segunda-feira, maio 31, 2010

Servidor reclama de recebimento de e-mail

O blog recebeu por e-mail a reclamação do servidor público municipal de Campos que, apesar de se identificar, solicitou que seu nome fosse preservado, para não sofrer perseguições: "Boa noite Roberto Moraes, Recebi o e-mail em anexo do Sr. Suledil (Secretária Municipal de Controle e Orçamento). Porém, não conheço o mesmo a não ser de nome. O único jeito dele saber meu e-mail é pegando os dados preenchidos no re-cadastramento realizado pela Prefeitura esse mês. Questiono o seguinte, não seria ilegal a obtenção do meu e-mail para fins de politicagem por meio de um banco de dados oficial da prefeitura??? Repito, a única forma desse senhor conseguir meu e-mail seria através do banco de dados que a prefeitura criou dos funcionários. Outro fato grave é que o referido Suledil não é do RH, é do Orçamento, ou seja, de uma área que não tem nada a ver com os dados pessoais dos funcionários municipais. Digo mais, se ele consegue ter acesso ao meu e-mail, quem garante que não vai ter acesso ao meu CPF, ao meu título de eleitor... Esses dados eram para ser sigilosos. Aviso também que consultei alguns amigos que também receberam o mesmo e-mail. Peço que o sr. divulgue em seu blog, mas sem referência a minha pessoa, pois temo possíveis retaliações. Att."

9 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, o Sr. Suledil também passa e-mails em massa de assuntos politicos, no e-mail corporativo da propria prefeitura, esse é puxa saco mesmo. Quanto a ilegalidade, aqui na terra goitacá, está mais que provado que vale tudo.

Anônimo disse...

Eu também sou funcionário, recebia e-mails do Sr Suledil, por uma conta google. Quando fiz meu recadastramento não informei meu email.
No mês passado expressei minha vontade de não receber mais esses emails e fui prontamente atendido.

Bezerra da Silva disse...

Se gritar pega ladrão... não fica um meu irmão...
Se gritar pega ladrão... não fica um meu irmão...

Bezerra da Silva

Anônimo disse...

Isso não é novidade nenhuma!
Estão acostumados com esses métodos.

Adamastor disse...

Roberto, acho que faltou exibir o conteúdo do e-mail que ele recebeu. Ou pelo menos informar o assunto do e-mail.
Também tive essa impressão que esse cadastro foi feitos com intentçao que não era a do bem comum e sim para ser usado para fins políticos.

Anônimo disse...

Tem que denunciar ao TCE, ao MPE no Rio ....Remete uma cópia do e-mail para eles .... eles estão infringindo a Lei, eles não podem mandar e-mails a não ser que a pessoa autorize a receber ....

Anônimo disse...

NESTE ULTIMO CADASTRAMENTO A PREFEITURA PEDIU EMAIL DOS FUNCIONARIOS E TITULO DE ELEITOR TAMBEM (ELES FALAM QUE PRECISA DE TODOS DOCUMENTOS)
ACHEI ESTRANHO POIS SE ERA PARA PEDIR TODOS DOCUMENTOS NAO PEDIRAM O CERTIFICADO DE RESERVISTA
FRANCAMENTE TRABALHO NA PREFEITURA A 7 ANOS ELES SABEM MAIS DE MIM QUE EU MESMO QUANDO ENTREI DEI TODOS MEUS DOCUMENTOS XEROCADOS PARA ELES
...ESSE JA EO O SEGUNDO CADASTRAMENTO DO GOVERNO ROSINHA

Anônimo disse...

Querido professor,

É tão simples bloquear e-mail que vejo uma tempestade em um copo d'água.

Anônimo disse...

Sr. Último Anônimo

O problema, como ficou claro no texto, não é receber e-mails.
O problema é que o Sr. Suledil está tendo acesso a dados que não deveria ter. Se ele tem acesso ao e-mail dos funcionários também tem acesso ao CPF, ao Titulo de Eleitor, ao RG, ao PIS/PASEP, ao Endereço, ao Telefone...
O Sr. percebe o quanto isso pode ser "perigoso". Esses dados eram para ser sigilosos e deveriam ser usados para fins profissionais da prefeitura e não para quaisquer outros fins.