segunda-feira, maio 20, 2013

Ativos se transformaram em passivos na OSX

Os investidores chamam de ativo, o conjunto de instrumentos que uma empresa pode usar para produzir e gerar riquezas. É o caso das instalações, máquinas, equipamentos, recursos humanos, etc.

Já passivo trata-se de dívidas com fornecedores, prestadores de serviços, trabalhadores, etc.

No caso do estaleiro OSX que está (estava) sendo instalado até  no Açu, em São João da Barra, pode-se dizer que apenas em alguns dias, os seus ativos viraram passivos rapidamente.

As dívidas com fornecedores e prestadores de serviços do estaleiro da OSX são grandes, segundo se está apurando.

As maiores empresas estão apertando o cerco para receber. As menores estão apavoradas com a hipótese do calote. Os valores vão de dezenas a centenas de milhares de reais para as pequenas, para as grandes a casa deve ser dos milhões.

As quarteirizadas (terceirizadas pelas terceirizadas) de pequeno porte estão no sufoco sem capital de giro para esperar pelo pagamento. Algumas empresas já estão se recusando a prestar serviços.

A segurança foi reduzida. Trabalhadores que estão sendo proibidos de entrar no empreendimento estão reclamando do mau tratamento com que estão atendidos por quem até alguns dias chamava de colaboradores.

Alguns que estão mantendo contato com o blog se manifestam preocupados com o futuro. Foi amplamente divulgado que o assunto foi ponto de pauta do prefeito de SJB com o empresário Eike Batista. Falou-se num prazo de sessenta dias para as coisas se regularizarem, mas, as preocupações são grandes. Continuemos acompanhando os desdobramentos no Açu.

70 comentários:

Anônimo disse...

Já foi dito aqui várias vezes.

Sem a duplicação imediata da BR 101 nada vingará no Açu e também em Barra do Furado.

Sem a duplicação, a BR 101 é um gargalo. Não comporta nem o seu movimento atual. Muito menos o que se projeta para o Açu e Barra do Furado.

Estrada é desenvolvimento. Sem estradas, não adianta, não se progride.

O Eike acha o que? Que tudo pode vir ao Norte Fluminense de helicóptero?

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem, não haverá todo o fluxo para o Açu como foi projetado.
E a quantidade de empreendimentos que estão lançados em Campos, qual é a expectativa hoje do setor construtivo? A quanto anda a venda de imóveis na cidade? Pois a essa altura considero de altíssimo risco alguém de habilitar a comprar qualquer imóvel aqui e depois ver os preços reduzidos!

Anônimo disse...

Hoje, 20/05 mais funcionários da OSX fora desligados e toda a escola da ITN foi desmobilizada. foi triste ver jovens profissionais serem demitidos.
Realmente não haverá estaleiro nos moldes atuais do projeto.

Anônimo disse...

Terceirizadas das terceirizadas não deveriam se chamar sexturizadas?

douglas da mata disse...

Que nada, Roberto, tá tudo bem, tudo ótimo!

rs.

Chama a numeróloga, a mãe Dinah, e outros palpiteiros da mídia local, junte com os eiketes e os X trolls e façamos um culto...é tudo uma questão de afastar as energias negativas dos críticos!

rsrsrsrs....

aleluia, senhor, aleluia!

Anônimo disse...

Olá Roberto, eu trabalhava na OSX (até hoje), sou um dos que estavam lá pelo programa de qualificação do Senai

Hoje pela manhã fomos informados de nossa demissão, quase todos os profissionais formados no Senai foram mandados embora, cerca de 150 pessoas sairam, mas alguns iram continuar lá, cerca de 10 pessoas

Anônimo disse...

Tanto catastrofismo!

Podem ficar tranquilos. A Dilma vai segurar. O Lula mandou. A Petrobras e o BNDES garantem tudo.

Vejam o que consta no blog do Porto do Açu em 14/05/13:

" Complexo Industrial do Superporto do Açu é destaque em revista internacional
A revista americana Offshore Engineer, especializada na indústria offshore, publicou uma ampla reportagem sobre o Complexo Industrial do Superporto do Açu. Em cinco páginas, a publicação apresenta o empreendimento como um dos principais projetos de infraestrutura do Brasil e as empresas que estão se instalando no local. A revista circulou durante a maior feira de petróleo do mundo, a OTC Houston, que aconteceu na semana passada nos EUA. Leia a íntegra da matéria: http://bit.ly/13ZVX8l "

Anônimo disse...

Foi por isso que quando fui procurado há tempos atrás para fornecer para a Acciona (na época em que as notícias eram alvissareiras) um quantidade grande de material permanente, me neguei a aceitar as condições de pagamento da multinacional espanhola.
Segundo o setor de compras, os pagamentos só eram feitos em 60 DIAS!
Deu vontade de fazer como o Zé Simão: rá, rá, rá, rá...

Agradeci a consulta e declinei do pedido ante a quase indignação do comprador que certamente me considerou um provinciano ao não aproveitar tamanha oportunidade.

Deu no que deu.

Estaria hoje tentando receber um dinheiro que a empresa do país de Cervantes não pagaria, alegando descumprimento de contrato por parte de qualquer uma das empresas X. Seria lutar contra moinhos de vento...

Anônimo disse...

Calma gente.

O lobista do Eike é o Lula! Não se esqueçam disso.

Fiquem tranquilos que tudo se resolverá. Ano que vem tem eleição para PresidentA do Brasil!

Anônimo disse...

O Douglas não esconde a alegria de tudo estar dando errado. E isso não tem só a ver com o emprego público que com mérito e justiça garante seu sustento.
Diz "é chato ter razão" com indisfarçável sorriso, provavelmente consolando a si próprio por aquilo que ele acredita ser o bom combate.
Não que ele fizesse diagnóstico errado do enclave do Açu, nem que posições de contestação devem ser abafadas. Quase tudo que disse junto com outras posições deste blog foram a expressão dos acontecimentos que se provaram verdade. Um fanfarrão como Eike Batista, aposta pessoal do Lula no empresário super homem, nunca "tocou" nenhum empreendimento mais perene. Milita na volatilidade da bolsa de valores, financiado com recursos públicos...
Contudo, o nosso sistema de sociedade que fracassa a olhos vistos precisa de produção, empregos e consumo. O mesmo consumo que o barnabé pratica e finge não ser com ele.
Tem sido assim em todo lugar do mundo, mesmo nos países de "socialismo real" como ele gosta de se referir.
Os empregos não podem vir, todos, do Estado, logo, enquanto não mudamos de paradigma e alteramos as relações de produção e consumo, precisamos garantir empregos e dignidade aos trabalhadores e chefes de família. Os mesmos entes que o analista e o blogueiro dizem defender.

Anônimo disse...

Muito triste ver os alunos da escola fábrica serem dispensados...

não sei como deixaram chegar a esse ponto...

Anônimo disse...

Centenas de passoas perdendo seus empregos e o Douglas dando gargalhadas. O salario dele está garantido ...
Isso é ser petista. O que importa é o poder pelo poder

douglas da mata disse...

Comentarista das 06:41, seu comentário está em uma categoria mais polida, e por isto vamos ficar neste tom!

Você faz todo um diagnóstico correto do meu comportamento, e no fim...arf...estraga tudo ao misturar minhas sensações pessoais (que não imagino como você possa ter certeza do que penso ou sinto) com as análises.

Vamos a réplica a sua tentativa bem comportada de dizer que a desgraça alheia é meu consolo:

Meu filho, no mundo corporativo, ou no chamado universo privado, que não existe sem o público e vice-versa(concordo com você), TODAS as considerações sobre as decisões de quem vai ganhar mais e quem vai perder mais são POLÍTICAS, impregnadas de IDEOLOGIA, logo, minha satisfação nada tem a ver com a desgraça alheia, como você quase sutilmente pretendeu vincular.

Eu me divirto com a tentativa dos que sempre pretenderam dar um tom "mágico" ou "sobrenatural", despido de interesses ou escolhas, que nos fosse ungir com o paraíso terrestre.

É a estes idiotas que dirijo meu escárnio, mas penso não ser este seu caso...ou é?

Claro que sei da necessidade de empregos e produção, mas não sou daqueles que imagina que empregos, produção ou consumo devem se sobrepor a todas as outras categorias da convivência humana, e nem devem sacrificar o BOM SENSO, como aliás, foi o caso do Porto do Açu, do senhor X e de todos os oportunistas e crédulos que devotaram sua "fé" em algo fadado a ruir pela sua natureza volátil(como você mesmo disse).

