sábado, junho 30, 2012

“Sopaço” em frente à casa do Kassab em SP

As formas de manifestação contra decisões ruins e arbitrárias dos gestores públicos crescem pelo país afora. Aí está mais um exemplo.

O anúncio da decisão da prefeitura de São Paulo de proibir a distribuição de sopa para moradores de rua gerou uma onda de manifestações de indignação nas redes sociais.

Internautas além de criticar a ação, relembraram o histórico do prefeito Gilberto Kassab com proibições anteriores e articularam mobilizações fora da rede.

Em 30 dias, a prefeitura promete acabar com o serviço das 48 instituições voluntárias, punindo quem não cumprir a orientação de distribuição apenas para os albergues mantidos pela prefeitura. Algumas dessas instituições já fazem o serviço voluntário há mais de 20 anos sem ajuda ou apoio do governo.

A justificativa de que a medida serviria para fazer com que os moradores de rua procurassem os albergues e de que a proibição da distribuição do alimento evitaria a sujeira das vias públicas não convenceu aos internautas. Paulistanos já se mobilizam e anunciaram dois protestos na rede social Facebook, o primeiro a ser realizado na Praça da Sé e outro em frente à casa do prefeito Gilberto Kassab, em Pinheiros, na zona oeste. Ambos estão marcados para a noite do dia 6 de julho.

Nos moldes do “churrasco da gente diferenciada”, a ação já conta com mais de 1.600 confirmados em seu evento do Facebook. Em maio do ano passado, milhares de pessoas se reuniram no bairro de Higienópolis após a declaração de uma moradora da região que criticou a instalação de uma estação de metrô no local, argumentando que “muita gente diferenciada começaria a passar por ali”.
Fonte: Brasil de Fato.

Um comentário:

xacal disse...

Roberto,

Por mais "folclórica" que a medida do nuncassab pareça, e até entre para a o anedotário, ela é, na verdade, muito mais grave.

Traz embutida uma visão "higienizante" da cidade, calcado no binômio segurança/revitalização dos centros urbanos, mas que nada mais são que uma tentativa de "limpar" a cidade dos "indesejáveis".

Bolsões periféricos entregues a própria sorte, transporte restritivo/ineficiente que impede/dificulta a livre circulação, extinção dos espaços públicos de convívio para enclausuramento em espaços privados(shoppings), onde o uso se legitima pelo consumo, obras e ferramentas urbanas voltadas ao privilégio da propriedade(bairros ricos) e dos bens de consumo duráveis(carros).

nuncassab é só a expressão tragicômica, assim como foi jânio, e como virão outros...