quarta-feira, junho 30, 2010

A desitência de Garotinho: surpresa ou estratégia?

Não há nada errado no professor ser candidato ao governo estadual. O que me chama a atenção é ver uma decisão ser tomada isoladamente, sem a participação, sequer do partido. Razões há, mas é pouco provável que as verdadeiras venham à tona, apesar da promessa feita neste sentido, no blog do ex-governador, de onde foi retirada a imagem ao lado, do professor Fernando Peregrino junto com Garotinho e sendo cumprimentado pela Rosinha.
Como fica o quadro eleitoral sem a sua participação ainda é uma icógnita. É inegável que suas chances eram muito remotas, mas, também é inquestionável, que o ex-governador seria um concorrente de peso, pela sua experiência nas disputas majoritárias, e na fala direta para o povo, a quem consegue sensibilizar em ondas, jogando ao centro, quase sempre, a disputa do pobre contra o rico.
É provável, que tenha vislumbrado, após a concessão da liminar de ontem (para o bom entendedor, a sentença era testemunha) o quadro que se avizinha em termos de cumprimento do rodo da "Lei Ficha Limpa".
Sua desitência em cima da fita faz um estrago, em termos de prejuízos aos candidatos que apostaram na sua liderança, como candidato ao governo do estado. O caso dos candidatos locais é apenas uma parte deste iceberg que a medida provoca.
Mais que nunca o aceno é para a luta pela preservação do mandato da esposa Rosinha no cargo de prefeita de Campos. É consequência natural a observação de que esta luta se tornará uma obstinação, da mesma forma, que começa a apostar em sucessão política, embora, possa ter atirado na sucessão do adversário que se tornou ferrenho, o atual governador Sérgio Cabral.
Não há mais como lançar mais candidatos. Difícil acreditar que o professor, candidato de última hora, possa, impedir, agora a vitória no 1º turno de Cabral. O voto útil, Cabral ou Gabeira, será feito irreversivelmente.
É evidente, que pela paixão que o ex-governador promove, na forma de fazer política maniqueísticamente, comigo ou contra mim, que a disputa agora tenha ficado menos emocionante, mas nem por isso, interessante.
O ex-governador assim como todos nós, colhe na vida o que plantou: amizades e inimizades, apoios e resistências, isto não é o problema, porque quem não age assim, não vive e a sociedade muitas vezes, tende a ser assim muito hipócrita e desejosa de pessoas, insosas e sem posição.
O problema não são as causas que abraçamos, mas os limites que impomos ou não impomos à prática política que se escolhe seguir. Isto fez Garotinho mudar a sua tática. As pistas do caminho que ele vai seguir já começaram a ser indicadas. É só saber ler e ouvir.
PS.: Atualizado às 21:48: Leia aqui a postagem em que Garotinho explica a sua desistência.

4 comentários:

Paulo R. disse...

Caro professor,
mais uma vez, essa é a hora que eu chego da faculdade, estou vendo toda essa movimentação da convenção do PR, mais por outro lado, e da mesma forma que foi ontem a noite, está sendo agora no TSE,
"Rosinha Garotinho e seu vice recorrem ao TSE para suspender cassação
30 de junho de 2010 - 20h28
[Existe documentos relacionados a esta notícia] Ver Arquivos

Chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta quarta-feira (30) ação cautelar ajuizada pela prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho e por seu vice, Francisco Arthur de Oliveira.

direto do site do TSE, é só conferir, e pelo visto sai ainda hoje a liminarceksin

FELIPE disse...

NEGOCIOU O MANDATO DE ROSINHA,ELA FICA NO CARGO
E ELE NÃO VEM CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO!

Provisano disse...

As 5:13m da tarde, enviei um comentário, caro Professor, para esse prestigiado blog, em outra postagem que reproduzo abaixo e que, não sei porque cargas d'água, saiu como anônimo, uma vez que sempre assino o que escrevo, certamente "coisas misteriosas da informática", parece que tempos atrás, eu havia visto o futuro:

"Garotinho volta à disputa política mas, volto a repetir uma velha cantilena minha, para conquistar uma cadeira no Congresso Nacional, mais especificamente como deputado federal, uma vez que o seu sonho de ser senador não se concretizou. Há tempos atrás postei, não me lembro se aqui ou em outro blog sério, que não acreditava na hipótese de que ele manteria sua postulação ao governo do estado e volto a vaticinar a mesma coisa agora, ele fará uma dobradinha eleitoral com sua filha Clarissa."

5:13 PM

Forte e fraternal abraço.

Anônimo disse...

Professor,

O Lula consultou o nosso partido para lançar Dilma Candidata ou empurrou goela a baixo da militãncia? Não vejo muita diferença com o caso em tela.