segunda-feira, junho 11, 2012

Maioria da população de Campos, Quissamã e SJB não têm instrução ou o Fundamental Incompleto

A conclusão surge dos dados do IBGE para a população com mais de 10 anos de idade, a partir da tabela republicada abaixo e que foi preparada pelo blog do economista Alcimar Ribeiro do blog “Economia do Norte Fluminense".

Dos municípios da região Norte Fluminense, a única exceção é o do município de Macaé. Por lá, há 69 mil habitantes (com mais de 10 anos de idade) que não possuem Instrução ou têm o Ensino Fundamental Incompleto contra, 105,5 mil, que possuem o Ensino Fundamental Completo, ou Médio Incompleto, e/ou Superior Incompleto ou Completo. Nos demais municípios esta relação é:

Campos: 199,3 mil Sem Instrução ou Fund. Incompleto x 199,5 mil com Fundam. Completo para cima;
Carapebus: 5,7 mil x 5,6 mil;
Quissamã: 9,7 mil x 7,8 mil;
SJB: 17,3 mil x 10,9 mil;
SFI: 23,9 mil x 11,1 mil;
S. Fidélis: 18,0 mil x 14,4 mil;
Cardoso Moreira: 9,4 mil x 8,6 mil;
Conceição de Macabu: 9,4 mil x 8,6 mil.

Quanto maior a diferença, maior é o tamanho do problema no município.

Para cidades com grandes orçamentos dos royalties do petróleo é inconcebível que os resultados da Educação depois de tantos anos continuem tão ruins. 

4 comentários:

denis disse...

Triste realidade, não é atoa que os governos são a real representação do povão!

Insatisfeitississimo disse...

Verdadeiramente, isso é justamente, tudo o que um mau prefeito,ou prefeita, quer. Quanto menos instrução tiver o eleitor, mais facilmente ele será, ludibriado, enganado. Bem dizia, o sabio compositor, Geraldo Vandré : "E VIDA DE GADO, COMO MARCA DE.... POVO FELIZ", quando fazia alusão ao povo, não pensante,que deixa levar por espartalhões, e enganadores de toda sorte.

Infelizmente esse eleitor, com pouca instrução, se satisfaz com pouquissima coisa. Aceita com extrema facilidade, as LAVAGENS CEREBRAIS, oriunda das propgandas muitas das vezes, enganosas. Nesse contexto e pelo que foi postado, percebe-se que nossa cidade, está repleta de semi-analfabetos e analfabetos, que seriam da ordem, dos 200 MIL PESSOAS, COM MAIS DE 10 ANOS DE IDADE.

Enfim não percebo nenhuma luz no fim do tunel, em relação a essa situação caótoca e perversa da EDUCAÇÃO de Campos,principalmente nesse governo da prefeia rosinha, pois o IDEB, em 2011, ao avaliar as escolas municipais de Campos,a considerou como uma das piores do BRASIL. A escola municipal de Campos, ficou em penultimo lugar nessa avaliação do IDEB, DENTRER OS OS QUAE 5600 MUNICIPIOS BRASILEIROS. Com efeito esse quadro é desanimador, porque dinheiro não falta nessa prefeitura bilionária, o que falta, é seriedade, vontade política e vergonha na cara, dessa prefeita.

Anônimo disse...

E dá-lhe curso de mandarim.

Anônimo disse...

Os números não mentem e são animadores no caso de nossa Campos Formosa. Demostrão um certo equilibrio, na realidade cada um dos 199,5 mil deve fazer seu dever cívico de instruir na medida do possível um dos 199,3 mil que melhor que almoçar a R$ 1,00 passando pelo inferno aqui na terra, melhor e almoçar o que e onde quizer; Que melhor que receber migalha de cheque cidadão e ter um emprego digno e com remuneração justa; E que melhor eleger politicos corrúptos e sem a menor noção de bem comum e votar em gente séria e comprometida com a comunidade, isso me parece bastante razoável.
Convido a cada um dos companheiros leitores desse blog a colocar isso em prática já e iniciar um movimento de libertação, coso contrario colocaremos o futuro de nossa região em risco.
“ACORDA CAMPOS”
Abraço a todos,
Luiz Cláudio.