvolvidos com o intuito de alavancar o setor, além da apresentação de projeções e cenários para os próximos anos. O estudo se justi!ca pela importância que o setor portuário tem para a economia brasileira em geral e para o comércio internacional em particular, em que a participação dos portos na relação comercial brasileira com o resto do mundo chegou a aproximadamente 80% em 2008."
Entre os dados apresentados no estudo é possível constatar que "os investimentos do PAC para aplicação no setor portuário brasileiro, inclusive acessos (R$ 9,85 bilhões), correspondem a apenas 23% das necessidades totais para atendimento aos gargalos identificados (R$ 42,88 bilhões). É fundamental que as obras do PAC sejam executadas segundo seus cronogramas, para que o país não passe por um colapso do sistema portuário."
O IFF, planeja junto da Uenf, da UFF e da PMSJB e se possível, também da PMCG, organizar para o 2º semestre um seminário "O Porto e a cidade" para debater as relações entre o Complexo Portuário e as cidades de nossa região. Por conta disso, as leituras eo aprofundamento sobre a questão é importante para que estejamos mais antenados com a questão portuária, em suas diversas nuances. Sobre os investimentos no setor o blog publica estes dois gráficos do estudo do Ipea e disponibiliza aqui o link para download deste comunicado de 60 páginas.
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

3 comentários:

AngelMira disse...

Professor, não consegui acessar o docto p link disponibilizado. Poderia me enviar o docto p email?

Grata

Roberto Moraes disse...

Cara Angeline,

O link do documento:
http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100517_comunicadodoipea_n_48.pdf

Sds.

Roberto Moraes disse...

Repetindo:

http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100517_comunicadodoipea_n_48.pdf