Tampouco sou daquele que julga que empreendimentos de escala, públicos ou privados, sejam a "redenção" de alguma região e possam sempre rimar com algum tipo de desenvolvimento humano sustentável.

É simples assim...mas de fato, não há nada como ter razão, e não vejo motivo para me envergonhar ou esconder minha satisfação por isto, até porque, durante algum tempo o "Consenso do Açu" não nos tratou da forma como pede para ser tratado agora!!!!!

douglas da mata disse...

PS: eu NUNCA me referi a países do "socialismo real" em nenhum dos meus comentários, não coloque palavras em meus textos que não existem.

Isto é desonestidade intelectual.

Quem vincula minhas posições (e isto é livre, por mais esdrúxulo que seja) a tais experiências são os bobocas da eikelândia!

douglas da mata disse...

Quem deseja estabilidade, faça como eu, estude e passe em um concurso público!

Quem acha que pode ganhar mais na inciativa privada, e se arrisca em empreendimentos tipo "castelo de areia" não pode agora choramingar o desfecho ruim.

Não é esta a lógica do "mercado" que vocês tanto exaltam?

That's business. Oferta e demanda!

E nesta caso, todas as variáveis disponíveis para os trabalhadores aderirem ao empreendimento estavam mascaradas, e com a ajuda deste pessoal que agora quer culpar os mensageiros pelas más notícias!

Claro, como não conseguem explicar aos trabalhadores porque eles diziam que tudo seria um paraíso e não foi, buscam na chantagem emocional uma forma de desviar a atenção!

Bando de idiotas...não me canso se repetir...bando de idiotas!

Anônimo disse...

Não sejam injustos. Da Mata não defende o modelo dos paises do 'socialismo real'. Ele defende o 'socialismo utópico', ou seja, um modelo que não existe e nem pode existir, mas que é bem mais justo, solidario e maravilhoso do que qualquer coisa real.
E quem não concorda com ele é um cretino e/ou idiota.

Anônimo disse...

"Quem deseja estabilidade, faça como eu, estude e passe em um concurso público!"

Quem se preocupa com estabilidade é porque não se garante. Conhece a sua incompetência, que na iniciativa privada é determinante para ter sucesso ou não. Realmente, se a pessoa se julgue incompetente, estude e vai ser funcionário público e ter uma vida estável pelo resto da vida - e sejam como TODOS funcionários públicos: incompetentes, preguiçosos, etc.

Anônimo disse...

A PETROBRÁS TAMBÉM É UMA EMPRESA QUE VENDE FANTASIAS,NUNCA CHEGOU A ENTREGAR O QUE PROMETEU E E UM ANTRO DE CORRUPÇÃO(VIDE REFINARIA DE PERNAMBUCO, A REFINARIA SUCATA DOS EUA E O APARELHAMENTO POLÍTICO DA MESMA), ALÉM DE DEVOLVER À POPULAÇÃO UM PRODUTO CARO E AMBIENTALMENTE DISCUTÍVEL. AS OUTRAS ESTATAIS NÃO SÃO DIFERENTES. O BNDES FINANCIOU OS GRUPOS JBS,MARFRING, BERTIN ENTRE OUTROS, QUE CONCENTRARAM O MERCADO E REDUZIRAM POSTOS DE TRABALHO, BEM COMO NÃO DERAM EM TROCA O QUE DEVERIA DE SE ESPERAR, TENDO EM VISTA SER DINHEIRO DOS IMPOSTOS PAGOS PELA POPULAÇÃO. O EIKE BATISTA É VENDEDOR DE ILUSÃO, COMO, MAS QUERIA EXEMPLO NO BRASIL DE EMPREENDEDOR QUE NÃO VENDA ILUSÃO EMPREENDIMENTO QUE SEJA TOTALMENTE SUSTENTÁVEL.

douglas da mata disse...

Competente são os eiketes, e o senhor X...rsrsrs....

Todo mundo em breva, na fila do seguro-desemprego: jornalistas de coleira, aduladores, e "colaboradores".

E esmolando o dinheiro público, e os serviços de funcionários públicos para poderem existir...rsrsrs

vão estudar, bando de idiotas.

douglas da mata disse...

PS: ao invés do socialismo utópico, temos o capitalismo de fantasia:

Milhares de empregos de fantasia.

Investimentos e empresas de todo mundo, inclusive da China: Fantasia!

Estaleiros, porto em atividade em 2012, distrito industrial: Fantasia!

A realidade? Prejuízos, má gestão e o socorro do Estado e dos impostos!

Dantas disse...

Devemos lembrar ao da Mata que na Espanha e Portugal estão demitindo servidores publicos...?

Ou quem sabe explicar pra ele que quem paga os salarios destes servidores são em grande parte os porcos capitalistas empresarios, etc...e que se não tiver esses, até o salario dele não vem.

Chega a ser comico esse tipo de pensamento. Somente no Brasil mesmo pra servidor se achar melhor que os outros por causa de uma provinha (alias, passei em 2 concursos que fiz por fazer, um em primeiro lugar). Ainda bem que conheço outros ervidores que não pensam da mesma forma, pelo contrario, ficam revoltados com esses ai que passam e aposentam. Inclusive na área que ele atua.

Quanto ao restante, triste ver que a felicidade vem assim. Só que acho que eles deveriam ir ao local e ver que a OSX que parou, as outras empresas estão funcionando, X ou não X.

Será que vamos ver de agora em diante uma marcha contra a GE, Wartisila, Technip, NOV, V&M, Intermoor, etc?

Não se enganem meus caros, o que o Da Mata defende é o Socialismo bobinho de criança com raivinha. Se é capitalista, sou contra! Discutir com ele é perder seu tempo, acredite, ele deve ter tempo de sobra pra isso.

Ao da Mata, que assuma suas escolhas tal qual quem escolhe outros caminhos ao invés de ficar torcendo para todos serem demitidos para vc ser o maioral! Pelo visto é um individuo que deveria saber que ser servidor publico é "servir ao publico", não "ser melhor que o publico pq fiz provinha".

Alias, os que comentaram antes, se perderem o trabalho correm atras de outro, e arrumam, pois não tem medo de trabalhar. Ah, e eu disse trabalho, não emprego. Um pais tem que valorizar quem trabalha, não quem faz provinha e se acha melhor por isso.

Aos que escolheram ser servidores por aptidão e não por comodismo (conheço alguns) tem todo meu respeito. Aos que se orgulham de ter passado numa prova, que se danem e que a crise venha para todos inclusive voce (pois um dia virá, ah, virá, pois a conta tem que fechar). Duvidas? Veja os anos 80.

Ps.: Espero que publiquem desta vez.

Anônimo disse...

Antes me perguntava o que pensava Stalin antes de ter o poder absoluto; se suas manifestações já eram tão totalitárias e odiosas.

Agora leio os comentários de Douglas da Mata.

douglas da mata disse...

Anta, meu caro:

Quanto zelo em se dedicar tanto a minha pessoa.

Bom, quanto as minhas escolhas profissionais, etc, eu só posso lhe oferecer o meu e-mail:

douglas.barretodamata@gmail.com

Você manda o contato, se identifica, e marcamos um contato pessoal, e aí posso lhe contar o que sou, o que faço, e qual o nível de eficiência naquilo que faço, desde o concurso com outros 67 mil candidatos até os dias de hoje!

Não acho que isto seja relevante para o debate, mas como você parece ter uma paixão recolhida, posso, ao menos no tocante a informação, lhe dar algo para falar, ao invés das asneiras que disse!

O novo mote agora é buscar algo ou alguém que justifique o que não existe, e serve de tudo, desde citar Stalin, até socialismo, escolhas pessoais, etc.

Quem sabe uma numeróloga?

A mãe Dinah? rsrs.

Mas de fato, a explicação nunca vêm.

Durante meses os serviçais do senhor X, e outros crédulos bobocas, difundiram toda sorte de "boatos positivos", inflaram expectativas, foram a China e voltaram com contos de fadas, prometeram o paraíso na terra!

E agora? Chinês? Só na pastelaria do centro da cidade!

Nada! Até agora, nada!

Só degradação ambiental, grilagem oficial de terra, expulsões arbitrárias, dinheiro público pelo ralo,e fracasso...só o fracasso!

E os pobres coitados que mudaram suas vidas e acreditaram nesta baboseira toda?

Um pé na bunda (e na auto-estima).

Bom, vai ver a culpa é minha por ter avisado que tudo era uma farsa!

Em breve teremos no Açu uma "Nova Macaé", e o "Antas" vai dizer que a culpa é do socialismo ou dos servidores públicos que fizeram concurso, rsrs.

É bom lembrar a ele, que a única coisa que funciona, faça chuva ou sol, é o serviço público, porque o setor privado só anda se estiver pendurado no dinheiro dos impostos!

Pagam menos impostos (proporcionalmente) que todos, e utilizam a maioria dos recursos públicos, diretos (subsídios, empréstimos públicos) ou indiretos (estrutura logística pública, renúncia fiscal, etc), e tudo isto apenas para concentrar riqueza e aumentar desigualdades!

E depois vem uma anta falar em "eficiência privada", rsrsr.

Não me canso de repetir: bando de idiotas!

Vocês me divertem, rsrsrs!

Anônimo disse...

O curioso é que o Douglas fala em "Eiketes" e o seu maior ídolo é o Lula. Ora , o Lula é o eikete mais influente do Brasil. Qual coerência?

Anônimo disse...

Dantas você tocou num ponto importante quando fala neste tipo de militância arrogante que se acha melhor que os outros.
O Douglas soa arrogante porque consegue enxergar alem do véu da ideologia dominante como disse Marx. E daí para se achar um iluminado, é um pulo.
Eu sei muito pouco, mas suspeito de toda e qualquer pessoa que crítica a sociedade de mercado, especialmente quando ele supõe conhecer uma melhor forma de vida e que afirma que esta melhor forma passa pelas suas ideias autoritárias.
Na nossa sociedade tudo tem um custo real. Não há forma de criar ciência, conforto, técnica, direitos humanos sem o uso do dinheiro. O consumo do Douglas, seu e de todos nós, garante a sobrevivência da economia no nível exigido pelo nosso desejo de conforto, ciência, técnica, direitos humanos etc.
Engraçado que aquele que abomina o sistema, não deixa de se aproveitar de suas facilidades.

O Brasil hoje cresce menos que todos os países em desenvolvimento. Crescemos menos até que os Estados Unidos. Felizmente nem todo o governo do PT pensa como o policial Da Mata. Discutem uma modernização conservadora e acho que é este o caminho. Precisamos enxugar mais o estado em alguns pontos e torna-lo mais eficaz. Precisamos simplificar a tributação ampliando a base e gastar menos em custeio. Precisamos investir em infraestrutura e flexibilizar o mercado de trabalho. Precisamos escolarizar mais pessoas e melhor. Precisamos abrir mercados para nossos produtos agropecuários.

Mas não precisamos de gente que torce para o crocodilo no filme do Tarzan...

Servidor disse...

Caro "Antas", criticas um suposto "bolor" intelectual advindo do socialismo, mas insiste noutro, a cruzada contra servidores públicos.

Por causa de alguns deles, pobre estúpido, seu plano de saúde tem a obrigação de te atender, ainda que esteja em mora com suas obrigações contratuais. Pois é, pensar que foi preciso assentar tal coisa nos tribunais.

Depois posta aí pra gente o link da lista dos concursos que você passou, inclusive esse aí, em primeiro lugar.

Att., Servidor Público.

Anônimo disse...

Acredito que o Damata assim como eu é contra toda essa palhaçada pelo simples motivo no carnaval que virou nossa região! sao especuladores deste a tia do boteco da esquina ate grandes empresarios imobiliarios que querem aumentar seu lucro em 1000% em virtude do "portu du açu "! Tem muito bola de padaria se achando petit Gateau !

Anônimo disse...

Galera, vcs estão dando papo a este ....., ridiculo D MATA , concursado que piada..

Anônimo disse...

Gente, parem de alimentar o troll da mata.

Uma pessoa que se gaba de ter passado numa prova como se isso fosse grande coisa não merece ser levada a serio (lembrando que ele quem começou essa bobagem, tirando onda de 'estável'.

Esse papo de servidor ou não é bobagem, cada um tem é q ser feliz com suas opções, certeza só temos (estatutário ou não) uma: todos morrem. Tirar onda achando que é melhor do que outros pq não é demitido é tao relevante quanto um funcionário de empresa privada tirar onda que só de bônus recebe 2x o salario anual dele. Ou seja, não leva a nada pq o q importa são suas escolhas e vc ser feliz com isso.

e só pra encerrar, se prova fosse comprovante de capacidade, Bill gates e Steve jobs seriam cidadãos de segunda, e sem estabilidade.

Quanto ao resto...bem, a felicidade dele com o desemprego já diz tudo né? E quanto aos q não foram empregados: força, vc já saem na frente de grande parte da população brasileira pois tem qualificação. Certamente irão se recolocar, não se deixem abater com os comentários nonsense do troll.

douglas da mata disse...

Anônimo das 8:44, desde quando reconhecer o legado do maior estadista da história deste país, Lula, significa dizer que não cometa erros, e que não tenha feito escolhas ruins, como no caso do Eike?

Não me confunda contigo. Não tenho culpa se cultua teus ídolos a ponto de anular sua própria opinião!

Ter afinidade política e admiração não implicam em abrir mão do senso crítico, NUNCA!

Por isto que não canso de me referir a vocês como idiotas...bando de idiotas!

Dantas disse...

Caro Servidor, primeiro, gostaria de pedir desculpas se lhe ofendi, não tenho nada contra servidores publicos, como eu disse, tenho amigos que optaram por essa carreira, é uma questão de opção apenas. Meu comentário foi contra soberba ridicula postada pelo Da Mata. Mesmo assim, minha critica vai aqueles que acreditam no "passou aposentou", acho que isso não é algo legal, muito menos dizer que é melhor pois passou em uma prova.

Eu não vou ficar dizendo onde passei, apenas por motivos obvios de exposição desnecessária, só digo que não acredito que alguém é melhor que o outro apenas por uma prova, nada vai tirar esta minha convicção. Não demonizo o serviço publico, é algo necessário, se eu não optei por isso pois escolhi outro tipo de carreira, não quer dizer que para outros esta seja melhor.

Mais uma vez, apenas quis dizer que a soberba do Sr. tragédia, em dizer que os outros iam sofrer e blablabla me revoltou, varias pessoas perderam seus trabalhos e outras varias estudaram pois acreditaram em algo. Isso não é motivo de chacota, deveria ser motivo de orgulho. Passar ou não em uma prova não é motivo de se achar melhor. Qualquer um, eu ou voce, se estudar passa, não é motivo de vergonha nem tão pouco de ser um individuo superior.

E quanto ao meu comentário, crises vem e vão, é verdade e inevitavel, e os anos 80 são um bom exemplo disto, afinal, sem dinheiro em caixa para pagar os salarios, que cidadão se arrisca a ser servidor?

Espero ter sido claro.

Abs.

Anônimo disse...

Lula estadista?!
Só mesmo para os petistas, para quem o Estado é só para o PT.
É LOBISTA ! Inclusive esteve no Açu recentente , ou seja, depois de eleito, às custas do Eike.

douglas da mata disse...

Nossa mãe, quanta solidariedade...rsrsr

Engraçado, nenhum gesto desta solidariedade com as centenas de famílias expulsas de suas terras, ou com as pessoas que perderam suas plantações pela terra salgada!

É a chamada "solidariedade seletiva", rsrsr!

Vou repetir para que os néscios entendam, de uma vez:

Quem quer estabilidade, estude e passe em concurso público!

Quem quer se arriscar, e talvez até ganhar um pouco mais, se aventure acreditando nas baboseiras que os "ideólogos" da eikelândia, ou do "maravilhoso mundo privado" tem a oferecer.

Depois não vale chorar, ou servir de instrumento de chantagem para que o governo (ou a Petrobras) coloquem mais dinheiro público na empreitada falida.

Ah, os desempregados podem cobrar dos eiketes e X trolls que venderam a vocês a imagem do "paraíso na terra".

Mas não se iludam: não há ética neste negócio, isto é, quando apertar, o passaralho vem e pronto!

.................................

