quinta-feira, maio 20, 2010

"Protocolada área física do Distrito Industrial de SJB"

Texto e foto do release enviado ao blog por Bruno Costa da Secretaria de Comunicação Social da PMSJB: "Protocolada área física do Distrito Industrial de São João da Barra" "Mais um importante passo para a estruturação do desenvolvimento de São João da Barra foi dado nesta quarta-feira (19) quando o subsecretário de Estado de Urbanismo do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, protocolou junto à Prefeitura o projeto da área física do Distrito Industrial. A geografia do projeto foi desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – Codin, atribuição delegada pelo decreto estadual no 42.422, de 26 de abril de 2010, do governador Sérgio Cabral, no qual ressalta a experiência e a vocação estatutária da companhia para implantar os distritos industriais estaduais.
- A Codin é o órgão habilitado e adequado para formatar como será distribuído geograficamente o Distrito Industrial de São João da Barra. Estamos protocolando o projeto para que os técnicos da Prefeitura possam examinar de acordo com a legislação municipal e com as regras de parcelamento de solo. Este é um procedimento formal e oficializado agora - informa Loureiro.
Vicente acrescenta que este projeto prevê largura de ruas, áreas doadas para serviços e interesse público, características físicas, área destinada à arborização e gramado, área de lazer e um terminal rodoviário. “São 70 milhões de metros quadrados que precisam ser planejados para que possamos mitigar ao máximo os impactos. Por meio deste planejamento podemos identificar localização de subestações de energia, de tratamento de afluentes, a área verde e os equipamentos sociais. É importante ressaltar que neste momento não estamos falando de siderúrgica, cimenteira, e sim da planta física do espaço”, explica.
O subsecretário esclarece que todos os cuidados estão sendo tomados para que não se cometam erros do passado. “Esta geometria, este partilhamento territorial visa absorver não apenas os grandes empreendimentos, mas também os médios e pequenos negócios. Os técnicos da municipalidade poderão fazer ajustes e observações. São João da Barra terá um crescimento econômico acentuado num curto espaço de tempo. Haverá transformação econômica, social e urbanística expressiva. Queremos que tudo ocorra de modo sustentável e seguro”, finaliza Loureiro.
Segundo a prefeita Carla Machado, a partir de agora se inicia um estudo minucioso sobre o documento que retrata geograficamente o Distrito Industrial de São João da Barra. Na semana passada, em reunião com o governador Sérgio Cabral, técnicos do governo estadual e da Prefeitura, Carla destacou a importância de as decisões serem tomadas em conjunto. A prefeita reivindicou ainda que 6,5% da área do Distrito Industrial sejam disponibilizados para que o Município possa constituir o seu próprio Distrito, abrindo espaço para pequenas e médias empresas do setor de serviços.
- Nossa equipe irá debater todos os itens do projeto para que possamos chegar a um denominador comum tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a questão social e ambiental. Não abrimos mão do desenvolvimento sustentável. Queremos atrair empresas, mas temos uma preocupação especial com questões muito particulares, relacionadas ao uso e parcelamento do solo em São João da Barra. O que precisamos é encontrar um denominador comum entre o desenvolvimento pretendido e a sustentabilidade, afirma."
Sugestão do blog:
Mesmo, sem conhecer os detalhes da proposta e nem o mapa do que poderá ser o Distrito Industrial no município, é interessante, além de verificar as questões referentes aos impactos e às comensações ambientais necessárias à aprovação de um projeto como este, seria interessante analisar a viabilidade de reservar uma área para um futuro "parque tecnológico" junto do espaço para as pequenas e médias empresas.

Nenhum comentário: