sábado, maio 29, 2010

Basquete feminino e volley masculino do IFF vencem JIFs em Brasília

Em finais disputadas neste sábado, as equipes de basquete feminino e volley masculino do IF Fluminense (ex-Cefet Campos) sagraram-se campeãs nacionais dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) que se encerram hoje, em Brasília. O JIFs é a etapa final dos jogos, disputados em onze modalidades, onde cada IFF participa de duas delas, a partir de uma seleção regional, dos jogos conhecidos como JIFETs. Pelo regulamento cada estado, independente do número de IFs poderia participar com no máximo 80 estudantes. Os Jogos Brasileiros das Instituições Federais (JIF) 2010 integram as comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Esta etapa nacional reuniu em Brasília, entre domingo, 23 de maio e este 'sabado, 29 de maio, cerca de 2 mil atletas dos 26 estados e do Distrito Federal. Em modalidades coletivas o IFF participou e conquistou o título de campeã das duas equipes que participou. Veja abaixo a matéria sobre as dias conquistas no portal do MEC. Apenas a lamentar a falta de compreensão, de que nós moradores do interior do estado do Rio de Janeiro, somos fluminenses e não cariocas. Parabéns, aos atletas, técnicos e a comissão técnica do IFFluminense: Do portal do MEC: "O placar da vitória do Rio de Janeiro sobre o Ceará terminou em 43 a 22. As cariocas estiveram à frente durante todo o jogo. O tricampeonato foi festejado com lágrimas pela a estudante Maria Alice Camacho, 17 anos, única a sentir o sabor do ouro nas três edições dos JIF. “A cada edição os jogos ficam mais competitivos. A vitória é resultado de muito esforço e dedicação. Agora, vamos brigar pelo o tetra”, comemora.

O técnico do time carioca, Ricardo Reis, conta que o treinamento da equipe começou em 2007, quando foi implantado o basquete no Instituto Federal Fluminense. Os resultados já começaram a aparecer em 2008, na primeira edição dos JIF. “Essas meninas têm muita garra. Elas estudam dois períodos, pois fazem o médio e o técnico em horários diferentes, e ainda treinam diariamente”, revela.

Depois de dois vice-campeonatos, o Rio de Janeiro soltou o grito de campeão. "Batemos na trave duas vezes e desta vez o grupo estava ainda mais concentrado para conquistar este título", destacou o capitão carioca, Raniere Gomes, de 20 anos, aluno do curso técnico em mecânica no Instituto Federal Fluminense. O técnico Wellington Venâncio apontou o entrosamento da equipe carioca que treina e joga junta há três anos e chegou invicta à final dos JIF 2010. "Estamos crescendo com a própria competição. Não perdemos nenhum set nesta edição do torneio e conseguimos chegar ao título". Focados, os cariocas começaram o jogo em ritmo acelerado e conseguiram barrar o ataque amazonense no bloqueio. Raniere, de 1,89m, e João Vitor, de 1,96m, puxaram o 'paredão' e o Rio venceu o primeiro set por 25/18. Mas os amazonenses não se entregaram, quebraram o passe carioca e tomaram a dianteira no placar para empatar o jogo (25x23)."

Veja mais detalhes e resultados dos JIFs clicando aqui.

3 comentários:

Luís Carlos disse...

Professor é sabido que desde do tempo que ainda era Escola Técnica o IFF matricula alunos, bons nestes esportes só para poder participar dos jogos. Depois trancam a matrícula até o próximo ano. Na verdade não são estudantes do IFF e sim desportistas em sua maioria escolhidos pelos professores que se matrucularam para jogar.

Roberto Moraes disse...

Caro Luís Carlos,

Para mim esta é mais uma acusação sem provas. Não há matrículas sem que seja pelo pelo processo seletivo. Isto é querer desqualificar mais esta conquista, que mais que uma vitória numa competição nacional é a comprovação da importância desta importante ferramenta de formação educacional dos alunos que pelo IFF passam.
Sds.

João Vitor disse...

A falta de informação é a principal causa dos acontecimentos de hoje!
Como uma pessoa totalmente leiga do assunto faz um comentário absurdo desse. Destratando da instituição e de seus alunos que lá competiram!
É inadmissível ler coisas banais dessa forma!
João Vitor Atleta de Vôlei do IFF!