Bom, em relação a diferença entre emprego público e privado, eu nem precisaria ir muito longe para explicar:

Basta dizer que em relação a um cargo público há milhares de concorrentes, já em relação ao emprego privado, é só demanda e oferta, ou seja, quando há vagas, até idiotas como vocês conseguem emprego, rsrsrs...

Quando não há vagas, nem doutorado resolve (veja o caso da Europa).

Porque empregados privados são descartáveis, enquanto o setor público é indispensável, inclusive a existência do mundo privado e seus empreguinhos de lambe-botas de patrão!

rsrsrs

O que aconteceu na eikelândia não é uma exceção. É a lógica deste "mundo maravilhoso" em que vocês vivem...rsrsr

Será que vendendo o jatinho vai dar para pagar algum seguro-desemprego?

Bando de idiotas...eu me divirto com este bando de idiotas.

douglas da mata disse...

PS:

Roberto, engraçado que durante anos e anos, nós, servidores públicos fomos expostos a toda sorte de escárnio, depreciação, preconceito, à bordo da tese da "superioridade privada".

E ainda somos!

Agora, quando o jogo muda, e a peba canta no lombo deles, vem a choradeira!

E vem a Anta dizer que em crise não focará bom para ninguém...é fato, agora pensem e respondam:

Se os salários dos servidores cai, o que dizer do emprego dos lambe-botas de patrão?

Enquanto o patrão vende o jatinho, o pobre coitado do Anta comerá os tijolos da parede...rsrsrs!

Anônimo disse...

Pessoal, parem de alimentar o troll da mata, ele vive em um mundo paralelo onde lula é o maior estadista da historia, a revolução cubana é um sucesso, e a solução pra humanidade é adotar o modelo de vida norte coreano.

Simplesmente ignorem um sujeito que diz que funcionários de empresas privadas são descartáveis e funcionários públicos são indispensáveis. Provavelmente, mesmo que ele fosse a Brasília, uma cidade que não produz nada mas tem um dos maiores pibs do Brasil apenas pelo excesso de servidores publicos (Novamente: BSB não produz NADA), ele continuaria pensando na tal fator que torna servidores indispensáveis e os outros reles mortais, pois esse é o modelo mental criado por ele. Logo, esqueçam, nada adianta bons argumentos frente a raiva fundamentalista vermelha (rs).

Ah, e uma dica, amanha quando for a padaria, diga a menina que gentilmente te serve os paes que vc exige que seja atendido por alguem que fez uma prova, não por alguém descartável.

Piada pronta em pleno sec 21...

Anônimo disse...

O centr

O foco do debate é a empregabilidade. Vejamos então: Todos, ou pelo menos 95% dos postos de trabalho perdidos nos ultimos dias na UCN foram criados e ocupados nos ultimos 13 meses. Não entendo o porque de tanto blá, blá, blá, quem é profissional sabe que "vivemos de quita". Esses reclamantes trabalhavam onde mesmo. Por que reclamar de algo que não existia, e, te trouxe um conhecimento e um rendimento extra e muito bem pago, sim bem pago p, pois a coronelada da terra só pensa (e enche) seus próprios bolsos. Cert di menor?

Anônimo disse...

Esse é o Douglas. Esse é o verdadeiro petista. Mostrando o seu verdadero objetivo. O Estado só para eles, do PT, espalhando sinecuras mil para toda a "cumpanheirada" . E idolatrando o apedeuta
Lula, o lobista. E o povo que se dane.

Anônimo disse...

O comentario de da mata das 8:31 mostra toda a raiva e rancor que o rapaz tem contra a iniciativa privada. A mesma que professa contra a classe média.
Segundo ele, sem essas duas entidades, a nossa sociedade seria muito melhor. Como Cuba, por exemplo.

Anônimo disse...

Vcs sabiam que a osx esta expulsando a construtora Acciona da UCN ?
Sabe porque ,OSX ficou 90dias sem pagar a construtora e a Acciona fez greve ,porque não poderia continuar trabalhando sem receber .
A esperta da OSX fez um deposito risorio para obrigar a construtora trabalhar .
Mas infelizmente não foi assim o tiro das duas saiu por la culatra ,agora a osx esta com raiva da construtora e esta pedindo para terminar o contrato e se remitirão da UCN.
Como fez com a ARG que recebe 24 milhões para ter seu canteiro aí parado ,porque ARG ganhou na justiça a causa .

douglas da mata disse...

Bom, na cabeça dos idiotas, Estado só serve para garantir os gordos lucros das eikelândias, enquanto os boçais se contentam com as migalhas, e ainda se prestam a defender tais esmolas com unhas e dentes!

E dá-lhe ideologia!

Tadinhos...não gostam de conviver com a ideia de que são descartáveis!

Tsk, tsk, tsk...olha, sinto dizer, mas papai noel também não existe, e mesmo que vocês se comportem, se o lucro abaixar, não vai ter emprego no natal, quer dizer, não vai ter nem natal!

A única saída para os trabalhadores (privados ou servidores públicos) é se mobilizarem em seus sindicatos e reivindicarem seus direitos coletivamente, impondo severos limites ao avanço do capital sobre seus direitos!

Fora disto, quer seja na padaria, quer seja no Açu, serão tratados como lixo!

Principalmente enquanto se acharem "eleitos" porque conseguiram um emprego por se mostrarem domesticados e "adaptáveis".

Bando de idiotas...só um bando de idiotas a caminho do matadouro!

douglas da mata disse...

PS:

Bom, e voltando ao texto do Roberto, onde está o milagre que aconteceria no Açu?

Quando vão devolver o dinheiro do BNDES e as terras que seriam para o Distrito Industrial?

Vai ter que ser pela mão "amiga" do Estado, ou a "maravilha privada" vai para o buraco mesmo?

Cadê dos chineses? Na pastelaria?

Cadê os empregos?

Tá na hora de comprar ações, "Anta"?

O que você fez com as suas, jogou no vaso sanitário?

rsrsrs....

Anônimo disse...

Verdade, Da Mata: o Açú é mais uma amostra do capital desumano abusando do menos favorecidos, cooptando políticos(Lula) e tirando vantagens do Estado(BNDES).

Menos mal que o PT está a 10 anos no poder nos protegendo contra esses abusos dos poderosos...

Anônimo disse...

O Douglas diz que não acredita em papai noel mas acredita na boa-fé do Lula.
Eremildo também é assim.Acha que o lobista é estadista.

Ahahahahahahah!!

Esse cara é cômico demais.

Ahahahahahah!

Edison Correa da Rocha disse...

Bom galera, depois dessas discussões acaloradas, teve hora que cheguei ver sair faísca de meu pobre e velho computador. Mas democracia é assim mesmo( triste de nós sem ela) cada um podendo expressar sua opinião e vamos agradecer ao nosso amigo Roberto por manter este espaço tão democrático ( mesmo sendo petista rsrsrsrsrsr.) Agora de uma coisa não podemos negar, houve muita idolatrização (nem sei ao certo se existe essa palavra) em cima do Eike Batista. Um cara que ganhou toda a sua fortuna no período em que seu pai foi presidente da Vale do Rio Doce, quando esta era uma estatal que só dava prejuízo e tinha informações privilegiadas sobre locais onde havia áreas a ser exploradas ou quando o mesmo foi ministro das minas e energia durante a ditadura.
Só posso dizer que as coisas pelo lado do Sr. X andam tão feias, que até o Cabral mandou o TCE inventar um pedido de vista sobre a licitação que foi lançada para a construção da ponte que ligaria SJB a SFI( que devido o novo projeto não mais sairá em São Francisco e sim em Campos). Com toda certeza ele só dará ordem para o TCE liberar a licitação, quando tiver certeza que o Porto do Açú não será mais um dos muitos elefantes brancos que existe neste Brasil afora. Com a desculpa, de que servirá uma ponte para ligar o nada a lugar nenhum? Pois é assim que esse indivíduo se dirige a nós pobres cidadãos interioranos. Quanto a nós, temos que torcer sim, para que a Dona Dilma E o Sr Lula metam o bedelho e deem ordem para que a petrobrás e BNDS invistam no porto, é claro, tendo participação acionária, para que não seja a fundo perdido( tô falando alguma besteira ?). Bem, vamos aguardar e torcer.

Anônimo disse...

Quando o PT chegar ao poder, esses porcos capitalistas vão ter o que merecem!

douglas da mata disse...

