quarta-feira, junho 23, 2010

Ibope: Dilma 40% x 35% Serra, assim Dilma estaria a menos de 2,5% dos votos válidos para ganhar no 1º turno!

Dilma cresceu 3% e Serra dimunuiu 2% em relação à pesquisa anterior. Marina permaneceu com 9%. Mais significativo foi a avaliação para 2º turno: Dilma teria 45% e Serra, 38%. Na rejeição 23% disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Dilma Rousseff. Os que rejeitam Serra são 30% e os que nunca votariam em Marina somam 29%. A margem de erro da pesquisa do Ibope é de 2% para cima e para baixo. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. Se considerarmos só os percentuais de votos válidos Dilma estaria perto de ganhar no 1º turno. A conta é simples: somando 40% de Dilma, mais 35% de Serra e 9% de Marina, alcança-se 84%. Se considerarmos este percentual como o total dos votos válidos, a parte de Dilma subiria de 40% para 47,6% de votos válidos e assim estaria a menos de 2,5% pra ter maioria absoluta dos votos válidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Ibope, enfim, chegou lá. Depois de manobras de contorcionismo para negar a vantagem de Dilma, já apontada por outras sondagens, o instituto finalmente teve que se curvar às evidências.

Na pesquisa CNI-Ibope que acaba de ser divulgada, Dilma Roussef aparece com 40% das intenções de voto para Presidente, contra 35% de José Serra.Na última pesquisa, divulgada no último dia 5, havia empate de 37% entre os dois candidatos, embora tudo já indicasse que Dilma estivesse na dianteira.

A pesquisa foi feita de 20 a 22 desse mês em 141 municípios com 2.002 eleitores, depois que Serra, ferindo a lei, apareceu como estrela principal nos programas do DEM e do PPS. O programa partidário do PSDB também contribuiu para uma maior exposição de Serra, mas nada disso teve efeito.

O Ibope já sabia muito bem do crescimento de Dilma e isso vinha levando seu presidente Carlos Augusto Montenegro a mudar de opinião constantemente. Ele, que já havia dito que Lula não faria seu sucessor e que Serra era o favorito, teve que amenizar o discurso e reconhecer no início desse mês que a eleição poderia ser decidida no primeiro turno, a favor de Dilma ou Serra. Foi só para não passar recibo de suas previsões de torcedor. Em breve, ele terá que apontar Dilma como a única capaz de vencer no primeiro turno.


FONTE: P.H.AMORIM

Anônimo disse...

Aprovação de Lula bate recorde e de seu governo se mantém em 75%, diz CNI/Ibope

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua com avaliação recorde, com 75% de bom ou ótimo, segundo pesquisa do instituto Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mesmo percentual da última pesquisa do instituto feita em março.

A aprovação à forma como o presidente governa atingiu o nível mais alto de 85%, 2 pontos acima do índice registrado na última pesquisa de março.

A confiança no presidente Lula também bateu recorde. Para 81% dos entrevistados Lula é confiável, acima dos 77% da consulta de março.

Na comparação entre o primeiro e o segundo mandato de Lula, o quadro é de estabilidade. Os mesmos 49% dos entrevistados consideraram o atual mandado melhor que o anterior.


FONTE: O DIA.

Anônimo disse...

Mônica Bergamo: FHC diz ter sérias dúvidas sobre vitória de Serra nas eleições

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).

“E olha que estou tentando ajudar”, disse o ex-presidente, atualmente em tour pelo exterior –com retorno previsto para o dia 2.

No início de junho, convocada por FHC, a cúpula do PSDB se reuniu em São Paulo para pregar uma correção de rumo da campanha de Serra à Presidência.