sexta-feira, junho 22, 2012

Terminais portuários em Itaguaí e seus impactos



Entrevista feita com o professor Floriano Gondinho, num trabalho de campo, na Baía de Sepetiba, em Itaguaí, ontem, 21 de junho de 2012. Filmagem feita de um barco tendo ao fundo o terminal da CSA.

 PS.: Atualizado às 10:08 de 23/06/2012 com a inclusão do víedo abaixo de melhor qualidade e com uma análise mais ampla do professor Floriano Godinho.

2 comentários:

denis disse...

Sabemos que o país precisa crescer, que precisamos de portos, de infra estrutura, mas a pergunta é: Se elegemos uma pessoa para nos representar, o que essa pessoa deveria fazer?! É incrível como os governos tratam a população e o meio ambiente em detrimento de um "desenvolvimento" que desagrega a cultura e a população local, o mais interessante é que há formas de se fazer a mesma coisa e melhor, é só levar em conta os atuais habitantes e o ecossistema, coisas que efetivamente tanto lá quanto aqui não são feitas e por isso quem sofre o maior prejuízo são os nativos dessas áreas.

Fico feliz por ver o país progredir, mas a falta de cuidado dos governos com esse tipo de crescimento me deixa triste e preocupado. Como a maior parte é para vender nosso solo e subsolo sem muito valor agregado outra pergunta que fica é: como as próximas gerações serão essa forma de desenvolvimento, terão recursos naturais ou ao menos serão beneficiadas por toda essa exploração?

Anônimo disse...

Engraçado, o professor Floriano em nenhum momento prova que está havendo a degradação do meio ambiente e para completar ele prefere como cenário o o porto da CSA. Documentários como esses não acrescentam nada, precisamos de provas. Falar dessa forma todos falam e ponto final, vide RIO mais 20.
Att.

Carlos André