Bom, seu fosse só eu a considerar o presidente Lula o maior estadista da história do país, e um dos maiores da história mundial, não haveria nada demais, afinal, esta é minha opinião.

Mas não se trata só da minha opinião de simpatizante, mas do reconhecimento de todos os fóruns internacionais, das revistas especializadas em política exterior, dos analistas, até de veículos conservadores, e claro: da opinião de 80% do povo brasileiro, que afinal, é o que conta!

Estranho é quem achava que a eikelândia era de verdade, pretender questionar a opinião de alguém.

Eu e o Eremildo somos idiotas..."ixperto" mesmo é o comentarista.

Como alguém já disse, com um oposição destas, vamos ficar no poder por 40 anos!

Não vamos incomodar estes beócios enquanto se atrapalham, rsrs.

Anônimo disse...

Coitado do Douglas, deve ter muita inveja de quem ganha mais que ele. Afinal, quanto ganha um PM? Há pouco tempo estavam querendo fazer greve e o Estado desceu a porrada em todos eles. Concordo com o amigo que disse que quem não tem competência tem mesmo que estudar e ser servidor público. Será que o Douglas gosta da educação pública das escolas do Brasil? Será que ele gosta da Saúde? Aposto que não. Imagina você trabalhar com tudo de pior que o serviço público pode oferecer, tudo sucateado e ver seu vizinho que trabalha numa multinacional andar com carro de luxo, morar em uma casa muito melhor, ter um bônus anual no fim do ano, ter acesso aos melhores serviços de saúde privados, viajar de avião para fazer uma simples reunião em SP, RJ, BH, etc... enquanto o mísero servidor público não tem nem um celular que é pago pela empresa (Estado)? Pura inveja. Escolha dele também. Por outro lado o Eike é um grande pilantra também, ninguém nega isso. Mas o Porto é uma oportunidade de Campos deixar de viver na merda do serviço público, que ninguém quer.

Jonas Felipe

douglas da mata disse...

Jonas Felipe, o que posso dizer, além de repetir, és um idiota!

Para começar, sou inspetor de polícia (Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro), o que não diferencia muito dos colegas da PM, a não ser o fato de que para nosso concurso exige-se terceiro grau completo.

Bom, sua visão sobre serviço público e privado nem merece resposta.

A idealização que serviços privados são mais eficientes não resiste a meia hora de passeio pela cidade, ou dois minutos de análise do ranking de reclamações das principais agências reguladoras, ou os dados das ações da Justiça e órgãos de defesa do consumidor.

Só um idiota pode imaginar que alguém possa pautar a vida por princípios de tentem dar valor as pessoas por seus pertences.
Esta é uma visão pobre e mesquinha de mundo, que nem quero comentar!

Quanto custa, então, uma noite com sua esposa?

Eu tenho juntado algum, será que tem jogo?

Outro descalabro é imaginar que o "paraíso privado" não seja resultado de uma brutal concentração e injustiça social, ou seja, para que exista uns poucos dementes se locupletando de alguns mimos e luxos, há uma legião de trabalhadores suando a camisa lá embaixo, e que não são servidores públicos.

Alguém precisa dizer ao cretino e sacripanta do Felipe que o porto só existirá porque muito dinheiro público foi enterrado ali, e muito dinheiro público (e serviço público) será enterrado para suportar a violência, a especulação imobiliária e desordem urbana que se instalará como resultado do empreendimento.

Na hora que alguém estiver em cima de sua mãe, da sua mulherzinha ou se sua filha, estuprando-as, ligue para um serviço de segurança privada e peça para que eles investiguem, processem e condenem o acusado!

Idiota...este deve ser do tipo masoquista, que vem aqui só para levar a chinelada!

Anônimo disse...

Da Mata comemora o fato de que, com a oposição atual, o PT irá governar por mais 40 anos.
Alguem pode avisar ele que os problemas do porto do Açú acontecem durante a gestão Dilma, que sucedeu à gestão Lula? E que o porto está instalado num estado governado pelo partido do aliado, que o Pt escolheu como parceiro para realizar a revolução anticapitalista?

Anônimo disse...

Já foi dito aqui. Não se precupem. O porto do açu vai se concretizar. O maior lobista do Brasil, o apedeuta Lula, já determinou. A Petrossauro e o BNDES vão garantir.
Eremildo, calma, não perca as estribeiras. Pare de xingar os outros para tentar ter razão. O litle idiot é voce, que acha o Lula um estadista

Dantas disse...

Por 5 minutos eu até fiquei com pena do lastimavel Da Mata, o Jonas pegou um pouco pesado...até é claro ver a resposta dele. Novamente tentando se gabar de passar em uma prova (eu não sou PM!! Sou PC!! Precisa ter 3o. grau pra passar!!) Ok, só esquece que essa regra de 3o. grau só passou a valer no penultimo concurso...mas ok, verdade nunca é o ponto forte dessa turma stalinista bolivariana.

Depois, é claro, mostrando o que ele deseja aos que não concordam com seu pensamento: estupros de mães, proposta de cafetinagem etc, ah, detalhe, se isso ocorrer ele realmente não vai ligar pra segurança privada. Vai ligar pra PM, então essa não colou.
Na mente doentia deste ser as pessoas só não viram servidores publicos porque querem dinheiro, e que fazem qualquer coisa por isso...lamentavel...culpa do capitalismo selvagem. No fundo é um fofo existencial, que acha mesmo que se não fosse o capitalismo o ser humano seria super legal, andariamos de mãos dadas, cantariamos mantras o dia todo, etc.

O Jonas pode ter pegado pesado, mas tem um pouco de fundo de razão. Muitos (não todos, nem a maioria) dos raivosos são incompetentes de vida, e tem invejinha dos que não acreditaram que uma prova separa ser bom em algo. Como ja dito, cada um faz suas escolhas, uns querem ser servidores por opção, e sabem o que vem junto, e aceitam; Outros não, querem algo diferente. Os dois modelos são diferentes, mas nem por isso pior ou melhor, cada um decide o melhor. As pessoas que escolhem ser empreendedoras ou trabalhar para empresas privadas fazem isto por diversos motivos, e sim, ganhar mais também está no pacote. Nem por isso vão querer virar cafetões da propria mulher. Esse modo de pensar só mostra o quão desenvolvido é seu pensamento.

Agora, que muitos escolheram por falta de opção e agora ficam com raivinha como bem definiu o Jonas...ah, isso tem muito.

E pode me chamar de "Anta" a vontade. Depois de ler todos esses comentários super sensatos (E vindos de um servidor publico! Ser superior que passou em uma prova!), ser chamado de "anta" por um ser que parece ter vindo direto da revolução russa é um prazer.

PS: Quando vc me perguntou sobre as açoes da OSX, estão muito bem, obrigado. O dia que voce tiver possibilidade de operar via home broker podemos conversar.

http://www.infomoney.com.br/osxbrasil/noticia/2791656/eike-inicia-resgate-sua-credibilidade-com-plano-para-osx-acao

Anônimo disse...

Bem, se o indice de resolução de estupros for igual ao de resolução de homicídios (apenas 15%) não da muita vontade de ter uma policia gerida pelo estado. Mas da para entender como Da Mata é inspetor de polícia...

Anônimo disse...

O Eremildo fica com uma lupa na mão mas não consegue enxergar nada. Ahahahahahahah!!

Anônimo disse...

O cara quando não tem argumentos sólidos só tem uma saída: descer o nível do debate e xingar os outros como uma criancinha mimada cheia de merda na fralda. Talvez seja reflexo de algum trauma infantil para que ele seja assim. Para concluir, quer dizer que o "Porco Fardado" se gaba de ter "terceiro grau completo"? Faça me rir. Qualquer idiota tem um diplominha de graduação. Alguns idiotas já tem até mestrado. O que é mais risível num cidadão dessa espécie é ele ser um "porco fardado", mão direita da repressão do Estado Capitalista que serve aos interesses mais podres em pról da corrupção (veja a classe dele de porcos fardados concursados) e vir aqui posar cidadão exemplar. Lembre-se que a própria polícia ia para o Porto do Açu fazer segurança de Eike a mando de Cabral. O Porto tem mil problemas, Eike é pilantra e qualquer obra vai f***er com meio mundo para que seja concretizada (meio ambiente, moradias, etc) em pról de algo maior. Não concordo que tenha dinheiro público "enterrado" ali no Porto, mas nem a sua choradeira nem a de ninguém vai fazer isso mudar. Se vai pintar emprego para pessoas qualificadas como eu e outros mais, ótimo, se não vai pra você, deixa que outros se dêem bem e fique na sua. No máximo faça um debate decente e saudável como é feito aqui pelo Roberto Moraes ou se aposente mais uma vez da blogosfera.

