sexta-feira, junho 22, 2012

Comperj e sistema portuário de Sepetiba

O blogueiro esteve na quarta e depois na quinta-feira fazendo uma pesquisa de campo na região do Comperj de Itaboraí e arredores, onde está sendo instalado o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e, ontem, na região de Santa Cruz no Rio e Itaguaí onde estão instaladas as siderúrgicas da CSA, Cosigua (Gerdau) e os terminais portuários instalados e em implantação na Baía de Sepetiba, no município de Itaguaí.

Em Itaguaí, além dos terminais de importação de carvão e exportação de minério da Vale e CSN, está o Tecon, Terminal de contêineres do porto de Itaguaí (antigo Porto Sepetiba), o novo terminal de exportação de chapas da CSA, um terminal da Marinha e o Porto Sudeste da EBX, onde estes dois últimos tiveram que cavar túneis para acessar à Baía com seus píeres.

A observações sobre a ocupação daquela região foi feita por terra e pela Baía de Sepetiba, de onde de um barco, por quase três horas, pudemos observar em detalhes, os terminais portuários, olhando de dentro da Baía, o continente e a forma de aproximação e a atracação dos enormes navios graneleiros e conteneiros.

A Vila dos Pescadores na Ilha da Madeira está sendo completamente modificada com desapropriações e instalações de infraestrutura como uma ocupação que alteram profundamente a ocupação territorrial naquela região.

O blog mais adiante vai trazer informações, fotos e vídeos tratando do assunto. A visita de campo foi feita acompanhada do professor Hélio Gomes Filho do IFF e do professor Floriano Godinho Oliveira, da UERJ, que há cerca de uma década concluiu sua pesquisa que redundou na sua tese de doutoramento em Geografia na USP e no livro "Reestruturação Produtiva, Território e Poder no Estado do Rio de Janeiro".




PS.: Atualizado às 10:12: Para postagem das duas fotos que são apenas um aperitivo do que foi coletado em termos de informação e material para análise.

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog do Roberto Moraes: A prosa poética de Dedé

Anônimo disse...

Cheguei do Rio +20
THÉO Vieira

Soube de uma postagem que gerou assunto e vim assuntar.Farei um comentário,mesmo datado,mas me reservo o direito de comentar.

...O chamado políticamente correto,a pricípio,seria para fazer do mundo um lugar melhor e da sociedade mais humana.Entretento,ele acaba podando as pessoas,tornando-nos iguais,como se fôssemos feitos em série e pensássemos parecido,com direito a frases,pontos e vírgulas decorados.Desculpa aí,mas em mim dá pane no sistema e a programação vai para o espaço, porque sou desses que penso por mim mesmo e não por códigos pré-aprovados.

São nessas horas que tenho preguiça do mundo,de gente e, mais ainda,dos políticamente correto e dos mil chatos de plantão que vivem a cercear a vida alheia.Afinal, conforme cantou Raul,prefiro fazer parte de uma outra tribo,de um outro grupo.
Eu prefiro ser essa Metamorfose Ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"...
Ao "personagem" comentador acima digo:
Você escrevendo é chato e se torna pior por querer ser intrínseco em suas "Análises",tão trensparentes nas bibliografias,o que para iniciados é evidente,sei que fostes um bom aluno,aprendeu bem as lições propostas mas, tente ser menos pernóstico,pois com isso talvez consiga tocar aos Metamórficos, mas,( estes não lhe interessam,) então...
Leio e releio muito,cheguei a conclusão de que se tornou um vício, admito. Vou das bulas de remédios, a revistas diversas,busco artigos,crÔnicas, Shopenhauer,Freire,Osório Peixoto, procuro o novo,o detalhe,a surpresa, é difícil mas quando os acho, prezeirosamente contento meu vício.
Sugiro: continue com seu Blog "Seita Xacalhesca",aquele que a partir de hoje só terá 12 seguidores religiosos ,mas, não se engane: Até Jesus foi traído!
Sugiro também que reflitas sobre a possibilidade de não seres o P... das Galáxias, talvez só você creia nisso,sei por constatações,inclusive referendadas por algum de seus atuais 12 seguidores religiosos!!!
Quanto ao texto em tela,o mesmo que despertou sua necessidade tão necessária de opinar,sinceramente o achei formidável,me eriçou,o autor um Metamórfico legítimo,fora da média,sabe dizer o que quer e da forma que quiser,isso é claro.Concluo definitivamente que a sua tribo, não é a mesma dele,também está claro.Você Chacal Adustus é um predador(ciclo natural),só que na ânsia de se alimentar,ignorou a presa e com viseiras teimou em correr atrás do que VIA, ou seja, sua própria sombra.
Finalizando, cbservei que uma questão sérissima passou batida. INVASÃO DE PRIVACIDADE virou um mero detalhe.
Santa Misericórdia!
Ao blogueiro um salve, democracia virtual em dia.
Quanto ao resto.....Maravilha
Quanto as migalhas...Lamentável.
2:22 PM