Jonas Felipe

douglas da mata disse...

Uau, então agora o gênio das 03:14PM vai querer nos convencer que os problemas do porto são inerentes a gestão de Lula e Dilma?

Roberto, que tipo de gente é esta?

Quanto ao midiota das 07:36, fique tranquilo, eu não perco as estribeiras tratando os idiotas (tais quais você) como merecem...para mim é pura diversão!

E pelo número de comentários, vocês adoram levar as chineladas, um tipo estranho de masoquismo, rsrs.

Quanto ao julgamento sobre Lula, fico feliz de saber que minha "burrice" está muito bem acompanhada, pelas maiores Universidades, fóruns, veículos especializados em política exterior, etc.

Já você e sua "inteligença" está em "ótima companhia", do tipo jabour, azevedos, bonners, ali kamel e outros débeis mentais que detêm algum espaço apenas por replicar e produzir este tipo de senso comum enfiado goela abaixo de midiotas como você!

O próximo....

Dantas disse...

Espero dessa vez não ser censurado:

Por 5 minutos eu até fiquei com pena do lastimavel Da Mata, o Jonas pegou um pouco pesado...até é claro ver a resposta dele! Novamente além das ofensas pessoais (proposta de cafetinagem??) tenta se gabar de passar em uma prova (eu não sou PM!! Sou PC!! Precisa ter 3o. grau pra passar!!) Ok, só esquece que essa regra de 3o. grau só passou a valer no penultimo concurso...mas ok, verdade nunca é o ponto forte dessa turma stalinista.

Na mente doentia deste ser as pessoas só não viram servidores publicos porque querem dinheiro, e que fazem qualquer coisa por isso...lamentavel...culpa do capitalismo selvagem. No fundo é um fofo existencial, que acha mesmo que se não fosse o capitalismo o ser humano seria super legal, andariamos de mãos dadas, cantariamos mantras o dia todo, etc. Interessante: diz que o Açu é atolado de dinheiro publico e blablabla, mas quando o Post é sobre o Suape,quem tem os mesmo problemas, ele não diz nada; Defende Lula como maior estadista do universo, mas fala mal do Eike (que foi com o Lula de jatinho ao açu, rs). Lógica pelo visto não é um dom que ele tem.

O Jonas pode ter pegado pesado, mas tem um pouco de razão. Muitos (não todos, nem a maioria) dos raivosos são incompetentes de vida, e tem invejinha dos que não acreditaram que uma prova separa ser bom em algo. Como ja dito, cada um faz suas escolhas, uns querem ser servidores por opção, e sabem o que vem junto, e aceitam; Outros não, querem algo diferente. Os dois modelos são diferentes, mas nem por isso pior ou melhor, cada um decide o melhor. As pessoas que escolhem ser empreendedoras ou trabalhar para empresas privadas fazem isto por diversos motivos, e sim, ganhar mais também está no pacote. Nem por isso vão querer virar cafetões da propria mulher. Esse modo de pensar só mostra o quão impossível é ter um debate sem ofensas com este individuo.

Agora, que muitos escolheram por falta de opção e agora ficam com raivinha como bem definiu o Jonas...ah, isso tem muito.

E pode me chamar de "Anta" a vontade. Depois de ler todos esses comentários super sensatos (E vindos de um servidor publico! Ser superior que passou em uma prova!), ser chamado de "anta" por um ser que parece ter vindo direto da revolução russa é um prazer.

PS: Quando vc me perguntou sobre as açoes da OSX, estão muito bem, obrigado. O dia que voce tiver possibilidade de operar via home broker podemos conversar.

http://www.infomoney.com.br/osxbrasil/noticia/2791656/eike-inicia-resgate-sua-credibilidade-com-plano-para-osx-acao

Douglas da Mata disse...

Ui, que mêda, o Jonas Felipe ficou nervosinho.

Vejam o "nível" do debate proposto por ele, nas suas próprias palavras, ou pior, grunhidos:

"(...)Coitado do Douglas, deve ter muita inveja de quem ganha mais que ele. Afinal, quanto ganha um PM? Há pouco tempo estavam querendo fazer greve e o Estado desceu a porrada em todos eles. Concordo com o amigo que disse que quem não tem competência tem mesmo que estudar e ser servidor público. (...)".

Bom, só na cabeça do Josias, o beócio, para que estudo e concorrência para ascender a um cargo disputado por outros milhares de pessoas, regidas por um edital que equipara as chances, pode ser considerado um símbolo de fracasso profissional, enquanto idiotas como eles vivem de abanar "o rabinho" para chefes e patrões, recebendo migalhas que cultuam como signo de "valorização profissional", mas que a bem da verdade, todo gerente de RH sabe, não passa de: "meu filho, fica quieto aí, obedeça e não pense!"

Mas eu não sei bem porque o interesse do Josias, o néscio, que despreza o ensino superior (a até mestrado), se voltou contra este crítico, porém não nos trouxe nada de novo ao que já sabíamos e ele confessa aqui, de novo, com os grunhidos dele:

"(...)Eike é pilantra e qualquer obra vai f***er com meio mundo para que seja concretizada (meio ambiente, moradias, etc) em pról de algo maior. Não concordo que tenha dinheiro público "enterrado" ali no Porto, mas nem a sua choradeira nem a de ninguém vai fazer isso mudar. Se vai pintar emprego para pessoas qualificadas como eu e outros mais, ótimo(...)"

Ou seja, se der algum dinheiro para ele e para seus cúmplices, de que importa o que acontecerá com todo mundo!

"Algo maior"?! Santo deus, é um completo débil mental!

Maior para quem????? Para cinco ou dez mil pessoas em uma região de 600 mil????

Eu acho que o Josias, o sacripanta, deveria tentar algo no ramo de entretenimento, naquela profissão mais antiga do mundo, que vocês sabem qual é, porque o menino é capaz de tudo por algum dinheirinho!

E pelo jeito que defende o TUDO POR DINHEIRO ou ele é parente do Sílvio Santos, ou 'tá desesperado!

rsrsrsr.....


PS: Josias, pobre criança, em todos os comentários deste e em outros blogs, há críticas sobre o aparelhamento da polícia, e de outros setores do serviço e de recursos públicos na instalação do Porto.
Mais uma vez, não trazes nada de novo!
Isto, ao contrário de me diminuir só mostra a importância da liberdade de pensamento no meio do serviço público, possibilidade remotíssima nos meio do setor privado, que traz vocês nas coleiras...Se reclamar ou pensar: RUA!!!!

Tomara que quando alguém estiver com um revólver na sua boca, para te levar estes trocados que você ganhou dos patróns, os policiais não estejam ocupados fazendo a segurança destes.

Um idiota, um total e completo idiota.

Anônimo disse...

A policia civil do RJ resolve apenas 15% dos casos de homicídios. Essa é a qualidade do funcionalismo público que se gaba de ter feito um concurso, que se acha melhor do que a iniciativa privada, e é aquela que Da Mata faz parte.

-publique desta vez Roberto.

Roberto Moraes disse...

Informo ao Dantas e demais comentaristas que todos os comentários desta nota foram liberados.

As insinuações de censura não procedem.

Quem acompanha o blog já sabe que na última semana o blogueiro esteve envolvido em atividades intensas fora do estado com acesso mais restrito à internet, o que gerou menor quantidade de notas e leitura superficiais dos comentários que na maioria das vezes demorou a ser liberado pelos compromissos.

A insinuação cheira a falta de argumentação que aliás, acho que andou, em alguns momentos, rareando aqui.

O blog repete pela milésima vez que não é neutro. Tem posição e expõe aqui, como faz em seus quase nove anos.

Uma das razões de sua manutenção é o interesse no debate, porque ele pode reforçar posições e argumentos ou permitir reformulação em todo ou em parte.

O que até hoje não compreendi é que chega num ponto, em que as divergências são claras e evidentes, seja de natureza administrativa, política e/ou ideológica, em que a argumentação é insuficiente para enriquecer o debate, sem mais intenção de sustentar posições, daí em diante a discussão me parece infrutífera, até inútil.

Aqui não haverá árbitros para sentença final, sendo assim não haverá vencedores e nem vencidos. Isto deveria avançar para outro tópico.

O tema da nota tem sido frequente por aqui, a ponto do blogueiro receber questionamentos sobre a majoritária preferência nas notas nos últimos dias (meses).

Porém, isto mostra o recorte que o blog ou qualquer mídia, corporativa ou alternativa faz, em suas escolhas de edição, postagem e comentários.

A tentativa de pautar o blog e seus comentários não vai funcionar, embora, seja sempre sensível e disposto a ouvir, publicar e estimular o debate, repito, razão de ser do blog.

Sobre o tema em si da nota, a defesa intransigente do liberalismo econômico é uma posição política e ideológica. Antiga e conhecida, desde Adam Smith aos dias atuais.

Considero que a humanidade avançou, mesmo que lentamente, na direção de estados como do "Bem-estar" em que direitos dos trabalhadores e cidadãos deixam de ser negociados para se transformarem em direito.

Nesta linha o Estado passa a ser regulador.

O que vemos no presente é o tamanho e o questionamento da regulação.

Acabo de chegar de um evento sobre Planejamento e Políticas Públicas Regionais e para as cidades, em que mesmo com posições bem divergentes sobre a forma que deve se dar esta regulação sobre o capital, há praticamente uma unanimidade de que o Estado é o principal agente do desenvolvimento não apenas social, mas, principalmente econômico.

Sem o Estado não há economia agindo sobre o território.

O que se discute é como evitar a preponderância permanente sobre as políticas públicas, sem que o social, o ambiental esteja presente, para além dos projetos e sim sobre a realidade.

É disto que foi tratado na nota.

...
continua

Roberto Moraes disse...

...

continuando...

O Dantas e alguns outros defendem o liberalismo total e radical sobre o Estado. Enquanto isto o Douglas, e mais outros trazem à tona, como também faz este blog, a necessidade dos interesses dos moradores (comunidade) e trabalhadores não serem mero detalhes entre a aplicação do capital financeiro sobre território físico.

Em meio a posições tão díspares, é bom que o conflito de ideias sejam expostas, mas desnecessárias e mal visto, o abandono do argumento para entrar no questionamento da vida profissional ou pessoal de quem quer que seja.

Aqui só um é conhecido dos demais, o que torna o debate ainda mais sem sentido.

Pior ainda é querer também mandar no blog e no blogueiro.

Isto reflete também uma ideologia, mesmo que não saibamos de quem se trata, a não ser a quem serve, em nossa sociedade movida por interesses e por isto regulada por quem escolhemos através do voto (por maioria) para conduzir o Estado, em nosso nome.

É sobre o que o Estado deve fazer e como agir que discutimos tentando iluminar as alternativas em defesa do coletivo, mesmo que alguns acreditem na meritocracia e no positivismo dos melhores e mais ricos, sobre os piores e pobres, tido como problemas para a humanidade de uns poucos.

Longe de mim querer esgotar o assunto, mas, sigamos para outros temas, embora o blog repita que sua defesa seja do coletivo e do público.

Aqueles que possuem interesses exclusivos e particulares de ganhos, eu garanto que há na grande rede (internet) ambientes mais propícios do que este blog.

Se a intenção for o debate sobre a participação dos setores privados na vida em sociedade, mas com interesse de discussão das políticas públicas, o blog continua aberto ao debate.

Sds.

Anônimo disse...

Mandou bem Roberto. Graças ao Porco Fardado do Douglas (kkkkk), que não sabe debater de forma inteligente, fica falando besteira dizendo que na hora que o bicho pegar vamos ter que chamar a Polícia cretina e corrupta do nosso Estado para nos defender. Eu teria no mínimo vergonha de levantar esta bandeira, visto que a classe é mais suja que pau de galinheiro. O cara vem aqui falar outra asneira, dizer que o servidor público tem liberdade de PENSAR e os trabalhadores privados não. Douglas, porquinho, faz greve pra ver a coronhada na cara que você vai levar do Estado... faz...rs Fico imaginando a quantidade de pensadores que tem no Ferreira Machado, HGG, nas escolas públicas do Ensino Médio da nossa cidade e país... Porquinho, vamos encerrar esse debate que você fez tanta questão de levar para as ofensas? Como não sou rancoroso te dou 2 dicas: A primeira, procure um analista e resolva sua inveja (inveja do pênis?) e a segunda: Leia Animal Farm de novo, você não deve ter entendido muito bem...se é que já leu. Existem outras ideias hoje em dia acima da merda do capitalismo e acima das ideias tortas do socialismo/comunismo. Não vou te dar essa resposta de bandeja, mas procure se informar. "Porcos Fardados seus dias estão contados..."

Jonas Felipe

douglas da mata disse...

O "jênio" jonas pressupõe uma polícia corrupta em uma sociedade "honestíssima"...Acha possível existir corrompidos sem corruptores...uau, e depois eu é que sou "porco", e aí eu pergunto, quem se mistura com os porcos o que é?

É a mesma lógica em relação ao capital privado(cheio de virtudes) enquanto o setor público é um antro de ineficiência...rsrsr...pobre idiota, não sabe ele que esta "ineficiência" é seletiva, e só existe para aumentar o fosso social provocado pela acumulação de capital!

A parte das ofensas sobre o senso crítico das categorias que trabalham do setor público (HFM, e HGG) dá-nos uma dimensão exata do tipo de interlocutor que se apresenta ao debate.

Por isto confesso que eu não deixo de me divertir quando vejo alguns destes ex-executivos e outros ex-empregados "de sucesso" vasculhando as lixeiras da Espanha, que foram até trancadas pela prefeitura de Barcelona!

Nem todos merecem nosso desprezo, mas uma parte deles, com certeza...

Em relação as dicas eu só posso imaginar que em relação a primeira, trata-se de uma auto-referência, tamanha é sua certeza no "diagnóstico", ou seja, julgando os outros por si.

Já no segundo caso, infelizmente, não há em você a menor condição de debate sobre alternativas ao capitalismo e ao socialismo, muito menos dentro de uma perspectiva de um livro datado, que surgiu motivado a criticar a estupidez da guerra fria, e dos regimes totalitários do socialismo real.

Como deveria saber, não sou depositário destas ideias, uma vez que o partido ao qual sou filiado surge, justamente, em 1980, NO BRASIL, como antítese as ditaduras socialistas que existiam.

...............................

Ao "anta":

Defender a condição de estadista de Lula não o exime de cometer erros...o senhor X foi um deles, e em todos os debates deixamos claro isto aqui.

Não conheço a realidade do Porto SUAPE em Pernambuco, mas se tem os mesmos problemas, qual o problema em criticá-los?

Não vejo nenhum.

Suas considerações sobre a diferença entre servidores públicos e empregados privados é lastimável.

Não questiono escolhas, mas questiono a função, a importância e o grau de dificuldade em se obter um e outro emprego.

Enquanto o emprego privado obedece a lógica rasa da oferta e demanda, o emprego público exige uma qualificação (concurso) além da condição específica para o cargo (escolaridade), isto sem mencionar o conjunto de obrigações e deveres peculiares ao servidor.

Não preciso dizer que o servidor público incorpora-se ao atendimento a TODO público, enquanto o empregado privado limita-se a sua esfera de atuação em determinada cadeia econômica, salvo aqueles que atuam em concessões, que neste caso, também se equiparam a servidores públicos!

Nos rincões mais isolados, o que há é o Estado, enquanto a iniciativa privada nem sempre estará lá com seus serviços.

Mas a "anta" é incapaz de entender esta diferença básica...

................................

Já ao outro idiota:

Meu filho, o índice de resolução dos homicídios é bem mais baixo, algo em torno de 4 a 5%, e é média nacional.

Isto não reflete a incompetência das polícias, mas a eficiência seletiva delas.

Nos crimes de gente importante, a taxa de elucidação sobe a níveis ótimos, como foi o caso da juiza Accioly, onde os acusados foram encontrados e julgados (ao menos parte deles) em menos de 2 anos!

Como eu disse, a ineficiência ou eficiência seletiva é uma escolha da sociedade, que acha normal 50 mil pessoas mortas, desde que sejam pretos, pobres e favelados.

O que não pode é faltar polícia para "proteger" a classe média e as elites, por isto que para cada morte na zona sul, ou na Pelinca, temos outras 300 nas periferias das cidades.

Claro que idiotas como você vão querer "culpar" a polícia, mas eu te digo: a polícia é reflexo cristalino da sociedade na qual está inserida, logo...





Dantas disse...

Professor, primeiro desculpe por achar ter sido censurado; Como eu ja disse antes, seu blog é um local onde as discussões muitas vezes são positivas, outras nem tanto. Em segundo lugar: peço desculpa a todos se me exaltei nos comentarios, se isso ocorreu não foi correto de minha parte.

Terceiro: não sou um liberal como definido, defendo numeros reais que provam sim a boa convivencia de estado e capital privado. Assim como o socialismo, o liberalismo total é uma utopia.

O que revolta e cria toda uma discussão para fora do tema (alguem ainda lembra qual o tema?) é a arrogancia e ofensas de um certo comentarista, que é incapaz de enxergar o obvio e parte para ofender os demais. Acho que os dois lados perderam a razão na discussão.

Alias, sobre o da mata especificamente, acho que é um cara inteligente, que quando fala sobre a politica local de campos, por exemplo, escreve muito bem. Quando tenta argumentar sobre estado x capital privado como inimigos mortais, além de ja está provado que não é verdade, perde a linha ofendendo a todos gratuitamente.

Sobre ser servidor ou não, é uma escolha, ele deveria respeitar aos empreendedores assim como se respeitam aos servidores. Dizer que apenas os servidores são qualificados pq precisam passar em uma prova é ridiculo, afinal, uma pessoa sem qualificação consegue emprego em algum lugar? Nem como servidor tão pouco como profissional do mundo privado. Tudo isso pra tentar provar uma teoria furada...

Uma pena o assunto chegar a esse nivel.

douglas da mata disse...

Claro que consegue, "anta", a não ser que você esteja desempregado!

O debate chegou a este nível pela inclinação permanente do "anta" em tentar empulhar os outros com a versão que imprime aos fatos, sob a falácia de deter números e dados sobre estes supostos fatos.

Não citou NENHUM!

Só um mentecapto diria que liberalismo e socialismo são utopias, no sentido de que são irrealizáveis.

É mais uma tentativa de isolar o debate político, pois se algo é irrealizável, qual o sentido de debater tendo tais "utopias" como premissas?

Como comparar o liberalismo, que é uma inflexão do sistema capitalista, como o socialismo, que é, de acordo com a literatura, a etapa de superação deste sistema capitalista?

Santo deus, se o "anta" estiver empregado, é a prova de que qualquer um pode conseguir um emprego privado!

Liberalismo e socialismo além de significarem modos de produção, ou melhor, organização dos sistemas econômicos de produção de riquezas, são um conjunto de valores e princípios que orientam a disputa política permanente entre estes dois campos.

Mas a "anta" imagina viver em um mundo onde reconhecer este embate ideológico seja um pecado, e que o mercado seja, por exemplo, uma instância neutra, e não a ratificação de um sistema (capitalista).

O "anta" quer manipular o debate, e agora posar de equilibrado, mas coloca palavras em minha boca, como forma de situar minha posição, mas esconder a dele, óbvio, porque os "antas" detestam ser nominados como tais: direitistas, conservadores, liberais fundamentalistas, embora adorem fazer o contrário com seus interlocutores.

Não há outra possibilidade de convivência do capital privado com o Estado que não seja este último subordinando, fiscalizando e em alguns casos substituindo a inciativa privada onde ela se mostra incapaz de atender ao interesse público para além de sua inclinação ao lucro.

Toda vez, eu digo, TODA VEZ que a sociedade acreditou na conversa mole de parceira entre setor público e privado, o que ocorreu foi lucro privado e prejuízo social!

"anta", desprezo cada elogio sobre minha capacidade de elaborar textos, e sua opinião positiva é, para mim, signo de vergonha...tenho que urgentemente mudar o estilo.

Acerca de você, não há elogio possível: seus argumentos são pobres, sua causa é ruim!

Anônimo disse...

Há censura neste blog sim!

O blogueiro protege o Douglas, para evitar expô-lo ao ridículo.

Neste post mesmo mensagens minhas não foram publicadas, por que?

Porque desmascara o Douglas com seus interesses petistas e envolvendo o Lula.

O blogueiro pulica os xingamentos que o Douglas faz. Mas não publica os revides que ele leva.

Não se esqueçam. O blogueiro é Petista e funcionário público também. E tem seus interesses particulares com o PT no poder.

Como foi mesmo que o Lula perdeu o dedinho mindinho da mão esquerda?

Roberto Moraes disse...

Sobre o último comentário das 08:59,

Por que haveria de deixar publicar um comentário que só evidencia o que vem aqui sendo dito de pré-conceito e de visão torpe e individualista da realidade?

Este tipo de comentário evidencia uma posição fascista sim.

Assim foi exposto para mostrar aos demais como no debate se tenta esconder o que efetivamente é.

De agora em diante, sim, o blog, como já fez outras vezes, sem nenhum constrangimento, depois de expor do que se trata, não publicará outros comentários que tente passar esta visão que atenta contra a democracia.

douglas da mata disse...

Roberto, a tática é velha.

Como não conseguem impor a pauta ao blog, agora se dedicam a questionar o credibilidade de quem publica o blog, como forma de estender a desqualificação deste comentarista ao espaço onde debatemos.

Como se em algum momento, resguardadas as diferenças de estilo, não estivessem este comentarista e o blog em convergência sobre o tema.

Como sempre, tentaram isolar a parte mais ruidosa (meus comentários) para direcioná-lo a uma suposta "neutralidade".

Perderam o monopólio do controle da informação, e querem retomá-lo à força!

Como eu não em canso de dizer: bando de idiotas!

Anônimo disse...

Um detalhe fundamental que ninguém fala.

A legislação ambiental brasileira pode ser efetivamente cumprida?

Os órgãos encarregados de verificarem o cumprimento da legislação ambiental são competentes e agéis?

O que ocorreu na BR 101, por exemplo.

O trecho entre Rio Bonito e Rio Dourado era para ter sido concluído em três anos da concessão, em 2011.

Só agora o IBAMA liberou a licença. Se passaram cinco anos da concessão e a duplicação não foi feita, as mortes na estrada continuam.

E o complexo do Açu. Os estrangeiros não entendem a enormidade de exigências e a demora em se conceder as licenças. E quando se pensa que está tudo certo, entra MP, Justiça e a coisa emperra por anos.

E nessa demora toda, a tendência é as empresas desistirem dos negócios e parirem para outros países, onde a legislação ambiental não seja tão xiita.

Vejam a obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Por causa de um ninho rãs que foi achado pelo caminho das obras, pararam tudo, por anos, e agora vão ter que construir um viaduto para preservar as espécies anfíbias.

No Brasil é assim. E o desenvolvimento que espere.

E pergunto: na China é assim? Nos EUA é assim? Na Europa é assim? Na Coreia do Sul é assim?

douglas da mata disse...

Eu não saberia responder sobre os marcos regulatórios ambientais de tais países.

Mas com certeza, os modelos de desenvolvimento de cada um, guardadas as diferenças, não privilegiaram o cuidado ambiental.

Prova disto é o esgotamento dos recursos naturais em alguns destes países citados.

E sendo o mundo um sistema interligado, são os locais menos protegidos (mais pobres) que sofrem por conta dos abusos cometidos pelos mais ricos.

Não creio que devamos seguir este mau exemplo.

Se o desenvolvimento não pode se submeter aos prazos e exigências legais de um país soberano, que consagra seus consensos e valores nas leis, regulamento e instituições, então não é digno de ser chamado de desenvolvimento.

Anônimo disse...

Pois é ...

No Brasil, vidas de rãs valem mais do vidas humanas.

Se é para tentar cumprir a legislação ambiental, que o IBAMA, por exemplo, seja competente.Que agilizem o processo.

Afinal, que dificuldade há em se dá licença para uma obra de duplicação? Basicamente é ampliar a via já existente, é alargar uma pista que já existe há anos. Só a incompetência (ou interesses escusos)justificam um atraso de mais de três anos para a liberação da duplicação da BR 101 entre Rio Bonito e Rio Dourado.

Quantas pessoas morreram por causa desse atraso?

Nos países desenvolvidos não existe esse tipo de aberração.